Trabalho juízes
Ensaio: Trabalho juízes. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: brunalaragao • 19/3/2014 • Ensaio • 334 Palavras (2 Páginas) • 256 Visualizações
Caso 01
A) Não, porque os juízes de 1ª instância são escolhidos por meio de concurso público rigorosíssimo antes de assumir a função.
B) Os juízes de 1ª instância são escolhidos por meio de concurso público, já os juízes de tribunais de 2ª instância e tribunais superiores são escolhidos e nomeados pelo Presidente da República, depois de aprovada a escolha pelo Senado Federal.
Analisando estas duas formas é possível concluir que os juízes que são nomeados podem não ter ou apresentar o vasto conhecimento que os de 1º instância possuem, porque não foram testados em provas e testes rigorosos para tal função.
Caso 02
Resposta:
As garantias dos magistrados são: Vitaliciedade, Inamovibilidade e Irredutibilidade de subsídios dos magistrados.
Vitaliciedade significa que o magistrado, depois de transcorrido o período de dois anos desde sua assunção ao cargo com o correspondente exercício, somente o perderá em decorrência de sentença judicial transitada em julgado, em processo adequado onde lhe seja assegurado o direito de ampla defesa e de contraditório. A vitaliciedade não se confunde com a estabilidade comum do servidor público. A estabilidade do funcionário público, diferentemente da do juiz, é no serviço, e não no cargo.
A inamovibilidade consiste em não poder o magistrado ser removido de sua sede de atividade para outra sem o seu prévio consentimento, salvo em decorrência de incontestável interesse público, mediante voto de dois terços do tribunal, e de igual modo assegurada ampla defesa. Tal garantia abrange, inclusive, a possibilidade de recusar promoção na carreira, quando referida benesse camuflar uma manobra contra o juiz. Ou seja, uma vez titular do respectivo cargo, o juiz somente poderá ser removido ou promovido por iniciativa própria, nunca ex officio de qualquer outra autoridade.
A irredutibilidade de subsídios é a terceira garantia que a Constituição oferece ao magistrado. Com efeito, a mera hipótese de o magistrado sofrer redução em seu salário em decorrência de algum ato judicial implicaria em motivo de inibição no exercício de sua magistratura. Dessa forma, garante-se ao juiz o livre exercício de suas atribuições, sem ser alvo de pressões alheias.
...