Tratamento De Agua
Exames: Tratamento De Agua. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tatianjo • 22/6/2014 • 623 Palavras (3 Páginas) • 384 Visualizações
Sumário
1 INTRODUÇÃO 3
2 MATERIAIS E REAGENTES 4
2.1 MATERIAIS 4
2.2 REAGENTES 4
3 PROCEDIMENTOS 5
3.1 ACIDEZ 5
3.2 ALCALINIDADE 5
3.3 DUREZA 5
3.3.1 CÁLCIO 5
3.3.2 TOTAL 5
4 RESULTADO E DISCUSSÃO 6
5 CONCLUSÃO 7
6 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8
1 INTRODUÇÃO
A acidez é a propriedade que um meio tem de, em meio aquoso, reagir quantitativamente com uma base forte a um pH definido. É expressa em miligramas por litro de carbonato de cálcio, a um determinado pH.
Conceitualmente a água é uma necessidade vital para qualquer ser vivo e é utilizada para inúmeras finalidades. Em função do uso a que se destina deve apresentar determinadas características. Assim, a água utilizada para beber denomina-se água potável. A potabilidade de uma água é definida através de um conjunto de parâmetros e padrões estabelecidos por normas e legislações sanitárias. Estabelecer um padrão de potabilidade é definir, para cada parâmetro, um valor ou concentração a partir do qual seu consumo pode induzir a riscos à saúde. As análises de acidez são de grande importância para indicar o lançamento de alguns resíduos industriais nos esgotos domésticos a acidez é determinada pela presença de CO2, ácidos minerais e sais hidrolisados.
A acidez na água tem pouco significado sanitário, porém águas com acidez mineral são desagradáveis ao paladar, sendo recusadas e também são responsáveis pela corrosão de tubulações e materiais.
Alcalinidade é a medida total das substâncias presentes numa água, capazes de neutralizarem ácidos. Em outras palavras, é a quantidade de substâncias presentes numa água e que atuam como tampão. Se numa água quimicamente pura (pH=7) for adicionada pequena quantidade de um ácido fraco seu pH mudará instantaneamente. Numa água com certa alcalinidade a adição de uma pequena quantidade de ácido fraco não provocará um abaixamento de seu pH, porque os íons presentes irão neutralizar o ácido. Os valores da alcalinidade são usados na interpretação e controle dos processos de tratamento de água e efluentes
Dureza da água é a propriedade relacionada com a concentração de íonsde determinados minerais dissolvidos nesta substância .
A dureza da água é predominantemente causada pela presença de sais de cálcio e Magnésio, de modo que os principais íons levados em consideração na medição são os de Cálcio (Ca2+) e Magnésio (Mg2+).Eventualmente também o zinco, estrôncio, ferro ou alumínio podem ser levados em conta na aferição da dureza.
Para efeito de potabilidade, são admitidos valores relativamente altos de dureza. No Brasil, a portaria Min. da Saúde N.º 2.914 de 14 de dezembro de 2011, estabelece o limite máximo de 500mgCaCO3/l para que a água seja admitida como potável. A objeção fica por conta do gosto, que eventualmente pode ser considerado uma característica desagradável de águas muito duras. Há, no entanto, águas naturais duras consideradas satisfatórias para consumo humano (VMA=500 mg/l).
2 MATERIAIS E REAGENTES
2.1 MATERIAIS
Erlenmeyer
Pipeta volumétrica 50 mL
Pipeta 5mL
Becker
Pera
Suporte universal
Garra
Bureta 25 mL
Bastão de vidro
PH
...