Transporte De Produtos Perigosos
Exames: Transporte De Produtos Perigosos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: CESABM • 6/11/2013 • 9.323 Palavras (38 Páginas) • 753 Visualizações
MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS PERIGOSAS
2010
MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS PERIGOSAS
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado na ...para a obtenção do título de Técnico em 25 de junho de 2010.
Orientador: Prof.ª
– 2010
AGRADECIMENTOS
Agradecemos, primeiramente, a Deus, por nos dar a oportunidade e a força para concluir com entusiasmo este curso. Agradecemos também às nossas famílias, que nos apoiaram e nos motivaram durante o desenvolvimento e preparação deste trabalho. Agradecemos aos colegas de turma que nos foram importantes durante esse longo período. Por fim, agradecemos ao SEST/SENAT – Serviço Social do Transporte / Serviço Nacional de Aprendizagem no Transporte – por nos ter oferecido uma palestra explicativa sobre o tema e ao instrutor teórico, que ministrou a palestra com muita dedicação.
“Só aqueles que têm paciência para fazer coisas simples com perfeição
é que irão adquirir habilidade para fazer
coisas difíceis com facilidade.”
Johann Christoph Von Schiller
RESUMO
Histórico
O transporte rodoviário de produtos perigosos por vias públicas é disciplinado pelo Decreto no 96.044, de 18 de Maio de 1988, e o transporte ferroviário de produtos perigosos, pelo Decreto 98.973, de 21 de fevereiro de 1990 (alterados pelo Decreto 4.097 de 23 de Janeiro 1990). Esses Decretos são complementados pelas Instruções aprovadas pela Resolução ANTT nº 420, de 12 de Fevereiro de 2004, e suas alterações (Resoluções ANTT nº 701/04, nº 1.644/06, nº 2.657/08 e nº 2.975/08), sem prejuízo dos dispostos em legislação e disciplina peculiares a cada produto.
Justificativa ou Situação Problema
• Justificativa
É um tema de muita importância em um mercado que vem crescendo cada vez mais e é necessário muito cuidado e responsabilidade, pois se trata de produtos que podem ocasionar riscos para segurança pública, saúde das pessoas e meio ambiente, sendo necessários ainda vários profissionais capacitados e habilitados para que tudo ocorra de maneira eficaz, rápida e segura, durante todos os ciclos que envolvem a carga (origem), transporte (trajeto) e descarga (destino).
• Motivo da escolha desse projeto
Vendo a necessidade de transportar produtos perigosos, sejam eles líquidos, sólidos, gasosos, a granel, embalados, seja como for, concluímos que há grande interesse nesse assunto, procurando realizar este transporte de forma eficiente, preocupando-se com o meio-ambiente em que vivemos e com a saúde das pessoas e dos animais, fazendo com que esse material a ser transportado chegue ao seu destino sem sofrer nenhum tipo de acidente ou avaria, que poderiam causar grandes danos às pessoas e ao meio em que vivem.
• Benefícios
Realizando esse projeto, teremos a visão de como melhorar a logística de transporte dos produtos perigosos, atentando aos riscos envolvidos nesses transportes, legislação pertencente ao assunto, principais causas de acidentes, etc., para que possamos orientar os profissionais envolvidos nesse transporte quanto aos cursos necessários a se fazer para que se possa ser feito esse manuseio, tendo-se, assim, profissionais capacitados para o tema.
Metodologia
Serão utilizados recursos como Internet, revistas, livros, materiais do curso MOPP – Movimentação de Produtos Perigosos – cedido pelo SEST/SENAT.
Resultados esperados
Diminuição de acidentes com este tipo de carga;
Aprendizagem sobre os procedimentos a serem seguidos em caso de acidentes ou avarias;
Conscientização dos transportadores sobre assuntos relacionados ao meio ambiente e à ISO 14000;
Melhoria das rotas a serem seguidas por estes veículos;
Aprendizagem sobre os documentos necessários que o motorista deve ter para fazer esse tipo de transporte.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 11
2 CARGAS PERIGOSAS 12
2.1 INTRODUÇÃO 12
2.2 DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PRA CONDUTOR DO VEÍCULO 13
2.2.1 CONDUTOR. 13
2.2.1.1 CURSO DE ATUALIZAÇÃO. 13
2.2.2 VEÍCULO 13
3 A CARGA E SEU ACONDICIONAMENTO 14
3.1 PAINEL DE SEGURANÇA 15
3.2 RÓTULOS DAS CLASSES DE RISCO 16
3.3 RESÍDUOS 19
3.4 EMBALAGENS 19
3.5 ESTACIONAMENTO 19
3.6 PENALIDADES E INFRAÇÕES NO TRANSPORTE DE PRODUTOS PERIGOSOS 19
4 CLASSES
...