Transferência de metal
Relatório de pesquisa: Transferência de metal. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Dhecermy • 30/11/2014 • Relatório de pesquisa • 1.558 Palavras (7 Páginas) • 395 Visualizações
Mig mag
Na soldagem ao arco elétrico com gás de proteção também conhecida como soldagem MIG/MAG, um arco elétrico é estabelecido entre a peça e um consumível na forma de arame. O arco funde continuamente o arame à medida que este é alimentado à poça de fusão. O metal de solda é protegido da atmosfera pelo fluxo de um gás inerte ou ativo.
O termo soldagem MIG foi inicialmente aplicado e ainda é uma referência ao processo. Quando se empregam gases reativos, é muito comum usar o termo soldagem MAG. O processo de soldagem funciona com corrente contínua.
Transferência de metal
O processo MIG/MAG inclui três técnicas distintas de modo de transferência de metal: curto-circuito, globular e aerossol. Essas técnicas descrevem a maneira pela qual o metal é transferido do arame para a poça de fusão. Na transferência por curto-circuito a transferência ocorre quando um curto-circuito elétrico é estabelecido, isso acontece quando o metal fundido na ponta do arame toca a poça de fusão. Na transferência por aerossol pequenas gotas de metal fundido são desprendidas da ponta do arame e projetadas por forças eletromagnéticas em direção à poça de fusão. A transferência globular ocorre quando as gotas de metal fundido são muito grandes e movem-se em direção à poça de fusão sob a influência da gravidade.
Transferência por curto-circuito
Na soldagem com transferência por curto-circuito são utilizados arames de diâmetro na faixa de 0,8 mm a 1,2 mm, e aplicados pequenos comprimentos de arco e baixas correntes de soldagem. Essa técnica de soldagem é particularmente útil na união de materiais de pequena espessura em qualquer posição, materiais de grande espessura nas posições vertical e sobrecabeça, e no enchimento de largas aberturas, essa soldagem deve ser empregada quando se tem como requisito uma distorção mínima da peça.
Transferência globular
Quando a corrente e a tensão de soldagem são aumentadas para valores acima do máximo recomendado para a soldagem por curto-circuito, a transferência de metal começará a tomar um aspecto diferente, essa técnica de soldagem conhecida como transferência globular na qual o metal se transfere através do arco.
Soldagem por aerossol
Aumentando-se a corrente e a tensão de soldagem ainda mais, a transferência de metal torna-se um verdadeiro arco em aerossol,a corrente mínima à qual esse fenômeno ocorre é chamada corrente de transição.Se o gás de proteção para soldar aços carbono contiver mais que cerca de 15% de dióxido de carbono, não haverá transição de transferência globular para transferência por aerossol.Essa técnica de soldagem é empregada para unir materiais de espessura 2,4 mm e maiores.
Soldagem com arames tubulares
O arame tubular é um eletrodo contínuo de seção reta tubular, com um invólucro de aço de baixo carbono, aço inoxidável ou liga de níquel, contendo desoxidantes, formadores de escória e estabilizadores de arco na forma de um fluxo.
Equipamentos
Soldagem manual são fáceis de instalar. Como o trajeto do arco é realizado pelo soldador, somente três elementos principais são necessários:
• Tocha de soldagem e acessórios;
• Motor de alimentação do arame;
• Fonte de energia.
Soldagem automática são utilizados quando a peça pode ser facilmente transportada até o local de soldagem ou onde muitas atividades repetitivas de soldagem justifiquem dispositivos especiais de fixação, é controlado pela velocidade de deslocamento do dispositivo.
A fonte de energia
Fontes de corrente contínua e de tensão constante são empregadas na maioria dos casos de soldagem MIG/MAG. Uma fonte MIG/MAG proporciona uma tensão do arco relativamente constante durante a soldagem, essa tensão vai determinar o comprimento do arco.
Gases de Proteção
O ar atmosférico é expulso da região de soldagem por um gás de proteção com o objetivo de evitar a contaminação da poça de fusão. A contaminação é causada principalmente pelo nitrogênio, oxigênio e vapor de água presentes na atmosfera.
Propriedades dos gases
As propriedades básicas dos gases de proteção que afetam o desempenho do processo de soldagem incluem:
• Propriedades térmicas a temperaturas elevadas;
• Reação química do gás com os vários elementos no metal de base e no arame de solda;
Efeito de cada gás no modo de transferência de metal.
A condutividade térmica do gás à temperatura do arco influencia a tensão do arco bem como a energia térmica transferida à solda. Quando a condutividade térmica aumenta, maior tensão de soldagem é necessária para sustentar o arco.
Arames
Um dos mais importantes fatores a considerar na soldagem MIG é a seleção correta do arame de solda. Esse arame, em combinação com o gás de proteção, produzirá o depósito químico que determina as propriedades físicas e mecânicas da solda. Basicamente existem cinco fatores principais que influenciam a escolha do arame para a soldagem MIG/MAG:
• A composição química do metal de base;
• As propriedades mecânicas do metal de base;
• O gás de proteção empregado;
• O tipo de serviço ou os requisitos da especificação aplicável;
• O tipo de projeto de junta.
Segurança
Fumos e Gases podem prejudicar sua saúde. Mantenha sua cabeça longe dos fumos. Não respire os fumos e os gases causados pelo arco elétrico. Certifique-se de manter uma ventilação suficiente. O tipo e a quantidade de fumos e gases dependem do equipamento, das condições de trabalho e dos consumíveis usados. Devem ser colhidas amostras de ar em cada condição de trabalho para determinar quais equipamentos protetores são necessários.
Defeitos de Solda
Com as condições e técnicas de soldagem corretas e com os materiais também corretos
...