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Por:   •  11/4/2014  •  3.325 Palavras (14 Páginas)  •  312 Visualizações

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Os papeis sociais na formação.

Sentimentos e comportamentos não são percebidos pela pessoa humana, anteriores e exteriores a partir do processo de inserção social a socialização. Assim, aparentemente esse processo se estabelece no sentido de não ser problematizado ou levado a uma análise, assim suas estruturas se constituem e se reconstituem sem questionamentos. À medida que a secularização progride e paralelamente a resistência que visa à conservação e manutenção das crenças e dos valores, diante do ceticismo e de uma nova geração que não se submete a imposições, ao mesmo tempo se percebe um.

Descompasso cultural e social no que concerne às sociedades cujos elementos não

Materiais da cultura não acompanham o ritmo dos valores materiais2. Como decorrência

Deste descompasso as sociedades podem ser marcadas pela dominação do ser humano

Pelo ser humano, de povos sobre outros povos. Em consideração o campo religioso, define tal processo através da interiorização, objetivação e exteriorização como ferramentas usadas pelas instituições na construção do ser humano e do cenário social. Berger traz uma contribuição para compreensão do mundo social e do mundo do indivíduo.

As razões das estruturas sociais e das estruturas do ser humano são analisadas sob o foco religioso, dado o fato da mistificação e mitologização como estratégias relevantes usadas na socialização pelas instituições religiosas que conduzem o homem ao silencia mento e adaptação à condição social vigente. Mundo social que entra em conflito do mundo individual tem a sua intensidade talvez relacionada à eficácia do processo de socialização, assim a capacidade de reação do individuo é determinada por tal processo. O trabalho das instituições sociais para

Objetivar, legitimar e interiorizar padrões pode ser verificado como uma unidade na.

Diversidade, onde o sagrado e a ideologia são caminhos estratégicos para o.

Distanciamento da compreensão do homem no que concerne aos processos que

Constituem sua identidade que acaba por ser confundida e fragilizada.

A consciência necessita ser fortalecida no que concerne à sua dialética. O

Individuo carece ser despertado quanto aos status estabelecidos nos cenários

Institucionais e sociais. A resistência e a oposição no que concerne a tais estruturas são

Inerentes ao ser humano. No entanto, os status estabelecidos, padronizados através dos.

Pensamentos, sentimentos e comportamentos, não são para ser discutidos e.

Reorganizados a favor de uma melhor humanização. A reorganização aparenta, via de.

Regra, manter o status quo, não se reorganiza favor do individuo nem do coletivo. Não

Há lugar para o estabelecimento do diálogo entre os mundos exterior e interior. Assim

Fica denotado que a programação do ser humano se determina como ação

Discriminatória e de dominação promovida para manter a conformação onde se verifica

Como estratégia importante a prática da interiorização dos dominantes aos dominados.

Na visão de Freire a organização não justifica a massificação

. Ainda que o reflexo da externalização do que foi internalizado se verifique

Como reflexão e dialeticidade do ser humano, o mesmo ocorre sem percepção, como.

Que num automatismo.

Se uma compreensão maior dessa engenharia social for promovida, talvez se.

Possa lidar melhor com os conflitos internos à pessoa humana, desenvolver um melhor.

Trânsito de cidadania na sociedade e quem sabe praticar uma melhor educação. No que

Concerne ao espaço educacional encontrar um lugar para questionamentos com

Perspectiva de mudanças e desenvolvimento de uma consciência crítica e uma maior

Participação nessa engenharia. Permita a oposição e as contradições, afirmará sua natureza dialética, o homem feito pela sociedade e a sociedade feita pelo homem.

O ser humano reconstrói em si mesmo o mundo exterior de forma subjetiva. Por meio dos estímulos relativos às experiências a consciência interna autônoma é criada no

Individuo.

Assim, o ser humano pode fazer suas opções próprias e significá-las. Para

Que essa consciência se preserve e cresça, o homem tem de saber que é o configurador.

Do mundo e que na relação que estabelece com este mesmo mundo e com os demais

Homem se configura como homem e é capacitado e se expressar como pessoa.

OS PAPÉIS SOCIAIS E O CENÁRIO SOCIAL

Nas ciências sociais o papel social define a estrutura social, basicamente como.

Um conjunto de normas, direitos, deveres e expectativas que condicionam o Comportamento humano dos indivíduos junto ao grupo ou dentro de uma organização.

Os papéis sociais atribuídos ou conquistados têm em vista a interação social e resultam

Do processo de socialização. Parece haver uma relação ao seu oposto, pois qualquer.

Organização surge em oposição a uma possível desorganização.

Os papéis sociais conferem um status determinado que não seja problematizado

Pelos que recebem tais classificações e atribuições. Os comportamentos se adaptam se

Conformam e se confundem. Estes mesmos papéis sociais têm relativo valor e

Significados atribuídos pela sociedade. O papel social é um dos resultados do processo

De socialização primária e secundária que merece observação e análise como realidade

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