Transtorno Psicoticos
Trabalho Universitário: Transtorno Psicoticos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: arlos • 7/9/2013 • 359 Palavras (2 Páginas) • 405 Visualizações
Os transtornos psicóticos é um quadro psicopatológico clássico, reconhecido pela psiquiatria, pela psicologia clínica e pela psicanálise como um estado psíquico no qual se verifica certa "perda de contato com a realidade.
Destarte que, os transtornos mentais abordados hodiernamente pela psiquiatria abrangem largo espectro nosológico, pois há doenças mentais com causas definitivas, como o distúrbios orgânicos cerebrais e os devidos ao uso de substancia psicoativo, mas em determinado transtornos não se encontra, até o momento substrato fisiopatológico especifico.
Essas desordens que apresentam comprometimento funcional são denominadas endógenas, são entendidas como perturbações intrínsecas, primariamente devidas á vulnerabilidade genética ou a terreno constitucional, nas quais as experiências vividas ou as ocorrências circunstanciais desempenham o papel meramente desencadeante ou deflagrador.
Entre esses transtornos, há expressão clinicas que assumem o feitio psicótico, que para a psiquiatria forense, o aspecto essencial dos distúrbios é caracterizado é o comprometimento cognitivo, que afeta o entendimento e freqüentemente, se acompanha de outras manifestações da esfera psicomotora e da efetividade.
A cognição é um conjunto de processos que norteia o contato intelectual com a realidade, possibilitando conhecimento e entendimento do mundo objetivo e da própria experiência subjetiva se articula de fato com sistema, com outros níveis de atividade mentais.
No domínio forense, considera capacidade de entendimento individual sempre em relação aos atos processuais, onde o nexo causal entre os atos e capacidade de entendimento e de autodeterminação é o que cerne da investigação pericial, assim como avaliação desses mesmos atributos tendo em vista a capacidade individual de tomar decisões de implicação jurídica.
A violação entendida como deliberação cognitiva dos atos envolve simultanemante o entendimento e a iniciativa, e ambos podem ser afetados, pelas emoções e pelos estados afetivos, dada a solidariedade funcional dos sistemas dos processos mentais.
Há ainda transtornos específicos da personalidade, em que a perturbação afetiva não ocorre somente com a exaltação ou depressão do humor, mas também como anomalia dos sentimentos e impulsos.
Diante disso, na vigência de um transtorno psicótico, considera-se o individuo com incapacidade total, para todos os efeitos, mas a cessação dos direitos e deveres individuais da esfera jurídica preserva o imperativo dos direitos inalienáveis e, no qual, deverá contar com assistência efetiva de outrem, juridicamente designado.
...