Unidade Web UAM Quarto Semestre
Monografias: Unidade Web UAM Quarto Semestre. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Flame • 4/9/2013 • 978 Palavras (4 Páginas) • 769 Visualizações
ATIVIDADE 3
· Pergunta 1
0.2 em 0.2 pontos
São considerados grupos produtores detentores de conhecimentos e expressões culturais tradicionais aqueles que:
Resposta
Resposta Selecionada:
e.
Todas as alternativas estão corretas.
Resposta Correta:
e.
Todas as alternativas estão corretas.
Feedback da resposta:
No interior da cartografia geral dos grupos produtores/detentores de conhecimentos e expressões culturais tradicionais, devem ser considerados aqueles grupos ou comunidades que:
Desenvolvem uma noção particular de território, como espaço objetivo e simbólico onde o grupo social se reproduz econômica e socialmente;
Desenvolvem formas de uso coletivo e comunitário do território e de seus recursos naturais;
Desenvolvem relações de reciprocidade e ajuda mútua, fundadas em laços de parentesco, vizinhança e afinidade, para o exercício das atividades econômicas, sociais e culturais distanciadas das relações mercantis e de subordinação assalariada;
Compartilham e co-participam de espaço intersubjetivo de valores éticos, estéticos e morais expressos em corpos estruturados de simbologias, mitos, rituais e expressões artísticas responsáveis aos processos de auto-identificação e reconhecimento extrínseco de sua singularidade identitária.
Portanto todas as alternativas estão corretas.
· Pergunta 2
0.2 em 0.2 pontos
Podemos entender, grosso modo, o conceito de Indústria cultural de Adorno e Horkheimer criado na década de 40 do século passado como sendo:
“A última expressão da alienação humana sob a égide da sociedade de mercado, que, ao produzir entretenimento (popular, refrescante, acessível), retira dos grupos sociais objetivo a capacidade de produzir cultura,reduzido-os a condição de meros consumidores de mercadorias culturais”.
Resposta
Resposta Selecionada:
Verdadeiro
Resposta Correta:
Verdadeiro
Feedback da resposta:
Para Adorno e Horkheimer a “industria cultural” é a expressão da alienação humana, pois sob a égide da sociedade de mercado, ao produzir entretenimento (popular, refrescante, acessível), retira dos grupos sociais objetivo a capacidade de produzir cultura,reduzido-os a condição de meros consumidores de mercadorias culturais.
O consumidor não é sujeito da indústria cultural, é o seu objeto. As mercadorias culturais se orientam em função de sua comercialização e não segundo suas qualidades ou conteúdos. Sob sua égide, a cultura erudita perde sua potencialidade estética, do mesmo modo que a popular assiste a degradação de sua dimensão identitária ao serem desterritorializadas pelos interesses mercantis.
· Pergunta 3
0.2 em 0.2 pontos
O legado dos índios, habitantes originais do Brasil, é percebida em traços culturais que constituem o povo brasileiro. Isso é por demais evidente em palavras que fazem parte da língua que se fala hoje no Brasil, como Maracanã, maracá, Pacaembu, Tatuapé (...), mas qual foi a maior contribuição do modo de vida indígena para o Brasil e porque não para toda a humanidade em tempos de desequilíbrio planetário em que vivemos?
Resposta
Resposta Selecionada:
e.
foi o testemunho da possibilidade de uma vida harmônica entre os homens e a natureza;
Resposta Correta:
e.
foi o testemunho da possibilidade de uma vida harmônica entre os homens e a natureza;
Feedback da resposta:
Dos índios herdamos o nome de diversas localidades, acidentes geográficos, rios e caminhos, os peabirus, amplamente utilizados pelos europeus em seu processo de conquista. Palavras que compõe boa parte de nossa língua, que quase não são percebidas no dia a dia, são de origem indígena, como Itaquera, Tamanduateí, Pacaembu, Piracicaba. Herdamos o hábito do banho diário, e uma série de alimentos que fazem parte de nosso cotidiano como a mandioca, frutas e raízes diversas. Mas talvez a herança mais importante que a humanidade indígena nos legou foi o testemunho da possibilidade de uma vida harmônica entre os homens e a natureza, uma imensa vontade de beleza dos homens que,
...