Unidade 3 Gestão Estratégica De Pessoas
Trabalho Universitário: Unidade 3 Gestão Estratégica De Pessoas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: li2013li • 9/10/2013 • 1.441 Palavras (6 Páginas) • 1.500 Visualizações
• Pergunta 1
0,2 em 0,2 pontos
A competitividade que se estabeleceu a partir da década de 80 exigiu novo papel da gestão de recursos humanos. Com a passagem para gestão de pessoas esta tem assumido papel estratégico, tentando transformar pessoas em fonte de vantagem competitiva, entretanto obter vantagem competitiva através de pessoas não é tão simples como parece.
Tendo o texto acima como referência inicial, considere as afirmações abaixo:
(I) O direcionamento estratégico da empresa, os negócios em que pretende participar, o mercado em que pretende atuar e o crescimento esperado para o futuro sãoinputs para a gestão estratégica de pessoas.
(II) Empresas de sucesso procuram atrair talentos, ou seja, trabalhadores proativos, inovadores e automotivados. São pessoas que investem na empresa com esforço, dedicação, responsabilidade e comprometimento, na expectativa de colher reconhecimento pessoal e gerar resultado organizacional.
(III) Na atual concepção, pessoas são recursos da organização. O foco da gestão estratégica de pessoas é a adaptação do indivíduo à empresa, garantindo, deste modo, a produtividade.
Estão certos apenas os itens:
Resposta
Resposta Selecionada: d.
I e II
Resposta Correta: d.
I e II
Feedback da resposta: Existe uma evolução no conceito de gestão estratégica de pessoas, motivada pela necessidade das organizações tornarem-se mais competitivas. A crescente necessidade de planejamento e intervenções com foco estratégico visa à mudança do modelo de controle para o de comprometimento de pessoas com a organização. As organizações têm sido pressionadas tanto pelo seu próprio ambiente interno (tecnologia, condições de vida, padrão de valorização, etc. que têm influenciado o conjunto de expectativas que as pessoas possuem com relação às organizações e o trabalho) como pelo ambiente externo no qual estão inseridas (trabalho flexível, globalização, necessidade de revitalização de produtos para inserção em mercados locais e globais, etc.) a rever o seu modo de gerir pessoas e efetuar algumas mudanças.
• Pergunta 2
0 em 0,2 pontos
O desafio das empresas na atualidade é a identificação e implantação de técnicas de gestão que favoreçam o sucesso no mercado competitivo em que se posicionam. Deste modo, a organização precisa estar alinhada com definições estratégicas claras, sustentadas por uma gestão com amplo envolvimento e participação de seus colaboradores. A respeito das expectativas atuais relativas à atuação estratégica da área de gestão de pessoas, avalie as afirmações.
I. As estratégias utilizadas pelas organizações, por se caracterizarem como padrões dinâmicos e multifacetados, tornam difícil o processo de desenvolvimento de capacidades dos indivíduos.
II. A área de gestão de pessoas deve estar voltada para o atendimento da padronização das competências dos indivíduos.
III. A definição de comportamentos e diretrizes de ação que orientam os esforços estratégicos da gestão de pessoas não perpassa a discussão acerca da cultura organizacional.
IV A área de gestão de pessoas pode orientar políticas e ações, visando à aquisição das competências necessárias à consecução dos objetivos organizacionais.
Estão corretas apenas as afirmações:
Resposta
Resposta Selecionada: e.
II, III e IV
Resposta Correta: a.
I e IV
Feedback da resposta: É necessário considerar as pessoas como fontes principais de vantagem competitiva, não por simplesmente desempenharem papéis definidos na implantação de estratégias, mas por apresentarem características singulares, diferenciais em relação a indivíduos de outras empresas, o que contribui para a geração de resultados organizacionais superiores. O papel da gestão de pessoas transcende as barreiras da simples implementação de estratégias e assume a responsabilidade compartilhada pela formulação das estratégias organizacionais, num processo dinâmico de geração de configurações de recursos e competências únicas, que precisam ser articuladas por configurações de estratégias, políticas e práticas de gestão de pessoas, particulares para cada organização.
• Pergunta 3
0,2 em 0,2 pontos
Uma das maiores transformações do mercado de trabalho, nos últimos quinze anos, foi o aparecimento do trabalhador do conhecimento. Esse conceito foi cunhado por vários autores, mas consagrado por Peter Drucker, o eterno mestre. O trabalhador do conhecimento é fruto da sociedade da informação e possui características bem diferentes do trabalhador organizacional, que surgiu nos idos de 1900 com a Revolução Industrial. . (CABRERA, 2007). Na era do conhecimento podemos encontrar várias características organizacionais, que não tinham valor na era industrial. Dentre as características abaixo assinale aquela que NÃO condiz com as organizações do conhecimento.
Resposta
Resposta Selecionada: d.
Predomina o trabalho individual.
Resposta Correta: d.
Predomina o trabalho individual.
Feedback da resposta: A era do conhecimento e seu reflexo nas organizações pode ser observada nos processos que governam a criação, disseminação e utilização do conhecimento para atingir os objetivos organizacionais. Para que se atinjam estes resultados é necessário o trabalho em equipes. Os trabalhadores do conhecimento são potenciais empreendedores nas organizações, mas não trabalham sozinhos. A capacidade empreendedora, geralmente associada somente à qualificação formal, requer processos interativos e cooperativos
...