Trajetoria Historica Brasileira Faces De 1960 A 1980
Trabalho Universitário: Trajetoria Historica Brasileira Faces De 1960 A 1980. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: susy76 • 10/6/2014 • 2.376 Palavras (10 Páginas) • 201 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO ................................................................................................3
2 OBJETIVO ...4
3 DESENVOLVIMENTO 5
3.1 A QUESTÃO SOCIAL ...........................................................................................5
3.1. 1 Conceito de Questão Social 5
3.1.2 A Questão Social no Brasil 5
3.1.3 A Questão Social no Início do Serviço Social 6
3.1.4 A Questão Social no Passado 6
3.1.5 A Questão Social na Atualidade........................................................................7
3.2 AS EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL 7
3.3 AS EXPRESSÕES NO PASSADO E NA ATUALIDADE.......................................7
3.4 A FOME 7
3.5 A VIOLÊNCIA........................................................................................................8
3.6 O DESEMPREGO.................................................................................................8
3.7 A CRIANÇA O ADOLESCENTE E AS EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL........................................................................................................................9
4 CONCLUSÃO 11
5 REFERÊNCIAS 12
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho irei apresentar alguns conceitos que complementam o assunto abordado no Segundo Semestre, expondo alguns conceitos que foram abordados pelos professores e acrescentar algumas consequências em relação às Expressões da Questão Social no Brasil no passado e na atualidade. Fazendo com que a fixação dos assuntos abordados seja feitas de uma forma melhor, para que possamos levar o aprendizado a frente, com mais entusiasmo e segurança e levar este aprendizado para nossa área profissional.
2 OBJETIVO
Esta Produção Textual tem por objetivo explorar os assuntos abordados durante o semestre, para uma melhor fixação dos conteúdos e também uma forma de buscar mais conhecimento dentro dos assuntos discutidos, fazendo que possamos ter acesso a mais aprendizado não só dentro da sala de aula, mas que sejam acrescentados vários conteúdos através de pesquisas, e ao mesmo tempo nos preparar para por em prática o que foi estudado, fazendo com que consigamos explorar junto ao mercado de trabalho os métodos e tecnologias mais utilizadas através do conhecimento adquirido.
3 DESENVOLVIMENTO
3.1 A QUESTÃO SOCIAL
3.1.1 Conceito de Questão Social
Questão Social é o conjunto de problemas políticos, sociais e econômicos que estão enraizados na contradição capital e trabalho
A Questão Social que atinge a sociedade provoca diversos desajustes na vida social de milhares de pessoas, com isso é de suma importância que a sociedade juntamente com profissionais de Serviço Social e do Estado se unam em uma atitude para amenizar os reflexos da questão social na construção da cidadania e garantia dos direitos das pessoas menos favorecidas.
3.1.2 A Questão Social no Brasil
Direitos sociais cada vez mais passam a ser entendidos como necessidades sociais, pois os direitos estando privatizados vincula a proteção à capacidade produtiva de cada um. É o caso da aposentadoria, que deixou de ser regulada pelo tempo de trabalho para tempo de contribuição. Ou seja, que cada um se ampare que se garanta, porque senão.
As desigualdades de nada parecem a se acentuar, elas persistem na pobreza tradicional, e se renovam nas novas pobrezas decorrentes das transformações econômicas, como as consequências da globalização e da organização da nova ordem mundial.
Como as desigualdades sociais acentuam-se e tornam-se radicais, a pobreza tornou-se algo muito natural, fruto da acentuação da globalização e do modelo capitalista, ou seja, de fatores externos, como se não bastassem os internos, esses que adquirimos no decorrer do tempo.
As elites políticas continuam se revezando no poder, agindo de acordo com seus interesses e focalizando a pobreza, por eles mesmo produzida, como uma “questão social” enfrentando-as com políticas sociais nos grupos identificados como vulneráveis, quase sempre sob os holofotes da grande mídia, principalmente em épocas de eleição.
3.1.3 A Questão Social no Início do Serviço Social
Assim, é que, no início do Serviço Social no Brasil, 1937, o objeto definido era o homem, mas um homem específico: o homem morador de favelas, pobre, analfabeto, desempregado, etc. Enfim, entendia-se que esse homem era incapaz, por sua própria natureza, de “ascender” socialmente. Daí que o objeto do Serviço Social era este homem, tendo por objetivo moldá-lo, integrá-lo, aos valores, moral e costumes defendidos pela filosofia neotomista.
Posteriormente, o Serviço Social ultrapassa a ideia do homem como objeto profissional. Passa-se à compreensão de que a situação deste homem – analfabeto, pobre, desempregado, etc. – é fruto, não só de uma incapacidade individual, mas, também, de um conjunto de situações que merecem a intervenção profissional. O objeto do Serviço Social se coloca, então, como a situação social problema.
Na década de 70, com a mobilização popular contra a ditadura militar, o Serviço Social revê seu objeto, e o define como a transformação social. Apesar do objeto equivocado, afinal a transformação social não se
...