Trabalho de Perfilamento
Por: RayanneCastro • 24/4/2023 • Trabalho acadêmico • 574 Palavras (3 Páginas) • 40 Visualizações
FACULDADE VOLPE MIELE - FVM
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CRIMINNAL PROFILING – PSICOLOGIA INVESTIGATIVA
Rayanne Cristina dos Santos de Castro
LINHA DE INVESTIGAÇÃO CRIMINAL
RIO DE JANEIRO
2023
LINHA DE INVESTIGAÇÃO CRIMINAL
Rio de Janeiro
2023
- INTRODUÇÃO
Eu, como Psicóloga Jurídica renomada, fui chamada para participar de um caso em que envolve vitimas com óbito, sem suspeitos e sem testemunhas oculares. Meu trabalho será, efetuar uma avaliação técnica para elaborar um laudo de saúde mental e relatório sobre o crime. Baseado não só pela Psicologia, mas também no que iremos ver, nesse caso em especifico, para podermos ter algo para começar a investigação baseado nos vestígios do autor.
Proposta de Investigação
Com base nos dados fornecidos, (dentro do possível) pela Policia Civil. Temos ciência de que não foi somente efetuado o Crime Patrimonial, nessas residências.
Ao analisar as informações coletadas, temos como base às seguintes informações, para seguir uma investigação, sendo elas:
- Os incêndios aconteceram durante à madrugada, por volta dás 03h00;
- Sem testemunha ocular;
- Em todas as casas haviam moradores, sendo: 2 adultos e 2 crianças e
- Segundo o laudo da necropsia, nenhuma vítima apresentava sinais de terem inalado monóxido de carbono.
Com embasamento nessas informações, traçaremos inicialmente a seguinte linha de investigação sugestiva:
- Procurar saber se as vítimas, tiveram alguma desavença recentemente com algum conhecido, familiar ou outrem;
- Procurar saber se as vitimas tinham envolvimento ou ligações com algo ou alguém, que tenha envolvimento com coisas ilícitas;
- Solicitar uma perícia minuciosa em aparelhos eletrônicos pessoais, afim de encontrar algo que tenha motivado tais ações negativas contra si;
- Interrogar pessoas próximas e vizinhos.
Tendo essas informações inicialmente, podemos seguir para os métodos investigativos, mais afundo.
METODO
Com essas informações iniciais, será de grande ajuda nessa investigação, visto que não há testemunhas oculares. De repente com sorte, podemos achar alguma testemunha referencial ou referida. O que ajudará bastante durante esse processo.
Diante de êxitos (por mínimo que seja) nessa linha de investigação citada no primeiro tópico, podemos aplicar o método de perfilamento criminal.
Usaremos o Perfilamento Criminal, para podermos traçar um perfil inicial, para o criminoso em questão. Já sabemos que tudo foi friamente calculado pelo mesmo, visto que a necropsia apontou que nenhuma das vítimas, vieram á óbito por inalação de monóxido de carbono (inalação de fumaça). Dito isto, sabemos que primeiro ocorreu uma invasão, homicídios e incêndio intencional. Podemos perceber que o criminoso, premeditou todo o método que executou. Ele sabia quais casas invadir, quantas pessoas teriam na casa e a faixa etária de casa residente. Não foram alvos aleatórios!
...