VALE A PENA SONHAR
Por: ane.souza • 8/8/2018 • Resenha • 516 Palavras (3 Páginas) • 196 Visualizações
Aluna: Liliane Marques Marcena de Souza.
Escola: Centro Municipal de Educação Infantil “Doce Lar”
VALE A PENA SONHAR
O Ser Humano tem a capacidade de sonhar e idealizar coisas em diversas áreas da vida. Viver de um sonho ou viver para um sonho é algo extremamente importante, é uma fonte que mantém o ser humano como um indivíduo vívido que acredita no que pode alcançar e mesmo que em pensamento luta pelo o que deseja.
A arte de sonhar é um preceito tão unânime e ao mesmo tempo individual/particular, cada pessoa possui um modo peculiar de viver os seus sonhos, algumas conseguem com que as necessidades não ofusquem as suas idealizações, já outras não conseguem manter o foco naquilo que tanto almeja por causa delas. Comumente colocam-se as necessidades do dia-a-dia a frente do que se deseja e quase sempre os sonhos ficam de lado.
Mesmo o ser humano tendo tantas e tantas necessidades que não podem ser ignoradas, a crença na capacidade de lutar é tão forte quanto o ato de sonhar, é o que mantém uma pessoa viva mesmo em meio a tantas dificuldades, mantém uma família unida em só propósito, uma comunidade, uma escola, uma equipe. A possibilidade de sonhar, de almejar algo, fornece uma força extraordinária capaz de realizações, descobertas, aprendizados, conhecimentos, entendimentos, compaixão, companheirismo e solidariedade.
A pessoa capaz de realizar os seus sonhos, torna-se a cada dia um ser humano mais compreensível, mais crente no mundo, nas pessoas, nas instituições, na sociedade e positivamente em si mesmo. As necessidades fazem parte da vida de qualquer ser humano desde a sua vivência em sociedade, não há idade, tempo, ou lugar para que surja algo que de alguma forma desvie os objetivos já traçados para a vida.
Em destaque nesse contexto, coloca-se em evidência que qualquer pessoa antes de ser um profissional é em primeiro lugar um ser humano, com sonhos, metas, objetivos, dificuldades e necessidades. O professor que é um profissional que carrega consigo uma vasta responsabilidade de ensino, possui momentos em que no desenvolvimento do seu trabalho não consegue separar o que é pessoal e o que o faz parte da sua profissão.
Em diversos estágios do seu trabalho torna-se necessário a exposição da sua figura como pessoa, como um ser humano que possui sonhos, objetivos de vida e tende a ter necessidades e/ou dificuldades como qualquer outro indivíduo. Levando em consideração que em muitas vezes essa profissão (sem ramificações) traz consigo grandes desgastes emocionais que afetam diretamente a estrutura física e mental do indivíduo, são pequenos detalhes que em uma proporção acumulativa trazem sintomas de desmotivação, descrença, estresse, cansaço, tristeza, baixo estima e entre outros.
Portanto, destaca-se não somente para o professor (profissão citada), mas para qualquer ser humano a fim de prezar a vida e os sonhos já instituídos nela, que seja colocado em prioridade uma boa noite sono, práticas de exercícios físicos, convivência com pessoas que transmitam positividade, uma rotina alimentar saudável, buscar ter uma boa comunhão com as pessoas do trabalho, enfim, procurar meios que vá auxiliar no desenvolvimento da auto-estima, logo na preservação dos objetivos e sonhos traçados; ambos extremamente importantes.
...