Transformações Quimicas
Trabalho Escolar: Transformações Quimicas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: weverton52 • 19/10/2013 • 3.508 Palavras (15 Páginas) • 2.938 Visualizações
Transformações Químicas.
Uma transformação química, também designada por reação química, consiste numa transformação em que há formaçãode novas substâncias, pois ocorre a alteração das propriedades características das substâncias iniciais (reagentes). Há transformações químicas que ocorrem por ação do calor (termólises), por ação da luz (fotólises), por ação mecânica, por ação da corrente elétrica (eletrólises) e por junção de substâncias. Muitas transformações químicas podem ser facilmente detetadas pelos efeitos que se observam: mudança de cor,variação de temperatura, libertação de um gás, formação de um sólido, formação de uma chama e carbonização de umasubstância. Como exemplos de transformações químicas temos: a combustão de uma substância, o azedar do leite, o enferrujamento de um prego, a fotossíntese, a respiração, a confeção dos alimentos, entre outros.
Exemplos de Transformações químicas
Quando Grelhamos um bife
Frutas amadurecendo na fruteira
O ferro enferrujando
Evidencias Macroscópicas A ocorrência de uma reação química é indicada pelo aparecimento de novas substâncias (ou pelo menos uma) diferentes das que existiam antes. Quando as substâncias reagem, às vezes ocorrem fatos bastante visíveis que confirmam a ocorrência da reação e dentre eles, podemos destacar: desprendimento de gás e luz, mudança de coloração e cheiro, formação de precipitados, etc... As experiências de Evidência de Reações Químicas, fundamenta-se em reações de: síntese ou formação, deslocamento ou simples troca e de dupla troca ou substituição. Geralmente, estes experimentos são muito rápidos e podem ser realizados em simples tubos de ensaio, sem a necessidade de utilização de controle de temperatura ou tempo da reação, pois, neste apenas verifica-se a ocorrência de reações de um dado reagente reage para com outro. Mas, vale ressaltar que as observações experimentais ficarão limitadas a: número de fases (homogeneidade ou heterogeneidade), desprendimento de gás, desprendimento de luz, mudança de coloração, mudança de cheiro (liberação de odor) e formação de precipitados. Citaremos abaixo, 3 (três) exemplos de experimentos para se verificar as Evidências de Reações Químicas: 1. Colocar em um tubo de ensaio 2 ml de solução de sulfato de cobre II e juntar 2 ml de solução de cloreto de bário. 2. Colocar em um tubo de ensaio 2 ml de solução de cloreto de ferro III e adicionar uma gota de ferrocianeto de potássio. 3. Colocar uma pequena porção de zinco em pó em um tubo de ensaio e acrescentar 3 ml de ácido clorídrico 10%. Aproximar da boca do tubo de ensaio uma chama de um palito de fósforo. Considerações quanto ao procedimento de Evidências de Reações Químicas: Teste 1: ocorre reação de dupla troca ou substituição com o nitrato de bário, formando o nitrato de cobre e o sulfato de bário. A solução adquire uma coloração azul claro (aspecto leitoso). Teste 2: ao se adicionar uma gota de ferrocianeto de potássio ao cloreto de ferro III (ambos tinham coloração amarela) a solução adquire cor azul, sem formação de precipitados. A reação é de deslocamento. Teste 3: a reação do zinco em pó com o ácido clorídrico, resulta em uma reação de simples troca ou deslocamento, com a liberação do gás hidrogênio (H2) da reação dos produtos, este gás é inflamável.
Velocidade das Reações
A Cinética Química é um campo que estuda os fatores que influenciam a taxa de desenvolvimento das reações químicas, isto é, a velocidade com que se processam. Há cada vez mais pesquisas em torno desta área, visto que muitas vezes queremos acelerar algumas reações ou diminuir a rapidez de outras. Isso é especialmente importante para as indústrias e essas pesquisas têm importantes consequências tecnológicas.
Mas, visto que a velocidade de uma reação pode variar em cada intervalo de tempo e de uma substância para outra, costuma-se calcular velocidade média das reações.
Considere a reação genérica a seguir, em que os coeficientes são as letras minúsculas e os reagentes e produtos estão representados pelas letras maiúsculas:
a A + b B → c C + d D
A velocidade média dessa reação será dada dividindo-se a velocidade média de reação de qualquer uma das substâncias reagentes ou a velocidade média de formação de qualquer um dos produtos pelo seu respectivo coeficiente na equação química. Isto é dado por:
Por exemplo, considere a reação de decomposição da água oxigenada:
2 H2O2(aq) → 2 H2O(l) + 1 O2 (g)
Digamos que em 1 minuto se formaram 0,3 mol/L de H2O e 0,15 mol/L de O2, enquanto se decompôs 0,3 mol/L de H2O2, ou seja, temos que as velocidades médias de decomposição e de formação dessas substâncias da reação são de:
VmH2O2 = 0,3 mol/L . min
VmH2O = 0,3 mol/L . min
VmO2 = 0,15 mol/L . min
A velocidade média da reação global será encontrada ao pegar um desses valores e dividi-lo pelo respectivo coeficiente na equação:
Vm = VmH2O2 = 0,3 mol/L . min = 0,15 mol/L . min
Vm = VmH2O = 0,3 mol/L . min = 0,15 mol/L . min
Vm = VmO2 = 0,15 mol/L . min = 0,15 mol/L . min
Note que os três valores são iguais, portanto, a velocidade da reação é a mesma em função de qualquer reagente ou produto, num mesmo intervalo de tempo.
Porém, como se encontrou os valores das velocidades médias de cada uma das substâncias envolvidas nessas reações?
Isso pode ser calculado dividindo-se a variação da concentração da substância (reagente ou produto) pelo intervalo de tempo. Se formos determinar a velocidade média de um dos reagentes da reação, teremos que colocar um sinal negativo antes, ou então considerar o valor da concentração em módulo ||, pois, visto que a concentração do reagente diminui com o passar do tempo, o valor da velocidade seria negativo, mas não existe velocidade negativa.
Reações Endotérmicas, Exotérmicas e suas Propriedades.
Reações Endotérmicas
Reações endotérmicas possuem o balanço energético positivo (se comparado à energia entálpica). Fazendo com que essa variação de energia possua
...