Trabalho Sobre Telhados
Ensaios: Trabalho Sobre Telhados. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Finisher • 13/3/2014 • 2.215 Palavras (9 Páginas) • 382 Visualizações
Introdução
O presente trabalho realizado pelos alunos da Etec Guaianazes, abrange o conceito e os materiais utilizados para a construção de um telhado.Os telhados tem a função de receber as águas da chuva, proporcionar isolamento térmico e proteger de outros acontecimentos atmosféricos.
Composto de telhas inclinadas colocadas de maneira a canalizar as águas para o solo, tem também uma função estética. Quando bem desenhado o telhado invariavelmente embeleza a casa .
1. O que é Telhado?
Entende-se como telhado qualquer cobertura que sirva de proteção. Numa casa, o telhado é a cobertura que fecha, por cima, a casa, evitando a entrada de chuva, sol e vento. Diz-se que a casa tem telhado ou que a casa está coberta por um telhado.
Há também expressões populares do tipo "faço o que me dá na telha" que significa, "faço aquilo que me vem na cabeça".
O telhado pode ser feito com diversos tipos de materiais. Os índios e comunidades do interior fazem o telhado com ramos ou folhas de árvores como o sapé. Nas casas é comum a confecção do telhado com telhas de barro apoiadas sobre uma estrutura de madeira. Nas fábricas é comum a confecção do telhado com telhas onduladas de fibrocimento apoiadas sobre uma estrutura metálica.
Um bom telhado deve oferecer proteção, tais como:
1 - Proteção contra as chuvas;
2 - Proteção contra os ventos;
3 - Proteção contra os raios solares;
4 - Proteções contra gatunos (ladrões);
5 - Proteções térmicas (calor);
6 - Proteções acústicas (barulho).
2. Conceito de Telhado
Segundo a Morfologia das Estruturas (do Grego: Morfo = Forma, e Lógia = Estudo), as coberturas são estruturas que se definem pela forma, observando as características de função e estilo arquitetônico das edificações. As coberturas têm como função principal a proteção das edificações, contra a ação das intempéries, atendendo às funções utilitárias, estéticas e econômicas. Em síntese, as coberturas devem preencher as seguintes condições:
a) funções utilitárias: impermeabilidade, leveza, isolamento térmico e acústico;
b) funções estéticas: forma e aspecto harmônico com a linha arquitetônica, dimensão dos elementos, textura e coloração;
c) funções econômicas: custo da solução adotada, durabilidade e fácil conservação dos elementos.
3. As partes de um telhado
Neste caso, desenvolveu-se a idéia de um telhado convencional de telhas cerâmicas apoiadas sobre uma estrutura de madeira, de modo que veremos apenas os componentes deste tipo de telhado.
Neste exemplo verifica-se o espaçamento entre caibros, ripas e vigas, obedecendo o gabarito para cada telha.
Os caibros são colocados em direção perpendicular às terças, portanto paralela às tesouras.São inclinados, sendo que seu declive determina o caimento do telhado.A bitola do caibro varia com o espaçamento das terças, com o tipo de madeira e da telha.Podemos adotar na prática e utilizando as madeiras citadas anteriormente :
- Terças espaçadas até 2,00m usamos caibros de 5 x 6.
- Quando as terças excederem a 2,00m e não ultrapassarem a 2,50m, usamos caibros de 5×7 (6×8).
Os caibros são colocados com uma distância máxima de 0,50m (eixo a eixo) para que se possa usar ripas comuns de peroba 1×5.
Estes vãos são para as madeiras secas. Caso não se tenha certeza, devemos diminuir ou efetuar novos cálculos
Para a especificação técnica de uma cobertura ideal, o profissional deve observar os fatores do clima (calor, frio, vento, chuva, granizo, neve etc.), que determinam os detalhes das coberturas, conforme as necessidades de cada situação. Entre os detalhes a serem definidos em uma cobertura, deverá ser sempre especificado, o sistema de drenagem das águas pluviais, por meio de elementos de proteção, captação e escoamento, tais como:
a) detalhes inerentes ao projeto arquitetônico: rufos, contra-rufos, calhas, coletores e caneletas;
b) detalhes inerentes ao projeto hidráulico: tubos de queda, caixas de derivação e redes pluviais.
3.1. Tipos de Telhas
Entre os diversos tipos de telhas, as telhas cerâmicas são ainda as mais utilizadas. São oferecidas em uma variedade de formas, que variam quanto ao tipo de encaixe, rendimento por m², inclinação, entre outros fatores, possibilitando assim uma grande variedade de possibilidades arquitetônicas.
Entre as telhas cerâmicas, os tipos de telhas mais comuns são:
Telha Plan
Telha Romana
Telha Portuguesa
Telha Colonial
Telha Americana
Telha Francesa
Telha Paulista
3.2. Telhas de Fibrocimento
A mais completa linha de Telhas de Fibrocimento do mercado. Perfis que atendem desde simples coberturas residenciais até vencimento
...