Tratamento De Esgoto De Vespasiano
Casos: Tratamento De Esgoto De Vespasiano. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Pablo81 • 8/10/2013 • 901 Palavras (4 Páginas) • 1.516 Visualizações
1 INTRODUÇÃO:
Toda água usada deve ser coletada e canalizada de maneira conveniente para que seja afastada das comunidades. Nas zonas rural e suburbana, devem-se usar (pias, bacias, lavatórios, vasos sanitários etc.) e canalizações adequadas, que conduzem as águas usadas e os despejos á fossa séptica, aos sumidouros ou a sistemas simplificados.
As águas, já usadas de várias maneiras, contém uma séria de impurezas, inclusive matéria fecal, que pode transmitir muitas doenças ao homem. Essa água servida é chamada de esgoto, e o conjunto de elementos que a conduz a um destino correto é o sistema de esgoto sanitário.
Sobre o aspecto sanitário, o destino adequado dos dejetos humanos visa, fundamentalmente, ao controle e á prevenção de doenças a eles relacionadas. As soluções a serem adotadas terão os seguintes objetivos :
• evitar a poluição do solo e dos mananciais de abastecimento de água ;
• evitar o contato de vetores com as fezes;
• propiciar a promoção de novos hábitos higiênicos na população;
• promover o conforto e atender ao senso estético;
Além de haver o aspecto sanitário existe também o aspecto econômico porque devido o aparecimento de doenças infecciosas e parasitárias podem levar o homem a inatividade ou reduzir sua potencialidade ao trabalho.
2 DESENVOLVIMENTO:
A primeira unidade de um sistema de esgotos é a rede domiciliar. Esta coleta a água servida das pias, dos tanques e dos vasos sanitários e a encaminha para rua, onde existe uma rede própria para receber o esgoto , chamada rede coletora. O esgoto escoa por gravidade e procura sempre os pontos mais baixos, tendendo a chegar a um curso d”água (córrego, rio, lago, etc).
Vespasiano é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Pertence a região metropolitana de Belo Horizonte, segundo o ultimo censo 2010 é de 104.612 habitantes, com 95% de esgoto tratado , sendo um dos afluente do rio das velhas.
Por isso, ao longo dos cursos d”água do município são construídos redes que interceptam o esgoto, chamadas de interceptores. Instalados ao longo dos córregos e afluentes esses interceptores impedem o lançamento direto dos esgotos nesses mananciais. Esses esgotos são levados para as ETEs ( Estação de Tratamento de Esgoto ), unidades que aceleram os processos de purificação existentes na própria natureza. Através de processos biológicos, é feita a decomposição da matéria orgânica do esgoto antes de ele alcançar o curso d”água .
2.1 SISTEMA CONVENCIONAL – MUNICIPAL DE VESPASIANO – MG
Funcionamento :
• Coleta e transporte – o esgoto é recolhido e transportado através de encanamentos, que são chamados redes coletoras, interceptores e emissários.
• Gradeamento – ao entrar na ETE, o esgoto passa através de grades que impedem a passagem de todos os materiais grosseiros nele contidos, como, por exemplo, pedaços de pano, madeiras, latas, plásticos, etc.
• Desarenação – em seguida, o esgoto passa, em baixa velocidade, por canais, para que toda a areia nele contida seja sedimentada pela força da gravidade.
• Oxidação biológica - pela adição de oxigênio, as bactérias encontradas no esgoto reproduzem-se em grande quantidade e alimentam-se da matéria orgânica presente nele, formando os flocos biológicos.
• Decantação – os flocos biológicos formados na fase anterior sedimentam-se no fundo de um tanque, formando o lodo. O líquido resultante dessa separação já está pronto para ser lançado num rio ou lago, sem prejuízo para o meio ambiente.
• Recirculação do lodo – para que o esgoto atinja o grau de purificação desejado, é necessário que as etapas de oxidação biológica e decantação
...