Tópicos De Atuação
Monografias: Tópicos De Atuação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gilssilv • 2/11/2014 • 4.742 Palavras (19 Páginas) • 331 Visualizações
TÓPICOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Módulo I
Gestão de Carreira.
A finalidade desta disciplina é ajudar o graduando ao concluir o bacharelado em Administração de Empresas a refletir sobre:
E agora o que vou fazer?
Continuar estudando?
Fazer o que?
MBA. Pós-graduação estrito senso, lato senso, mestrado profissional, mestrado, doutorado?
Melhorar no emprego?
Mudar de emprego?
Qual a minha empregabilidade?
Qual o meu projeto de vida?
E várias outras questões.
Um dos objetivos de qualquer profissional é ser bem sucedido profissionalmente e como atingir tal objetivo?
Para a maioria das pessoas, o sucesso profissional tem a ver com o exercício de uma atividade como empregado do setor privado, funcionário público, autônomo ou empresário que seja econômica e psicologicamente satisfatória, que proporcione uma contribuição para a sociedade e que sustente uma vida pessoal e familiar saudável.
No atual século, as mudanças fazem parte do dia a dia das organizações e das pessoas. A busca pela excelência permeia as estratégias organizacionais de todos os setores: privado, público e não governamental,
Uma organização é estruturada como uma rede de informações, incentivando a virtualidade, ligada à sua força de trabalho e seus clientes, usuários e beneficiários, espalhados por localidades diversas.
Os locais de trabalho foram, estão ou serão descentralizados. O lar adquire um novo sentido, com a sala de estar tendo um computador, notebook e/ou tablet para trabalho, lazer e educação. As pessoas estão ou serão envolvidas em projetos que terão início, meio e fim. Terminado um serviço passarão para outro, na mesma organização, em outra e até mesmo em casa ou em escritórios de pequeno porte, em tempo parcial, temporário ou trabalho remoto.
As organizações privadas, públicas e não governamental (Terceiro Setor) na transformação para um regime virtual, eliminam postos de trabalho de baixo valor agregado e aqueles que não adicionam efetivamente valor à cadeia produtiva.
Assim as organizações estão ou estarão adotando como práticas básicas:
v Qualidade, para garantir atratividade, confiabilidade e segurança nos seus produtos/serviços;
v Custo sob controle, com preços e tarifas justas, que cubram os custos e resultem em lucros ou superávits monetários;
v Inovação, com empenho permanente em criar e aperfeiçoar produtos/serviços;
v Velocidade na implantação de suas estratégias e desencadeamento de suas ações operacionais.
As regras do jogo empresarial estão mudando e continuarão mudando, expondo outras facetas da vida de empregados, empresários, executivos, gerentes, consultores. Como seres humanos normais os profissionais convivem
Aflora a necessidade de buscar em suas atividades profissionais, algo acima da própria excelência profissional: a própria excelência de vida.
Assim o sucesso passa a ser função de competência (saber fazer), de motivação (querer fazer) e de criatividade (fazer mais com menos). Toda a energia pessoal deverá ser direcionada para um foco único: a própria excelência na vida.
“Nada existe de permanente, a não ser a mudança”.
(Heráclito)
Modificações ocorridas nas últimas décadas no trabalho reforçam a necessidade de um novo modelo de carreira, que exige das pessoas a atenção com o desenvolvimento de novos conhecimentos, habilidades e atitudes.
De acordo com DUTRA (2012) além das pressões das empresas para a gestão de carreira percebe-se uma maior pressão do ambiente social para que as pessoas se preocupem com o planejamento das suas carreiras. Alicerça tal postura em função dos seguintes argumentos:
Variedade das oportunidades profissionais em função da globalização, das novas tecnologias, do achatamento das estruturas organizacionais e novos perfis de produtos e serviços exigindo um profissional mais eclético;
Predomínio do mote que cada vez mais o ser humano tem competência para gerir a sua própria carreira;
Exigência social de crescimento permanente, de maior autonomia profissional, tornando o ser humano mais competitivo até consigo mesmo.
Torna-se importante que cada um saiba o que é carreira e uma pesquisa da teoria vai apresentar alguns conceitos importantes que Dutra (2012) sintetiza:
Como um conjunto de estágios e transições oriundos das pressões sobre a pessoa, advindas dela própria e do próprio ambiente; Como resultado de um relacionamento entre o ser humano e a própria organização, considerando as perspectivas de ambos;
Como elemento de uma negociação de expectativas individuais e organizacionais. Estas observações levam a uma reflexão “planejar ou ser planejado”. O que conduz o ser humano a uma elaboração de um projeto de carreira que deve estar conciliado como um projeto de vida.
1) -Projeto de Vida
“Quem não sabe encontrar o caminho para seu ideal, vive de um.
modo mais leviano e insolente que o homem sem ideal”.
(Nietzsche).
Daqui para frente as carreiras serão construídas por trajetória descontínuas e caracterizadas por maior instabilidade daí a necessidade de um projeto de vida, que deve ser continuamente ajustado aos novos cenários.
Alguns modelos de projeto podem ser encontrados, mas neste livro a opção foi pelo modelo preconizado por BARDUCHI (2010), associado a um projeto de carreira (DUTRA 2012), adaptação pelo autor.
Uma observação a ser materializada em todo o planejamento do projeto, não deixe de colocar tudo por escrito para permitir a prática do PDCL (Plan, Do, Check, Learn).
“Projeto de vida e carreira é uma visualização antecipada da vida e da carreira que deseja.”
Passo um:-
Quem é você?
Quais
...