Tratamento de Esgotos Domésticos
Artigo: Tratamento de Esgotos Domésticos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: analuiza06162024 • 5/12/2013 • Artigo • 422 Palavras (2 Páginas) • 424 Visualizações
Tratamento de Esgotos Domésticos
Ana Luiza de Sousa da Silva
Nome do professor orientador
Resumo
O tema abordado irá relatar a situação atual de tratamento de esgoto doméstico no país e descrever alguns dos processos de tratamento.Serão abordados os processos químicos presentes nas reações de transformação da matéria orgânica e no tratamento de resíduos. A importância do estudo é notável considerando o envolvimento de um dos principais ciclos da vida, que é o da água, fundamental para a sobrevivência e sustento da saúde dos seres vivos e pelo equilíbrio do meio ambiente.
Palavras chave: Tratamento de esgoto doméstico. Esgoto. Esgoto doméstico
1. Introdução
Segundo KOTZ (2009) o tratamento de esgotos é uma atividade que envolve métodos de separação de misturas com o intuito de obter água com níveis aceitáveis de contaminação para ser lançada em rios, lagoa ou oceano. No Brasil, a ausência de tratamento sistemático de esgotos domésticos tem gerado sérios problemas ambientais e de saúde pública.
Após utilizadas para o abastecimento público, uma parcela significativa das águas retorna sujas aos cursos d’água e em muitos casos impróprias para diversos usos, como na agricultura.
A ausência de saneamento básico também provoca internações hospitalares e casos de morte associados à utilização e consumo de águas contaminadas. Como exemplos de doenças de veiculação hídrica pode-se citar a cólera, a hepatite infecciosa, a febre tifóide e a disenteria, assim a disposição adequada dos esgotos é essencial para a proteção da saúde pública.
A preservação do meio ambiente é outra importante razão para tratar os esgotos. A matéria orgânica presente na água contaminada pode causar a diminuição da concentração de oxigênio provocando a morte de peixes e outros animais aquáticos, ocasionando o escurecimento da água e exalação de odores desagradáveis.
Os processos de tratamento de águas contaminadas são divididos em dois grupos, os biológicos e os físico-químicos. As características do efluente a ser tratado determinam qual método será utilizado. A maioria dos métodos de tratamento são baseados em processos que ocorrem naturalmente, o objetivo principal de um sistema de tratamento é simular os fenômenos naturais em condições controladas. (MORTIMER e MACHADO, 2009).
2. Desenvolvimento
CARVALHO et al. (2001) caracterizaram o grupo segundo variáveis sociodemográficas..
(LÉBART e DREYFEIS, 1972)
Uma possibilidade consiste na seguinte estrutura:
apelido; nome próprio do autor; título completo do artigo (entre aspas); título completo da homepage (se aplicável, em itálico); endereço "http" completo; data da consulta ou a data da última actualização do documento (entre parênteses)
Eis alguns exemplos:
Gonçalves, Carlos Manuel;
...