Técnica coleção de bonecas
Seminário: Técnica coleção de bonecas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Alexandre2304 • 28/9/2013 • Seminário • 368 Palavras (2 Páginas) • 566 Visualizações
Cap.12-Técnica coleção de bonecas: um dos objetivos dessa técnica é verificar na criança a vinculação com uma situação nova e desconhecida.
‘H’ está iniciando o processo de alfabetização.
Cap.13-Coleção papel de carta: objetiva detectar os aspectos afetivos, cognitivos e emocionais (subjacentes a aprendizagem).
’H’ apresenta dificuldades de aprendizagem, principalmente em relação à leitura e escrita.Tem dificuldade na formação de sílabas e na memorização das mesmas, faz trocas silábicas e possui um vocabulário precário, ou seja, apresenta poucos recursos verbais e também escreve as palavras, usando apenas as vogais.Se isola das outras crianças, não expõe suas idéias em sala de aula, apresenta alterações de humor com os colegas, é pouco tolerante e evita trabalhos em grupo. Na hora do lanche permanece sozinho Não tem contato com os irmãos.
Cap.14-Técnica do “eu” ideal e real: levanta os aspectos afetivo-cognitivos, detecta por meio da projeção no desenho como a criança se percebe, verifica o afeto na questão do amor próprio, aceitação ou rejeição, analisa o desenho do ponto de vista (maturacional).
A mãe de ‘H’, muito angustiada, disse que tenta ajuda-lo em casa com as tarefas escolares, mas, logo desiste porque o filho não é capaz de compreender as instruções da atividade, mesmo que a mãe leia e explique detalhadamente. Com isso, ‘H’ fica muito nervoso e começa a criticar-se dizendo que é burro e que não vai conseguir aprender. Quando a mãe vai buscá-lo no colégio, diz que todos os alunos tiram 10 nas provas enquanto ele tira zero.
Cap.15-Técnica psicopedagógica do desenho livre: verfica aspectos afetivos, cognitivos, motores e emocionais, analisa a produção do sujeito em relação á produção de crianças da mesma série, observa o desenho como um todo e o interpreta levando em consideração as hipóteses levantadas em outras técnicas.
‘H’ mostra-se em ritmo diferente (mais lento) em relação aos demais alunos da mesma série, sendo que grande parte dos outros alunos estão lendo e escrevendo algumas palavras dissílabas além do próprio nome, o que não acontece com ‘H’. Ele destaca-se em relação aos demais alunos no que se refere à altura, sendo mais baixo do que os outros. Ainda segundo a escola, ‘H’ se dispersa freqüente durante as aulas e apresenta um comportamento regredido para sua idade cronológica.
...