Trabalho godoy
Por: oliveiirajulia • 22/10/2016 • Trabalho acadêmico • 438 Palavras (2 Páginas) • 224 Visualizações
Este trabalho tem como objetivo uma pesquisa sobre o método Godoy de drenagem linfática, para o melhor entendimento da técnica, bem como sua aplicação, método, posicionamento e manobras.
A técnica consiste em um deslizamento sobre as vias linfáticas com o uso de bastonetes, questionando a utilização dos movimentos circulares que eram preconizados pela técnica convencional.
Seguindo as leis da hidrodinâmica, para o deslocamento dos fluidos, deve-se empregar uma diferença de pressão entre as determinadas regiões que contém esse fluido (linfa).
As compressões externas promovem um diferencial de pressão entre as extremidades que provoca o deslocamento do fluido, como resultado da redução da pressão no interior do vaso. Ocasionando a entrada facilitada de novo conteúdo por diferente pressão.
Os cuidados necessários realizados nessa técnica são:
- Drenagem no sentido do fluxo no trajeto dos principais coletores
- Iniciar da região proximal para a distal do sistema linfático
- A velocidade lenta é apropriada para evitar assim a lesão do vaso
Godoy desenvolveu também a ideia de uma drenagem auto-aplicável como demonstrado nas figuras abaixo:
[pic 1]
[pic 2]
Outro conceito que surgiu, com a técnica de Godoy é que impossível desbloquear manualmente um linfonodo obstruído Estudo dinâmico com linfocintilografia mostra que a linfa passa através dos linfonodos com velocidade muito reduzida em relação ao que ela pode deslocar nos coletores linfáticos. Portanto, a função de “filtro” dos linfonodos limita a velocidade da linfa neste trajeto do sistema e qualquer força que se exerça para vencer poderá lesar o sistema, ou seja devemos obedecer a capacidade de filtração dos linfonodos, controlando a velocidade e pressão exercida na drenagem. Além de que movimentos circulares podem em determinado sentido ir contra a corrente, caso a barreira seja forçada, existe grande possibilidade de estamos lesando os linfonodos.
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
A técnica de Godoy consiste na utilização de roletes que seguem o sentido de fluxo dos vasos linfáticos. Além dos roletes, a técnica pode fazer uso das mãos ou de outro instrumento adequado,
como roletes com constituição material leve e macia, que permitam a realização da drenagem linfática seguindo o sentido dos vasos.
A técnica de Godoy valoriza também o estímulo na região cervical como parte importante da abordagem desses pacientes.Apenas esse estímulo isolado melhora os padrões volumétricos.
Quanto aos possíveis mecanismos de ação desse estímulo, a hipótese é que ele interfira com a estimulação dos linfangions através do sistema nervoso.
É sugerido a eliminação dos movimentos
circulares da técnica convencional e a utilização de
movimentos mais objetivos, seguindo as regras da
hidrodinâmica, da anatomia e da fisiologia do sistema
linfático. Os principais cuidados referem-se aos linfonodos, que funcionam como limitantes da velocidade de fluxo e podem ser lesados quando abordados de maneira inadvertida.
...