Transporte de carga
Projeto de pesquisa: Transporte de carga. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: bhmg • 2/5/2014 • Projeto de pesquisa • 3.823 Palavras (16 Páginas) • 569 Visualizações
UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS
DEPARTAMENTO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA
CURSO DE LOGÍSTICA
JOSÉ MOACIR NASCIMENTO DOS SANTOS
Movimentação de Cargas
Salvador-Ba
2013
JOSÉ MOACIR NASCIMENTO DOS SANTOS
Movimentação de Cargas
Atividade avaliativa da primeira unidade da disciplina Direito e Legislação Aplicada, da Universidade Salvador – UNIFACS, como requisito parcial para obtenção de um ponto na média.
Orientador: Prof. Luisa Augusta Moreira
Salvador-Ba
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. PONTE ROLANTE 5
2.1 definição 5
2.1.1 definição viga 5
2.2.2 definição carro 5
2.3.3 definição talha 5
2.2 Objetivo 5
2.3 Aplicação 5
2.4 Responsabilidde e descrição 5
2.5 Documentos associados 6
2.6 Funcionamento 6
2.7 Riscos 7
2.7.1 Epi 7
2.7.2 Fatores importantes na prevenção de acidentes 7
2.7.3 Inspeção e manutenção 8
3. CONSIDERAÇÕES GERAIS 9
4. REFERÊNCIAS 10
1. INTRODUÇÃO
Durante anos as de atividades de movimentação de cargas, refere-se há uma grande variedade de máquinas e equipamentos. Seja nas áreas industrias, construção, mineração, ferroviário, portuário, etc.
O desenvolvimento deste trabalho é descrever a sistemática a ser adotada nas atividades de movimentação industrial da “ponte rolante” destacando principalmente os aspectos de segurança. Orientando e divulgando procedimentos necessários as atividades de operação dentro de canteiros de obras ou ocasião do transporte dessas para outros locais. Expondo procedimentos normas, objetivos, responsabilidades, risco, inspeção e manutenção relacionados a fatores importantes na prevenção de acidentes.
Atualmente a movimentação de materiais é a grande responsável por lesões ocorridas em industrias, especificamente do equipamento de movimentação industrial (ponte rolante).
A norma regulamentadora 11 tem como objetivo estabelecer requisitos a serem observados nos locais de trabalho com intuito de previnir acidentes relacionados à transporte, à movimentação, à armazenagem e ao manuseio de materiais, seja ele mecânico ou manual. Os artigos 182 e 183 da CLT (Consolidação das leis do trabalho), fundamenta legalmente a existência desta NR.
2. PONTE ROLANTE
2.1.DEFINIÇÃO
São máquinas transportadoras ultilizadas em meio industrial no içamento e movimentação de cargas de um local para outro. Conta com três movimentos: independentes ou simultâneos (longitudinal, transversal e vertical). Basicamente uma ponte rolante é composta de viga, carro e talha.
2.1.1. Definição VIGA: Uma ou mais Vigas (realiza o movimento na longitudinal “p/ frente - p/ trás”)
2.1.2.Definição CARRO: realiza o movimento na Transversal “p/ esquerda - p/ direita”
2.1.3. Definição TALHA: Uma Talha elétrica (realiza o movimento na Vertical “p/ cima - p/ baixo”)
2.2.OBJETIVO
Descrever as condições básicas de segurança para a execução de trabalhos com ponte rolante.
2.3.APLICAÇÃO
Esta Norma Operacional aplica-se a todos os colaboradores que utilizam a ponte rolante.
2.4.RESPONSABILIDADES DE OPERAÇÃO
Operador – deve ser habilitado para operação da ponte rolante. O operador deve exercer as seguintes funções: Cumprir as determinações contidas nesta norma;
Participar da elaboração da APR; Realizar a verificação na ponte rolante, de acordo com a periodicidade estabelecida; Preencher check-list com todas as informações necessárias; Inspecionar a ponte rolante antes de sua utilização.
Técnico de Segurança do Trabalho - Deve exercer as seguintes funções: Elaborar a APR; Verificar o cumprimento das responsabilidades do Operador; Acompanhar a inspeção da ponte rolante; Autorizar pessoas habilitadas para operação da ponte rolante; Fazer cumprir as determinações contidas neste procedimento.
Habilitação - Conhecimentos teóricos e práticos adquiridos em treinamentos e reciclagem, ministrados internamente ou por entidades e/ou profissionais devidamente qualificados.
2.5. DOCUMENTOS ASSOCIADOS
APR - Análise Preliminar de Risco.
Check-list - Lista contendo todos os itens a serem verificados afim de preservar o bom estado de uso da ponte rolante e seus componentes.
2.6. FUNCIONAMENTO
Funcionamento da ponte rolante:
Antes de iniciar qualquer serviço com a ponte rolante, o operador deve verificar todo o trilho da ponte, para tanto basta fazer com que a ponte rolante percorra toda a extensão do trilho. Como há a possibilidade de haver sujeira/objetos
...