Técnicas de Negociação
Projeto de pesquisa: Técnicas de Negociação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: guilhermefnd • 11/6/2013 • Projeto de pesquisa • 1.167 Palavras (5 Páginas) • 353 Visualizações
Curso Superior Tecnologia em Recursos Humanos
Atividade Práticas Supervisionadas
Disciplina: Técnicas de Negociação
Prof. William Rosa
Acadêmicos:
Cristina N. S. Geraldo- RA: 435552
Raquel Carvalho- RA: 436263
Guilherme Fernandes- RA: 436934
Michele da Santana- RA: 437667
Maria Lima da Silva- RA: 435051
Santa Cruz/RJ
2013
Acadêmicos:
Cristina N. S. Geraldo- RA: 435552
Raquel Carvalho- RA: 436263
Guilherme Fernandes- RA: 436934
Michele da Santana- RA: 437667
Maria Lima da Silva- RA: 435051
Atividade Práticas Supervisionadas
Disciplina: Técnicas de negociação
Prof. William Rosa
Titulo: Técnicas de Negociação.
Atividade Avaliativa: Atividade Prática Supervisionada apresentada ao Curso Superior Tecnologia em Recursos Humanos da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação da Disciplina Técnicas de Negociação para a obtenção e atribuição de nota.
Santa Cruz/RJ
2013
INTRODUÇÃO
A negociação empresarial é um enfoque sistêmico e com visão estratégica, no qual é a apresentada a proposta de um modelo para tornar as negociações mais estratégicas e abrangentes, é o uso da informação e do poder a fim de influenciar o comportamento humano. É um processo onde duas ou mais pessoas se desligam de seus propósitos e entram em divergências, onde muitas das vezes não conseguem chegar a um acordo, onde podemos ver as variações nos processos.
Diferentes Definições de Negociação:
Para nós após a leitura sugerida, foi em comum acordo a definição de que Comportamento Organizacional é a forma humana de assistência ao quadro funcional de uma empresa. É onde há a abordagem de conceitos e princípios que beneficiem a estrutura da organização, avaliando aspectos como motivação, liderança, satisfação pessoal e no trabalho, empenho e eficiência. Dado que é uma ciência respaldada na Psicologia, sociologia e antropologia acreditaram que Comportamento Organizacional é força motriz para o alcance de metas de uma empresa através do olhar de sua gestão para a individualidade de seus membros afim de um melhor encaixe funcional e investimento direcionados não só ao treinamento e aperfeiçoamento das habilidades como também para benefícios motivacionais.
1.3 - Conceitos de Negociação
Introdução:
“Negociação é um campo de conhecimento e empenho que visa à conquista de pessoas de quem se deseja alguma coisa” (Francisco Barnabeu-2008). Essa é uma das definições que consideramos em nosso trabalho. Mas de fato é a melhor? Desenvolvemos um trabalho sobre conceito de negociação que aprofunda sua definição, que possivelmente vai além de apenas ganhar ou deixar de ganhar algo. Não pretendemos ter um conceito único e absoluto sobre o assunto, mas ansiamos abrir e diversificar a temática, para não só aprendermos sobre a questão, mas abranger o conhecimento, trocar informações, avaliar o conceito e ampliar nossa visão e discernimento. Visto e pontuado nossas motivações, precisamos desenvolver estratégias para alcançarmos o que pretendemos.
Desenvolvimento:
Negociação não é um tema tão complexo na sua definição, mas também não é tão simples em seu processo. Alguns dos conceitos mais comuns relacionam a negociação como apenas uma tentativa de obter alguma coisa. É uma consideração direta e realista. Mas para uma negociação com fins tão objetiva, descobrimos que há dentro dele o processo de negociar e que de fato o que define e resume a negociação, são os elementos desse processo. O ponto de partida logicamente é a necessidade de ter uma causa, um desejo, uma perspectiva, vontade, interesse em algo. Ter uma meta, definimos isso como o “por que” da negociação. De fato sem esse “porque” negociar não existe ou não tem objetividade.
Para ACUFF (1993, p.21): “a negociação é o processo de comunicação com o propósito de atingir um acordo agradável sobre diferentes ideias e necessidade”. Citamos a comunicação como parte fundamental na estratégia de negociação. Entendemos que não é somente nos comunicarmos quanto as nossas necessidades, mas investigar e avaliar as formas de comunicação das partes que participam desse processo. “Dentro dessa comunicação, a ética, cultura, histórico, informações e características da mesa são levados em consideração e atribui ao processo respeito e jogo limpo”, é possível estabelecer a reunião um clima mais ameno, pacificado
...