UMA ABORDAGEM INTEGRADA DA APRENDIZAGEM AS TRANÇAS DE BINTOU
Trabalho Universitário: UMA ABORDAGEM INTEGRADA DA APRENDIZAGEM AS TRANÇAS DE BINTOU. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: simonedefatima • 9/5/2013 • 1.521 Palavras (7 Páginas) • 842 Visualizações
1 APRESENTAÇÃO
Este trabalho está sendo organizado para criança de 04 anos de idade. O objetivo é como podemos utilizar este recurso de contar história na educação dessas crianças, e como ela pode ser significativa no eixo ensino/aprendizagem. Para realizar foi feita uma pesquisa com algumas crianças em uma Instituição Infantil, para saber se elas gostavam de ouvir história, foram unânimes em afirmar que gostavam. A vantagem de contar história é que ela contribui para o desenvolvimento cognitivo da criança, pois desperta a fantasia, onde várias áreas podem ser trabalhadas na fase em que vivem.
Também foi abordada a importância de conhecer o livro, para que criem o hábito de ler e formar no futuro leitores.
A socialização e o aprendizado dessas crianças com a leitura estão presentes na rotina dessa Instituição, pois é um momento mágico, entre aluno e professor.
Foram usados vários recursos para contar a história, para que posteriormente, podemos alcançar o objetivo proposto.
Livro escolhido: Menina bonita do laço de fita
Autora: Ana Maria Machado –
Ilustrações: Claudius
Editora ática
Menina bonita do laço de fita
“Era uma vez”... uma menina linda, os olhos pareciam duas azeitonas pretas brilhantes, os cabelos eram enroladinhos e bem negros, a pele era escura e lustrosa, que nem o pelo da pantera negra, a mãe da menina gostava de fazer trancinhas no cabelo dela e enfeitar com laços de fita coloridas. Parecia uma princesa das terras da África, ou uma fada do Reino do Luar. Havia um coelho bem branquinho, com olhos vermelhos e focinho nervoso que achava a menina a pessoa mais linda. - Quando eu casar quero ter uma filha pretinha e linda que nem ela... Um dia ele foi até a casa da menina e perguntou qual é o teu segredo para ser tão pretinha? A menina não sabia, mas inventou: - Ah deve ser porque eu caí na tinta preta quando era pequenina... O coelho saiu dali, procurou uma lata de tinta preta e tomou banho nela. Mas aí veio uma chuva e lavou todo aquele pretume, então ele voltou lá na casa da menina e perguntou outra vez:- A menina não sabia, mas continuava dizer que tinha tomado muito café, dizia que tinha comido muita jabuticaba, mas nada disso deu certo para o coelho. Quando a mãe dela que era uma mulata linda e risonha, resolveu se meter e disse: - Artes de uma avó preta que ela tinha... Aí o coelho, viu que a mãe da menina devia estar mesmo dizendo a verdade, porque a gente se parece sempre é com os pais, os tios, os avós e até com os parentes tortos. E se ele queria ter uma filha pretinha e linda que nem a menina tinha que procurar uma coelha preta para casar. Assim ele fez casou e tiveram vários coelhos entre eles uma pretinha que era afilhada da menina bonita, e quando a coelha sai e alguém lhe perguntava qual era o segredo de ser tão pretinha ela respondia que era conselhos da mãe da sua madrinha...
A história escolhida é adequada à faixa etária da criança, por ser curta, com personagens marcantes, com ilustrações ativas ao enredo.
A razão da escolha do livro foi por ter uma linguagem didática uma riqueza de detalhes, despertando a imaginação e a criatividade da criança.
Apos contar à história o que se pretende alcançar é que as crianças se apropriem de valores como o respeito a si e aos outros, pois elas estão no período pré-operatório.
ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Durante muito tempo os espaços dos centros de educação infantil foram idealizados para promoverem a segurança da criança, além da preocupação com a higienização. Atualmente, o desafio tem sido o de organizar os espaços para que possam contribuir com o trabalho do educador no processo de ensino/aprendizagem. Para que tenhamos uma educação de qualidade é importante que a ter organização, não se esquecendo do desenvolvimento da criança já que ela contribui de forma efetiva numa educação de qualidade, pois, o espaço educa, e devemos considerar a forma como se dispõem os móveis, os brinquedos, o local do banho, local de refeições e o local onde podemos contar história.
A qualidade na educação infantil tem que ter uma gestão de qualidade formação de professores, e interação família- escola.
A relação entre escola e família, os contextos desses dois âmbitos definem o modo de viver das crianças, já que é nesses âmbitos que os discursos e ideias determinarão esse sujeito e sua percepção de mundo.
RELATO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA
A história escolhida: A menina bonita do laço de fita foi contada em uma Instituição no horário da tarde para algumas crianças de 04 anos.
...