Uma análise do discurso da presidente Dilma Rousseff na Copa do Mundo da FIFA 2014 no Brasil ATPS:
Artigo: Uma análise do discurso da presidente Dilma Rousseff na Copa do Mundo da FIFA 2014 no Brasil ATPS:. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: claudiatullio • 19/9/2014 • Artigo • 279 Palavras (2 Páginas) • 413 Visualizações
A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF NOS DISCURSOS PRESIDENCIAIS DURANTE A COPA DO MUNDO NO BRASIL 2014
O presente trabalho analisa os discursos pronunciados pela Presidente Dilma Rousseff durante a Copa do Mundo em 2014 no Brasil. O corpus constitui-se do discurso de abertura da Copa, realizado em 10/06/2014, do discurso de entrega simbólica da Copa do Mundo do Brasil para a Rússia, em 13/07/2014 e das Palavras da Presidenta da República, Dilma Rousseff, no balanço da Copa do Mundo FIFA 2014 no Brasil, em 14/07/2014.
Cabe ressaltar que antes mesmo da realização da Copa havia um clima de insatisfação e revolta popular acerca do governo devido à situação precária da educação, da saúde, do transporte público e aos altos investimentos realizados a fim de possibilitar ao país sediar o evento esportivo mencionado. Mobilizações e manifestações sociais agitaram quase todas as cidades brasileiras, inclusive com eventos de vandalismos.
Porém, o auge de tais insatisfações foi com as manifestações populares durante os jogos em que a presidente esteve presente. O paradoxo nacional se instaurou: cantava-se o hino brasileiro com ardor e ao mesmo tempo a grande maioria presente nos estádios vaiava a presidente, delineando para as nações uma possível instabilidade política.
A metodologia empregada utilizou o método hipotético dedutivo, com a hipótese de que a identidade se constrói a cada momento, pesquisa qualitativa, bibliográfica centrada em Woodward (2000), Hall (2000), Fairclough (2003) e Silva (2000) e a pesquisa documental dos discursos acima citados.
A análise do corpus foi elaborada a partir dos postulados da Análise Crítica do Discurso, considerando-se as marcas ideológicas, argumentativas e a intertextualidade, e os Estudos Culturais quanto às noções de identidade e diferença.
...