Trabalhos
Dissertações: Trabalhos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: evaruas123 • 18/3/2015 • 1.859 Palavras (8 Páginas) • 238 Visualizações
ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
Qualquer atividade acadêmica deve ser planejada. A elaboração do projeto de pesquisa constitui-se em atividade importantíssima, uma vez que auxilia a pensar um conjunto de estratégias e de procedimentos que guiará o desenvolvimento da pesquisa. Não se pode conceber o projeto de pesquisa como algo frio, um conjunto de folhas escritas, com certo número de tópicos exigidos pela academia e cumpridos mecanicamente.
O projeto de pesquisa é um documento onde consta o planejamento da pesquisa ou um plano de ação. Através dele o pesquisador comunica às pessoas diretamente interessadas no seu trabalho de investigação científica, de que forma pretende elaborá-lo.
O projeto de pesquisa não deve ser tão amplo, na elaboração de seus itens, ao ponto de “descer a detalhes” conceituais e metodológicos que já têm espaço reservado na comunicação da pesquisa. Tampouco deve descrever com minúcias os procedimentos a serem adotados durante a pesquisa, mesmo porque não se deve esquecer de que o projeto é elaborado antes do início de um trabalho de investigação sistemático à base de pressupostos. Deve ainda demonstrar convicção do autor quanto ao tema abordado como também quanto à maneira de desenvolvê-lo.
Uma vez concluído o projeto, não se pode compreender que o mesmo deverá ser seguido rigorosamente até o fim como o planejado. Exatamente pelo fato dele ser um planejamento dinâmico, poderá sofrer alterações naquilo que foi previsto. Quanto a esteaspecto é importante ressaltar que, havendo o entendimento acerca da necessidade de uma mudança em relação ao planejado e, se há a pretensão em dar continuidade à pesquisa, deverá ser mantida a espinha dorsal da investigação, ou seja, a temática e a problematização definidas no projeto. Os demais itens contemplam uma modificação mais abrangente.
ITENS DO PROJETO DE PESQUISA
1. TÍTULO
O título, que a primeira vista pode parecer sem muita importância, serve para anunciar ou sugerir a intenção principal da pesquisa, além de poder significar um primeiro atrativo para a leitura do trabalho. O título deve ser pensado após a clareza a respeito do problema construído. Isso significa dizer que ele precisa ser refletido com cuidado porque deve indicar a delimitação da investigação.
2. FORMULAÇÃO DO TEMA (PROBLEMATIZAÇÃO)
Apesar de guardar a possibilidade e o dever de ser retomado, o projeto de pesquisa tem um eixo fundamental: O PROBLEMA. O problema é que tudo define. Sobre ele se assenta tudo, desde a forma de ler, de discutir, de escrever, de levantar bibliografia até a forma de delimitar o âmbito de discussão e a estruturação da argumentação. Neste sentido o problema deve ser algo bem refletido, claramente explicitado. Todos os demais itens do projeto dependem dele.
O problema também define a natureza da pesquisa, por exemplo, um problema de natureza sociológica determinará uma pesquisa sociológica, um antropológico, uma pesquisa antropológica, um filosófico, uma pesquisa filosófica.
A primeira idéia que se deve ter em mente para a formulação de umtema é de que existe uma problemática – questões a serem explicitadas – que o envolvem. Assim ele deve ser abordado de forma interrogativa, isto é, através de questionamentos que melhor o caracterizam. De fato é sobre tais questões que se buscará respostas no desenvolvimento da pesquisa. O tema estará sendo mais bem delimitado com indicações das variáveis que intervêm no estudo e das possíveis relações delas entre si.
Em outros termos, pode-se afirmar que a formulação do tema é a porta do projeto de pesquisa. O tema é um problema delimitado, explicitado, indicado o mais claramente possível. Enfatizando: do problema dependem todos os outros passos do projeto isso em termos de organização do pensamento, como também em termos de explicitação escrita dos tópicos. Quanto maior a clareza reflexiva sobre o problema maior a capacidade de fundamentação escrita dos tópicos. O cuidado na utilização das palavras é fundamental em todo o projeto de pesquisa, mas, sobretudo aqui, pois um termo mal empregado pode prejudicar a compreensão da problemática. É importante aqui discorrer sobre o assunto geral que envolve o problema, para depois explicitá-lo. Perguntas podem ajudar na orientação da explicitação do problema, mas isso não é uma regra única, existem vários modos de apresentar um tema. O importante é a atenção máxima à clareza e ao rigor conceituais.
Como também foi dito, o problema, além de dar o caráter científico ao projeto de pesquisa, tem a função de delimitar seu âmbito fundamental. Assim é necessário aqui explicitar os aspectos delimitadores deste. É importanteformular com clareza os limites do trabalho. Falar dos limites significa precisar também a linha de pesquisa sobre a qual se pretende enveredar (sociologia, literatura, filosofia, comunicação etc.) uma vez que as questões por vezes se misturam. É necessário delimitar os autores, ou os textos ou as tendências por onde a investigação irá caminhar, dentre outras coisas. Em função das exigências formais da execução do projeto de pesquisa, é preciso ser prudente quanto às pretensões investigativas do mesmo, para assim poder ser estudada uma temática precisa de forma adequadamente rigorosa, profunda e satisfatória.
Enfim, é necessário ressaltar: Este é o coração do trabalho, tudo o que foi dito anteriormente sobre o problema (formulação do tema) deve ser levado em consideração porque dele depende o êxito da pesquisa.
3. JUSTIFICATIVA
O elemento convicção é que dá credibilidade ao projeto. Em termos práticos isto se faz justificando a escolha do tema e a maneira escolhida para desenvolvê-lo. O pesquisador deverá explicitar a importância do tema para si próprio, assim como a relevância de se estudá-lo no contexto mais amplo do campo de conhecimento em que ele se insere. É preciso então que o pesquisador ressalte o “porque” que ele julga importante abordar o tema escolhido, isto é, porque pretende desenvolver a investigação a partir de determinada abordagem.
Neste item deve-se mostrar porque o estudo de tal tema e, conseqüentemente, a problematização proposta é importante, deve procurar mostrar sua relevância acadêmica. A justificativa é então o espaço deconvencimento da importância
...