Téc. De Negociação
Pesquisas Acadêmicas: Téc. De Negociação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: teteus • 13/6/2013 • 2.976 Palavras (12 Páginas) • 203 Visualizações
ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÃO SALARIAL
Você estaria preparado para uma resposta negativa?
Não, pois é claro que diante do meu preparo, das qualificações, dedicação, além do curso que estaria iniciando e também mostrando em números os ótimos resultados para a empresa, a expectativa de um aumento é altíssima, assim como os argumentos são fortes. A motivação para continuar realizando seu trabalho pode diminuir muito. Mostra que a empresa não está preocupada em ter pessoas qualificadas, e que suas divisões executem um ótimo trabalho, mas sim que os trabalhos sejam simplesmente feito, e que custe pouco.
Eu continuaria executando com excelência meu trabalho, porém, procuraria outro emprego que me oferecesse condições de crescimento maior, tanto profissional e salarial.
Qual seria sua reação?
Deixaria bem claro minha insatisfação em não ter conseguido o desejado aumento, demostrando mais uma vez meu resultado, dedicação, motivação para continuar a estudar, para perfeiçoar meu trabalho e que a empresa também ganharia com meu esforço.
Como administraria a situação?
Continuaria a executar meu trabalho com excelência e buscaria aumentar ainda mais os resultados, na tentativa de mudanças por parte dos gestores, ou tentaria outra colocação no mercado de trabalho.
Quais seriam seus argumentos nesta negociação para aumento salarial?
Bom, como argumento o curso que estou fazendo, que mostra que estou motivado a realizar meu trabalho com mais eficiência, a dedicação e empenho e meus resultados de meta atingidos, além da maior responsabilidade que estaria tendo.
ROTEIRO
Acreditamos que pedir o aumento não é tão difícil, nos dias de hoje, normalmente as empresas não te concedem aumento por com espontaneidade, mas vamos sempre pensar positivo, o não você já tem e alguns passos são importantes para conseguir seu objetivo.
Na opinião do grupo o primeiro passo será pesquisar o mercado, ou seja, se está realmente ganhando menos do que você vale, ter informações consistentes, pode ser uma pesquisa com amigos trabalhando em outras empresas, realizando a mesma função, seria ideal.
Suponhamos que realmente você esteja ganhando menos que o mercado oferece, ok vamos planejar a negociação: relatar a pesquisa de mercado, relatório do seu desempenho, expectativas de bom desempenho nas novas funções, claro, após o reajuste, o curso que acabou de iniciar para desempenhar melhor suas funções, valorize sua relação interpessoal e trabalho em equipe, indicar também que a única barreira que falta para sua motivação ser 100% seria o reajuste salarial, lembrar ele há quanto tempo está na Empresa realizando com excelência seu trabalho e quando foi seu último aumento (é óbvio que se você tem menos de um ano de Empresa, não há como iniciar uma negociação salarial), ou seja, mostrar ao seu Chefe que está fazendo a sua parte, convencê-lo de que você vale mais, que você realmente merece o reajuste (isto é fundamental no processo), no que ele consequentemente ele irá negociar com o Diretor de Recursos Humanos.
Acreditamos também que o dia e horário certo para ter esta conversa com ele, tem que ser levado em conta em seu planejamento estratégico, se conversar com ele num dia de mau humor ou apressado, as chances de conseguir são praticamente nulas.
Algumas perguntas para você mesmo, também merecem atenção:
Qual a política de remuneração da Empresa? Existe um plano de carreira dentro da Empresa? Quais são minhas chances de crescimento? Qual o patamar máximo de salário que poderei atingir? Diante destas respostas, você poderá planejar melhor sua negociação salarial.
O que não podemos fazer?
- Prepare-se para uma negativa: ou procurar outra colocação no mercado ou voltar a falar com ele em outra oportunidade.
- Não use argumentos pessoais como: precisa pagar casa, carro, escola do filho, etc, argumente seu valor profissional.
- Não inicie sua conversa no corredor, no cafezinho, no happy hour, agende com ele um dia e horário.
- Não vá direto ao assunto, inicie a conversa com seu desempenho profissional e suas expectativas de crescimento.
- Não invente uma proposta de outra Empresa, corre o risco dele dizer: ‘Aceite.
Resumindo, seu Chefe precisa ser convencido que você merece um reajuste salarial.
DIFERENTES DEFINIÇÕES DE NEGOCIAÇÃO
CONCEITO DE NECOCIAÇÃO NA VISÃO DE MAX H. BAZERMAN E MARGARET NEALE
Os autores, que são especialistas nesta "arte", defendem o conceito de que nem sempre receber um "sim" é a melhor alternativa em uma negociação. Uma ideia muito interessante: certas vezes, pode ser melhor não fechar o acordo, ou seja, o melhor acordo possível nem sempre será um bom acordo.
Para Bazerman e Neale, uma negociação não deve ter como objetivo principal (e final) "chegar ao sim". Eles estudaram diversos fatores envolvidos no processo como perícia, emoção, honestidade, negociadores múltiplos, negociação por meio de terceiros, participação em concorrências e negociação por meio de ação.
CONCEITO DE NEGOCIAÇÃO NA VISÃO DE KOZICKI (1998)
Negociação é a arte de se alcançar um acordo, resolvendo as diferenças por meio do uso da criatividade. Envolve dois lados tentando chegar a um acordo, uma solução que, idealmente, deixará ambas as artes felizes – a clássica solução ganha-ganha. Ela é composta por três variáveis principais: informação, tempo e poder. Além dessas três variáveis, destacamos a importância da comunicação, busca pelo retorno, satisfação das necessidades e solução de conflitos, pois uma boa negociação é a soma de todos esses fatores.
ANEXOS
1) CONCEITO DE NEGOCIAÇÃO
Introdução
A negociação é uma constante dentro da atividade gerencial, e ocorrem-nos mais diversos planos da vida de um individuo, no campo
...