Trabalho familiar e social
Projeto de pesquisa: Trabalho familiar e social. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: adrifofa • 14/9/2014 • Projeto de pesquisa • 427 Palavras (2 Páginas) • 331 Visualizações
INTRODUÇÃO
Neste trabalho abordaremos a família como objeto de intervenção do assistente social, colocaremos as mais diversas áreas de atuação e seu público alvo que na maioria das vezes são os indivíduos que compõem famílias de baixa renda e muitas vezes a estrutura familiar desorganizada, ou com os direitos sociais violados. Sendo assim é fundamental a intervenção do assistente social na articulação com a rede, na garantia dos direitos sociais destes indivíduos.
A Família e o Serviço Social
Podemos dizer que a família é campo de proteção social.
Segundo MIOTO a idéia da proposta da família reside na afirmação da tradição em que existem duas formas naturais para satisfazer as necessidades dos indivíduos: a família e o mercado. E é somente quando um desses falha é que pode haver interferência pública, mas de uma maneira transitória.
O fracasso de uma família pode-se dizer que é a incapacidade de gerir e desenvolverem estratégias de sobrevivência e assim, se tornam incapazes de aprenderem a cumprir algumas obrigações familiares (MARTIN, 1995; MIOTO, 2004). A organização e articulação de redes é fundamental para atenuar as necessidades das famílias e poder assim garantir uma melhor estrutura de proteção. Mas para que isso seja possível, necessitamos de uma organização que seja bem estruturada para assim facilitar o acesso das famílias e seus usuários aos direitos sociais.
O objetivo principal do assistente social é garantir direitos sociais as famílias, o bem estar coletivo e a integração do individuo na sociedade. Em sua atuação o assistente social busca estar sempre orientando, planejando e promovendo uma vida mais saudável, em todos os sentidos. Em uma comunidade ele atua incentivando a tomada de consciência dos integrantes.
No setor público o assistente social desenvolve campanhas de saúde, educação, recreação. Em grandes empresas seu papel pode ser o de prestar assessoria na área de recursos humanos. Agora em abrigos a menores e em penitenciaria, eles desenvolvem um trabalho de reintegração social, pois a idéia é reduzir o sentimento de exclusão social sendo necessário para que possam ter conhecimento, compreensão, comportamento e atitudes sociais cujas quais perdurem além da prisão, permitindo ao apenado o acesso ao emprego e, sobretudo, que proporcionem mudança de valores, pautados em princípios éticos e morais.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A família sempre será o objeto de maior importância para intervenção junto ao profissional de Serviço Social. Por isso o assistente social busca sempre uma grande articulação junto às redes sociais, na busca da garantia dos direitos sociais dos indivíduos que fazem parte da família.
...