Técnica De Negociação
Casos: Técnica De Negociação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MLSan • 25/4/2014 • 1.749 Palavras (7 Páginas) • 249 Visualizações
Universidade Anhanguera – UNIDERP
Centro de Educação a Distância
FACNET/DF
Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Tutora a distância: Profª.
Professor Presencial: Douglas Duarte Moniz
Desafio Profissional
Técnicas de Negociação e Comportamento Organizacional
TAGUATINGA / DF, 28 DE MARÇO de 2014.
INTRODUÇÃO
O comportamento organizacional é o estudo da estrutura do funcionamento e do desempenho das organizações, bem como o comportamento dos grupos e indivíduos dele. Técnicas de negociação é uma comunicação entre duas partes que buscam fazer o melhor acordo através de ações decididas entre elas.
O comportamento organizacional é um aspecto relevante sobre pessoas que investigam o impacto que indivíduos, grupos e estrutura, têm sobre o comportamento dentro das organizações, em uma negociação pode ocorrer alguns conflitos, opiniões diferentes, e a não concordância com o é que proposto ou determinado pela outra parte, mais com o uso da informação, do poder e do tempo, é possível obter sucesso para ambas, pondo em pratica a negociação.
O objetivo desta pesquisa e contribuir para a inovação nas organizações. Segundo (Caravantes Kloeckner, 2008) uma das mais difíceis mudanças é a demográfica, pois esta apresenta atualmente o envelhecimento progressivo da sociedade intervindo nas atividades das organizações.
Na primeira etapa desta pesquisa iremos conhecer a personalidade de cada negociador podendo assim saber mais sobre a vida de cada um. Logo após iremos notar as habilidades de cada negociador, para continuarmos no assunto iremos analisar a situação e o planejamento de cada lado, lembrando que ao analisarmos a situação e planejamento temos que analisar o clima e a cultura organizacional, deste tema irá falar a etapa quatro da nossa pesquisa, as duas últimas etapas falará da prévia da 1º reunião e da reunião do planejamento e negociação final. Assim concluímos nossa pesquisa de negociação e comportamento organizacional.
1 – Mapeamento do perfil das partes
1.1 Perfil dos moradores
Líder: Carlos Henrique
Formação: Administrador
Objetivo: Impedir a construção da Gravadora
Alegação: Perturbação da ordem Pública
Argumentos: Barulho, Segurança e infraestrutura (trânsito).
Informações relevantes: Público conservador e questionador, que preza tranquilidade, sendo que a maioria são pessoas de 3ª idade.
Estímulos a Negociação: Tem a ideia fixa de que o bairro não necessita dos progressos advindos deste empreendimento.
1.2 Perfil do Negociador - A Gravadora
Negociador: Jorge Andrade
Formação: Estrategista de Negócios/Experiência em negociar em meio a conflitos.
Objetivo: Obter a liberação do empreendimento e instalar a gravadora no bairro.
Alegação: O progresso é inevitável
Estímulos a Negociação: Pode contribuir para melhorias no bairro, desde que, a negociação seja com benefícios para todos.
2 – Habilidades essenciais dos negociadores
2.1 – Gravadora
ESTILO CARACTERÍSTICAS TÁTICAS
Amigável Cooperativo, simpático. Acredita no relacionamento de confiança. É influenciado pelo bom "espírito esportivo". Cordialidade e paciência.
2.2 – Moradores
ESTILO CARACTERÍSTICAS TÁTICAS
Restritivo Não é cooperativo. Visa à obtenção de ganho independentemente do resultado para a outra parte. Age de acordo com seus interesses. Coerção, medo e ameaça.
3 – Análise da situação e Planejamento
Negociação é um processo de comunicação bilateral com o objetivo de se chegar a uma decisão conjunta, sob o prisma sistêmico esta o fato todos de compreender os elementos que influenciam e causam impacto sobre a negociação., permitindo que haja uma negociação ganha- ganha. Segundo (Caravantes; Caravantes Kloeckner, 2008) uma das mais difíceis mudança é a demográfica , pois esta apresenta atualmente o envelhecimento progressivo da sociedade intervindo nas atividades das organizações.
E é exatamente assim o local onde a gravadora pretender se instalar, num bairro novo de classe média e com uma população predominantemente de terceira idade, onde o progresso já não faz tanta diferença, a partir daí criou-se o conflito entre ambos, apesar de ser um bairro novo e esta precisando de melhorias a associação dos moradores representada pelo o Sr. Carlos Henrique alegam que a instalação da gravadora causará uma desordem pública, pois prezam pela tranquilidade, silêncio que o local atualmente propicia.
Utilizando-se dos modelos de C. G. Jung um dos mais importantes estudiosos em relação a solucionar conflitos, foi feito a seguinte análise:
- A associação de moradores representada pelo Sr. Carlos Henrique fazem o perfil restritivo, amigável e Confrontador, pois apesar da coerção do medo e da ameaça acreditam no bom relacionamento e que podem chegar a um acordo favorável.
- A gravadora representada pelo Sr. Jorge Andrade adota um perfil semelhante ao da associação, assim conhecendo o modelo com o qual vai ter que negociar, ficou mais fácil para a gravadora planejar sua negociação e conseguir a liberação para a instalação da gravadora, fazendo a seguinte proposta;
- A gravadora se responsabilizara pela melhoria da iluminação, urbanização e sinalização do bairro, logo após a proposta ser aceita.
- Criação de ambientes voltados par ao lazer e diversão.
-
...