Trabalho Urbanismo
Trabalho Universitário: Trabalho Urbanismo. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: closesorce • 22/5/2014 • 1.806 Palavras (8 Páginas) • 402 Visualizações
Resumo
O presente trabalho procura mostrar a influência que as reformas de Paris exerceram nas cidades brasileiras. A cidade de Paris foi reconhecida por todas as cidades do mundo devido à sua reforma promovida por Napoleão III e Georges Eugène Haussmann, o barão de Haussmann, que era o prefeito de Paris. Eles queriam uma capital unificada, com avenidas largas, ventiladas, bonitas, saudáveis, com parques e acomodação decente para os menos favorecidos, tornando-se o mais usado modelo na modificação da fisionomia das metrópoles até meados do século XX. Esta era a tendência de todas as grandes capitais européias inseridas na modernidade da qual o Brasil queria fazer parte. Assim sendo, foi imensa sua influência em vários momentos em que se pensou uma reorganização urbana na capital brasileira que estava na efervescência da belle époque, e o estilo de vida parisiense, mais do que uma influência, era uma meta a ser atingida no início do século XX.
Palavras chave: Reforma de Paris, Reforma do Rio de Janeiro, Barão de Haussmann.
SUMÁRIO
Sumário
Resumo 3
1. Introdução 6
2. Reforma de Paris 7
A Reforma Feita por Barão Haussmann 7
Decorrer da Reforma 8
3. Influência da Reforma de Paris nas Cidades Brasileiras 11
A Reforma no Brasil 11
A Reforma no Rio 12
4. Questão do Morro do Castelo 15
A Reforma em Outras Cidades brasileiras 16
Discussão 16
5. Imagens 18
6. Conclusão 24
Referências 25
1. Introdução
Este trabalho tem como objetivo demonstrar a influência das reformas de Paris nas cidades brasileiras. A cidade brasileira escolhida foi o Rio por ter sofrido mais reformas parecidas com as de Paris do que outras cidades. Porém cidades como Belém e Salvador também basearam suas reformas nos moldes das que ocorreram em Paris. Paris não foi pioneira em reformas urbanas, mas a dimensão das suas transformações foi marcante no mundo todo, servindo de referência para vários países na Europa e nas Américas.
A cidade de Paris foi reconhecida por todas as cidades do mundo devido à sua reforma promovida por Napoleão III, que inspirado nas várias cidades que conheceu pelo mundo, queria uma capital unificada, com avenidas largas, ventiladas, bonitas, saudáveis, com parques e acomodação decente para os menos favorecidos, tornando-se o mais usado modelo na modificação da fisionomia das metrópoles até meados do século XX. Esta era a tendência de todas as grandes capitais européias inseridas na modernidade da qual o Brasil queria fazer parte. Assim sendo, foi imensa sua influência em vários momentos em que se pensou uma reorganização urbana na capital brasileira no início do século XX. A modernidade teve um papel importante, a nação ficou no centro das atenções e gerou busca de identificação nacional, e foi inclusive nesta busca de definições de valores nacionais que surgiu o movimento modernista se dispondo a redescobrir o país concentrada sem dúvida na capital federal sendo central nas discussões sobre o futuro do Brasil e refletindo inevitavelmente nas questões urbanísticas do Rio.
2. Reforma de Paris
A cidade de Paris foi reconhecida por todas as cidades do mundo devido à sua reforma promovida por Napoleão III, que, inspirado nas várias cidades que conheceu pelo mundo, queria uma capital unificada, com avenidas largas, ventiladas, bonitas, saudáveis, com parques e acomodação decente para os menos favorecidos, tornando-se o mais usado modelo na modificação da fisionomia das metrópoles até meados do século XX. O plano da cidade foi desenhado e controlado pelo Barão George Haussmann (1809 – 1891). Seguindo os interesses de Napoleão de assegurar a popularidade da capital, e de tornar mais difíceis as futuras revoluções, demoliu todas as edificações e antigas ruas medievais estreitas, dando lugar a artérias largas e retilíneas para o melhor movimento de suas tropas, o foco principal é a melhoria da circulação, o acesso rápido a toda a cidade como visão estratégica, estabelecendo uma imagem geral de modernidade. A grande transformação da cidade ocorre em um terço do tecido da cidade sobre a idéia da grande expansão.
Além do movimento político, Paris passava por transformações econômicas e sociais; logo, era claro perceber que o centro da antiga cidade, assim como as ruas estreitas, eram incapazes de suportar este crescimento. Após essas reformas, Paris passa a ser considerada modelo de modernidade, exercendo influências sobre cidades de todo mundo.
A Reforma Feita por Barão Haussmann
Napoleão III colocou Georges Eugène Haussmann, o barão de Haussmann, como prefeito de Paris. Para Haussmann, “a arquitetura é um problema administrativo” e só deve visar os interesses de Napoleão. A partir daí, é produzido um urbanismo totalmente racionalista visando apenas à técnica e desconsiderando o aspecto histórico. Haussmann conseguiu fazer uma reforma enorme e única, que transformou para sempre os hábitos da população.
O que destacou a reforma de Haussmann das outras reformas já vistas foi sua abordagem total das mudanças a serem feitas e dos problemas a serem sanados. Os diferentes setores que sofriam modificações se conectavam por um plano global de cidade planejada. O projeto não era apenas de embelezar determinadas partes da cidade, mas sim de arrumá-la no seu conjunto rompendo com estas divisões. Esta mudança de imagem envolve também a questão da insalubridade. Para isso são eliminados bairros considerados degradados, as ruas são arborizadas e recebem sistema de iluminação. A antiga cidade medieval, com traçado orgânico e ruas estreitas, é cortada por grandes eixos e contornada por um anel viário. São criadas praças com monumentos que servem como ‘cenário’. São criados vários boullevard e um novo elemento urbano, o carrefour (rotatória). Essas intervenções regularizam o traçado não aproveitando o existente,
...