Universidade de extensão do projeto de desenvolvimento
Relatório de pesquisa: Universidade de extensão do projeto de desenvolvimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Fabiana09 • 17/9/2014 • Relatório de pesquisa • 2.558 Palavras (11 Páginas) • 287 Visualizações
Universidade Anhanguera Educacional – UNIDERP
Centro de Educação a Distância
Tecnologia em
Desenvolvimento de um Projeto de Extensão Universitária.
Trabalho apresentado ao curso de Gestão de Tecnologia em da Universidade Anhanguera UNIDERP, turma , sob a orientação do Professor EAD Me. Ademir Cavalheiro Leite e TTP Adilson Bazotti, como requisito para ATPS – Processos Gerenciais.
São Paulo / SP
Setembro / 2013
Introdução
A elaboração e o desenvolvimento de um planejamento permite que as organizações identifiquem suas condições internas e externas, quais as oportunidades e as ameaças existem no ambiente, estabeleçam quais objetivos realmente pretendem alcançar e estejam mais preparadas para enfrentar as várias mudanças que ocorrem frequentemente neste ambiente.
Atualmente pode-se dizer que o planejamento assume um papel importante nas organizações, visando sempre alcançar os objetivos e buscando identificar de forma clara suas forças, fraquesas, riscos e oportunidades para obter o pleno sucesso.
Em um mercado em constantes transformações, na qual a tecnologia e a economia tornam-se mais importante, é imprescindível que as organizações procurem saber qual a sua posição no mercado para determinar onde pretendem chegar e o devem fazer para atingirem seus objetivos.
O planejamento é uma das ferramentas que possibilita aos empreededores administrar melhor o seu negócio e independentemente do tamanho da empresa é necessário estabelecer metas, parâmetros e estratégias. Por essa razão é necessário fazer um planejamento que visa formular estratégias possíveis para aproveitar as oportunidades e neutralizar as ameaças, buscando melhorar continuamente a forma de realizar as suas atividades.
1. Planejamento
É uma das ferramentas que possibilitam aos empreededores administrarem melhor o seu negócio e independentemente do tamanho da empresa é necessário estabelecer metas, parâmetros e estratégias.
O planejamento tem como objetivo principal estabelecer diretrizes definindo onde queremos chegar, ou seja, os objetivos a serem alcançados. Trata-se de uma ferramenta que possibilita avaliar o futuro e serve como base para o controle e organização de qualquer projeto, permitindo nos antecipar com soluções para possíveis riscos aparentes.
Segundo Chiavenato (2010) “O papel do planejamento é substituir a ação reativa diante dos eventos passados por uma ação proativa e antecipatória em relação aos eventos futuros”.
O planejamento sempre é recomendado para qualquer tipo de situação, ajudando a identificar as condições que o ambiente apresenta, pois quanto mais complexo e incerto for o ambiente organizacional, maior a sua necessidade.
“O fato de lidar com o futuro não faz do planejamento um exercício de futurologia. Não se trata de adivinhar o futuro, mas de reconhecer que, como as ações presentes refletem necessariamente antecipações e presunções sobre o futuro, essas antecipações e presunções devem ser feitas explicitamente e não subjetivamente para afastar qualquer sombra de dúvida” (CHIAVINATO, 2010).
De forma clara pode-se dizer que “o planejamento pressupõe a necessidade de um processo decisório que ocorrerá antes, durante e depois de sua elaboração e efetivação na empresa” (OLIVEIRA, 1999).
Sabe-se que o planejamento pode acontecer de várias formas na organização, ele pode ser de longo, médio ou curto prazo.
1.1 Tipos de Planejamento
Para um melhor entendimento, serão aprofundados os três tipos de planejamento:
Planejamento Estratégico: É o planejamento mais amplo e envolvente e abrange toda a organização como um sistema único e aberto. Suas principais características são:
• Seus efeitos e consequência estendem-se por vários anos. Projetado para longos prazos;
• Abrange todos os seus recursos e áreas de atividade e preocupa-se em atingir objetivos globais da organização. Envolve a empresa como uma totalidade;
• Definido pela cúpula da organização. Corresponde ao plano maior aos quais todos os demais planos estão subordinados;
• Voltado para a eficácia da organização. Alcançar seus objetivos globais e apresentar resultados.
De acordo com Kotler e Armstrong (1999), “o planejamento estratégico é o processo de desenvolvimento e manutenção de uma referência estratégica entre objetivos da empresa e as mudanças de suas oportunidades no mercado”.
Planejamento Tático: Elaborado em cada departamento no nível intermediário da organização. Suas principais características são:
• Projetado para médio prazo, em geral corresponde ao exercício anual ou fiscal da empresa;
• Abrange seus recursos específicos e preocupa-se em atingir objetivos departamentais. Envolve cada departamento ou unidade da organização;
• Definido para cada departamento ou unidade da empresa.
• Voltado para a coordenação e integração, diz respeito às atividades internas da organização.
Segundo Oliveira (1999) , “ o planejamento tático possui um período mais curto do que o planejamento estratégico e tem como objetivo aperfeiçoar determinada área de resultado e não a empresa como um todo”.
Planejamento Operacional: Refere-se a cada tarefa ou atividade em particular. Suas principais características são:
• Projetado para o curto prazo, normalmente lida com o cotidiano e com a rotina diária, semanal ou mensal.
• Envolve cada tarefa ou atividade isoladamente, preocupa-se com o alcance de metas específicas.
• Compõe a chamada excelência operacional, voltado para a eficiência. Fazer bem feito e corretamente.
Para Lacombe e Heiborn (2003), “o planejamento operacional é uma ferramenta
...