Três fenômenos eletromagnéticos
Tese: Três fenômenos eletromagnéticos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sahory • 30/5/2014 • Tese • 927 Palavras (4 Páginas) • 325 Visualizações
Os três fenômenos eletromagnéticos
Eletromagnetismo é a parte da Eletricidade que estuda certos fenômenos nos quais intervêm corrente elétricas e campo, assim podemos chamar a esses de fenômenos eletromagnéticos.
Os fenômenos eletromagnéticos que a primeira vista parecem muitos numerosos, na realidade são três únicos:
Primeiro: Uma corrente elétrica, passando por um condutos, produz um campo magnético ao redor do condutor.
Segundo: Um condutor, percorrido por uma corrente elétrica, colocado em um campo magnético, fica sujeito a uma força.
Terceiro: Suponhamos que um condutor fechado, colocado em um campo magnético; a superfície determinada pelo condutor e a por um fluxo magnético, se, por uma casa qualquer esse fluxo variar, aparecerá no condutor uma corrente elétrica, chamado indução eletromagnética.
O Campo Magnético da Terra
O O Campo Magnético da Terra é como o campo magnético de um gigantesco ímã em forma de barra, que atravessa desde o Pólo Sul até o Pólo Norte do planeta. Mas é importante lembrar que o Pólo Norte Magnético da Terra tem uma inclinação de 11,5° em relação ao Pólo Norte Geográfico. Ou seja, os pólos magnéticos não coincidem com os pólos geográficos. Lembremos também que o Pólo Norte Geográfico também é inclinado em relação à linha perpendicular ao plano da órbita da Terra.
Magnetismo e Movimento de Eletrons
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_de_Faraday-Neumann-Lenz)
Em física e demais ciências naturais, magnetismo é a denominação associada ao fenômeno ou conjunto de fenômenos relacionados à atração ou repulsão observada entre determinados objetos materiais - particularmente intensas aos sentidos nos materiais ditos ímãs ou nos materiais ditos ferromagnéticos - e ainda, em perspectiva moderna, entre tais materiais e condutores de correntes elétricas - especificamente entre tais materiais e portadores de carga elétrica em movimento - ou ainda a uma das parcelas da interação total (Força de Lorentz) que estabelecem entre si os portadores de carga elétrica quando em movimento - explicitamente a parcela que mostra-se nula na ausência de movimento de um dos dois, ou de ambos, no referencial adotado.1 2 Há de se ressaltar que a simples observação de atração ou repulsão entre dois objetos não é suficiente para caracterizar a interação entre os dois como de origem magnética, geralmente confundindo-se com certa facilidade, aos olhos leigos, os fenômenos magnéticos e elétricos. Tais fenômenos elétricos e magnéticos, apesar de hoje saber-se estarem profundamente correlacionados, têm em princípio de naturezas certamente diferentes.
A teoria dos domínios do magnetismo
(Prof. Luiz Ferraz Neto (leobarretos@uol.com.br)
O relato de William Gilbert sobre suas primeiras experiências com ímãs naturais, publicado em 1600, talvez represente o primeiro estudo científico do magnetismo. Nos anos seguintes, as descobertas feitas por Coulomb, Oersted e Ampère aumentaram nosso conhecimento do comportamento dos ímãs e da natureza das forças magnéticas. Entretanto, os físicos acreditam que somente durante este último século é que começaram a compreender a verdadeira natureza do magnetismo. A opinião atual é que as propriedades magnéticas da matéria são de origem elétrica, resultante, talvez, dos movimentos dos elétrons dentro dos átomos das substâncias. Como o elétron é uma partícula eletricamente carregada, esta teoria sugere que o magnetismo é uma propriedade de uma carga em movimento. Se assim for, podemos explicar a energia associada às forças magnéticas usando leis conhecidas da Física.
Dois tipos de movimentos eletrônicos são importantes neste moderno modelo posto para explicar o magnetismo.
O Primeiro um elétron girando em torno do núcleo
...