Uma Abordagem Integrada Da Aprendizagem
Monografias: Uma Abordagem Integrada Da Aprendizagem. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lili27 • 5/10/2013 • 940 Palavras (4 Páginas) • 537 Visualizações
SÍNTESE REFLEXIVA
A leitura do texto nos leva a perceber que para ensinar, devemos entender que há um elo entre todas as disciplinas a serem trabalhadas e que os educadores devem desenvolver atividades focando na área que ele pretende afetar a criança, promovendo assim, o rompimento das barreiras entre as disciplinas e trabalhando a interdisciplinaridade.
O principal objetivo das abordagens integradas é exatamente esse, promover esse elo, visando o conhecimento global. A literatura, a arte, a matemática, a música, entre outras disciplinas ajudam a criança em todos os aspectos, seja no raciocínio, na parte motora e até na sua criatividade.
Dessa forma, percebemos que o campo de conhecimento é bem extenso e por isso, o aluno deve ser instigado a experimentar toda essa diversidade, desenvolvendo-se de acordo com sua capacidade e maturidade. Segundo o texto, “ quanto mais fazemos essas conexões nos diferentes estilos de aprendizagens, as crianças formam vias neurológicas mais sofisticadas em seus cérebros, aumentando a retenção de conceitos”. Além disso, proporciona-se a ela adquirir conhecimento de forma mais dinâmica e prazerosa.
Em cada conteúdo trabalhado, consegue-se causar na criança sensações diferentes, levando-a a assimilar os conceitos aprendidos. A música, por exemplo, pode provocar diversas sensações positivas na criança. A letra, o ritmo e a melodia, se trabalhados de forma criativa e dinâmica contribuem para a facilitação da aprendizagem, tornando-a permanente. À medida que o aluno se lembra da letra, os conceitos trabalhados nela vão se internalizando em sua memória. O elo com a literatura também se faz muito importante, a partir do momento que a criança encontra situações familiares em situações novas. É muito interessante incentivá-las a escreverem ou contarem suas experiências vividas usando sua inteligência e criatividade. Enfim, o conhecimento deve ser focado na estimulação de todas as áreas da educação, através da integração das experiências científicas.
2- Relação entre o texto “Uma abordagem integrada da aprendizagem” e a história de Bintou.
A intertextualidade existente entre As tranças de Bintou e o texto se faz no momento em que Harlan diz que “ao permitimos que as crianças percebam os conceitos mais abstratos funcionando na realidade de seu mundo familiar, forja - se outro elo significativo da aprendizagem”, pois a história conta sobre uma criança que apresentava preconceito e descontentamento em usar sempre birotes e sonha em ter tranças. Ela não consegue o que quer, pela tradição de sua tribo que diz que as crianças só podem usar birotes. Nesse momento, há a intervenção da avó, que lhe explica o porquê das tradições e lhe convence que seus birotes são lindos e que um dia ela poderá usar tranças. Essa situação nos prova que as experiências familiares, assim como as científicas, passam de geração em geração.
A partir da história percebemos também a valorização da diversidade cultural, mostrando a riqueza de conhecimento e valores dos afro-descendentes. Assim, levamos a criança a perceber que cada povo tem sua origem, sua história, seus costumes e que tudo isso deve ser respeitado e valorizado.
A história nos permite também abordar componentes da identidade das crianças desde as diferentes fases da vida: infância, juventude,fase adulta e as características de cada uma. Faz uma comparação entre as culturas: As meninas do Brasil podem usar tranças, na tribo de Bitou não. A figura da avó é mostrada como sinônimo de sabedoria. Vários nomes desconhecidos dos brasileiros são listados na história. Dessa forma, observamos que com “As tranças de Bitou”, podemos fazer um elo
...