Trabalho de Sociológica
Por: Thiago Vecchi • 20/9/2016 • Dissertação • 607 Palavras (3 Páginas) • 197 Visualizações
1. Vamos começar falando sobre a sobre a Revolução Neolítica, ela se iniciou a partir de 8000 a.C aproximadamente graças às novas técnicas desenvolvidas por bandos paleolíticos sobre o cultivo e armazenamento de alimento, começaram então a se estabelecer nas terras formando aldeias, com esta Revolução vemos uma transição do nomadismo ao sedentarismo, as pessoas passam a ser produtores e deixam de ser predadores. A abundância de alimentos fez com que acontecesse um aumento rápido da população.
Depois desta primeira fase passamos para a Revolução Industrial, à milênios já haviam ocorridos progressos ao redor do mundo, mas mesmo assim a maioria da população era do campo, então máquinas movidas a energias naturais foram inventadas para ajudar o homem a realizar suas atividades, como o carro o moinho e o barco. E então passamos pelas três partes da revolução industrial, a primeira basicamente é marcada pela energia a vapor, do ferro para os equipamentos, do carvão como combustível, e aplicação prioritária no setor têxtil. A segunda contou com novas invenções das quais se destacam a siderurgia do aço, os motores elétricos e à explosão, e os combustíveis derivados do petróleo. E a última, a terceira revolução industrial tornou-se ainda mais rápida, criando a energia nuclear, eólica, solar dentre muitas outras.
Por último temos a Revolução Técnico-científica e Informacional, suas principais características tem a ver com o processo de inovações no campo da informática e suas aplicações aos campos da produção e do consumo. Este processo ocorreu a partir do fim dos blocos socialistas, solidificou-se ainda mais o capitalismo financeiro e a economia de mercado, que se integraram mundialmente naquilo que a mídia denominou de Globalização. A Revolução Técnico-científica Informacional é, sem dúvidas, o grande motor da Globalização na atualidade, ela não só modificou os meios de produção, mas mudou também o espaço geográfico e as relações entre as pessoas.
2. Foi durante a Segunda Revolução Industrial, que a indústria passou por um importante processo de transformação. Na época, já havia se difundido a utilização de novas formas energéticas baseadas no petróleo e na eletricidade entre outras formas. E com a necessidade das empresas de melhorarem o lucro, surgem novas formas de produção, o que são chamados de modelos produtivos, onde os principais modelos são o fordismo e o taylorismo. Esses modelos tem a finalidade de melhorar a produção.
3. O toyotismo e Revolução Técnico-científica estão diretamente relacionadas, pois o toyotismo necessitava de avançado sistema tecnológico nos meios de transporte e comunicação, algo impensável nos tempos em que o fordismo havia sido idealizado, e foi possível graças a inovações no campo da informática e suas aplicações nos campos da produção e do consumo desta 3° revolução.
4. Podemos dizer que estereótipos são o conjunto de generalizações que são feitas sobre características de pessoas ou sobre grupos da sociedade. Ele é formado a partir de traços externos ou aparentes. Pode ser chamado também de preconceito. Estereótipos são adquiridos a partir da infância, geralmente influenciado por amigos, família, professores e mídia. Dentre os estereótipos podemos encontrar: o de gênero, que são direcionados para mulheres
...