Uma variedade de cultura da nação brasileira
Artigo: Uma variedade de cultura da nação brasileira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vanessaber • 20/8/2013 • Artigo • 634 Palavras (3 Páginas) • 425 Visualizações
De acordo com a leitura realizada do PCN volume 10, evidencia-se que a nação brasileira possui uma Pluralidade Cultural, ou seja, são diversas as culturas existentes; podendo se estender pelas diversas religiões (católicas, protestantes, ateus, budistas, espíritas); nacionalidades (japoneses, espanhóis, brasileiros, europeus, entre outros); a cor da pele (mulatos, negros, brancos, pardos, amarelos). Com isso, temos uma riqueza cultural, oriunda de vários povos, costumes, tradições, educação e valores, que são percebidas em nosso dia-a-dia.
Essas diversas culturas, possuem um papel primordial no processo de identidade do nosso país, pois temos que aprender a valorizar essas diferenças, tornando-a uma característica cultural dentro do mundo em que estamos inseridos.
O Multiculturalismo retrata e descreve que existem inúmeras culturas em um local, porém, com a predominância mínima de uma cultura específica, onde se acaba percebendo a cultura local, independente de outros povos ou culturas que ali possam existir. Assim, temos até hoje, o preconceito presente com as etnias, raças, religiões, cor de pele, cultura, deficientes físicos, mentais e intelectuais, diferenças sociais, ao qual, tentam-se meios de defesa por meios legais, onde todos possam viver essas diferenças e desigualdades com harmonia e respeito. Porém, ainda estamos muito longe de eliminarmos por completo toda essa discriminação em relação às pessoas tidas como diferentes em nossa sociedade.
Fica evidente, que desde o início da história, nota-se a diversidade, com a destruição dos povos indígenas antes da chegada dos portugueses ao Brasil, posteriormente lutas e violência referente à escravidão, a pobreza que vive dia-a-dia junto com a riqueza na sociedade. Enfim, a Pluralidade Cultural torna-se constante na luta pelos Direitos Humanos e nas relações de democracia no País.
A Escola possui papel fundamental em instruir e formar alunos conscientes com as diversidades, mostrando a todos que sempre estaremos diante de pessoas com variadas culturas, raças, cor, nacionalidade, maneira de viver e o respeito deve ser primordial nessas relações.
Na sociedade em geral, encontramos diversas manifestações de preconceitos, ainda que seja de maneira involuntária ou inconsciente. Isso retrata violação dos Direitos Humanos, sofrimento e constrangimento as pessoas.
De acordo com a 5ª da carta de Magna, diz: “Todos são iguais perante a lei sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.
A escola deve trabalhar com os alunos o reconhecimento de seus Direitos Humanos que são pautados nas leis, afim de que compreendam e valorizem a solidariedade e o respeito mútuo.
Acreditamos que há importantes ações efetivas a serem tomadas, tais como:
Conhecer a diversidade cultural brasileira para compreender sua origem e respeitar as diferenças.
Reconhecer e evidenciar a contribuição de diversas culturas na formação da identidade nacional.
Perceber hábitos e atitudes que reforçam a discriminação, o preconceito, e desenvolver práticas de repúdio à intolerância ou discriminação social, baseada em diferença de
...