Técnicas em negociação
Resenha: Técnicas em negociação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Rafayasmin • 14/4/2013 • Resenha • 557 Palavras (3 Páginas) • 292 Visualizações
Técnicas em negociação
Negociação na Vida Pessoal
No carnaval estava com planos de ir para Fatima do Sul, e minha mãe não queria deixar, pois era de menor e iriamos ficar três dias, então como ela tem um camelo e estava cansada, eu me propus a ficar no camelo enquanto ela descansava desde que ela deixasse eu ir, e foi o que aconteceu acabei indo ao carnaval. Eu ganhei a felicidade e ela ganhou o descanso.
É bem mais fácil, pois ambos negociadores se conhece, e com isso a comunicação vem a ser maior e bem melhor até se chegar a um acordo.
Com certeza auxilia, pois você já conhece seu oponente, sabe as técnicas que ele utiliza durante a negociação, mexer com o psicológico, sabe se expor perante a ele.
Certeza os dois lados ganha, pois os tipos de negociações em família, e assim leva suas propostas e o outro impõe as regras.
Conceitos de Negociação
Negociação é o processo de buscar aceitação de ideias, propósitos ou interesses visando melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação consciente de que foram ouvidas, e que tiveram oportunidade de apresentar toda a sua argumentação e que o produto final seja maior do que a soma das contribuições individuais. A arte de negociar está sempre presente desde ir comprar uma carne á grande decisões de investimentos.
Quatro conceitos de negociação:
Legitimidade
É um pressuposto básico e realista de possibilidade, alcance e realização do objetivo, assim como das possíveis alternativas para sua consolidação. Metas exageradas ou acanhadas são um dos mais complicadores de legitimidade. É preciso ser um realista, estudar o ambiente intra e extra da negociação ajustando ao factível, possível de ser alcançado de dentro de ações buscando um alcance realista dos resultados.
Informação
Seja de que área for o negociador, ele é um profissional que administra o máximo de informação possível, tanto de dentro quanto de fora, utilizando para o balizamento e exploração de sua posição no evento. Melhor quem negocia quem melhor gerencia a informação obtida e disponibiliza sobre o movimento de encontro, nunca se deve dar continuidade a um processo negocial sem que toda informação esteja sob seu efetivo controle.
Tempo
Quem administra seu tempo esta no comando do evento, estabelece uma agenda de negociação com o “oponente” é o primeiro passo e poderá facilitar muito ao controle temporal. Devera especificar nessa agenda não somente os itens a serem discutidos como o responsável por cada um deles e a duração prevista de cada discussão, não se deve ir para uma negociação sem que tenha tido tempo para criteriosa preparação e planejamento, derivadas de urgências ou imprevistos são, na verdade, uma restrição ao tempo e comprometem os resultados.
Poder
Quando
...