VANTAGENS E DESVANTAGENS DAS EXCEÇÕES DE DISTRIBUIDORES REGIONAIS
Pesquisas Acadêmicas: VANTAGENS E DESVANTAGENS DAS EXCEÇÕES DE DISTRIBUIDORES REGIONAIS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ladiesmen123 • 26/6/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 2.632 Palavras (11 Páginas) • 434 Visualizações
Sumário
INTRODUÇAO 4
1. HISTORIA DA LOGISTÍCA 5
2. OQUE É LOGÍSTICA 6
3. VANTAGENS E DESVANTAGENS DA EXCLUSAO DE DISTRIBUIDORES REGIONAIS 6
4. CONFLITOS MERCADOLOGICO: DEALERS X VAREJISTAS. POR QUE? 8
5. CLIENTES MÉDIOS GRANDES X PEQUENOS 9
6. MELHORIAS NA AREA DE COMPRAS 10
7. NEGOCIAÇAO EM COMPRAS 11
CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS 13
INTRODUÇAO
A linha entre a desordem e a ordem está na logística, frase celebre de Sun Tzu.
Todo o processo, desde a negociação da compras de matéria prima, até a venda dos produtos acabados está em perfeita sintonia, sendo entregues ao setor da logística, e neste último setor haver falhas a desordem estará garantida. O produto não chegara aos lojistas e aos clientes, os estoques da fábrica ficaram lotados e o problema cada vez ficará maior.
É preciso trabalhar com excelência em todos os setores da fábrica. O desenvolvimento produtivo de regiões mais distantes dos grandes centros consumidores, como também aumentos dos fluxos de mercadorias faz com que as empresas busquem novos métodos para ganhar novos clientes. Mas é preciso usar modos diferentes para enviar estas mercadorias a todos os cantos do país.
No Brasil, a maior parcela do transporte é realizada via modal rodoviário, mesmo em percursos de grandes distâncias. A tendência vem sendo de reduzir essa parcela, através do desenvolvimento de outros modais como também a multimodalidade.
Nesta trabalho buscou-se apresentar o estudo da logística da empresa BomFrio ar condicionados. Como trabalhar com os clientes desde o maior até o menor nível econômico.
1. HISTORIA DA LOGISTÍCA
O termo logística vem do grego logos, significando "discurso, razão, racionalidade, linguagem, frase", mais especificamente da palavra grega Logistiki, significando contabilidade e organização financeira. Logística também vem do francês “logistique”, que significa uma arte que trata do planejamento e realização de vários projetos, muito utilizado durante as guerras. Logística também é utilizada como parte da álgebra e lógica matemática.
Logística surgiu inicialmente como parte da arte dos militares, era utilizada na guerra como a área que cuidava do planejamento de vários itens importantes, armazenamento, distribuição e manutenção de vários tipos de materiais, como armas, roupas, além de alimentos, saúde, transportes. Foi inicialmente usado para descrever a ciência da movimentação, suprimento e manutenção de forças militares no terreno. Posteriormente foi usado para descrever a gestão do fluxo de materiais numa organização, desde a matéria-prima até aos produtos acabados.
A logística nasceu da necessidade dos militares em se abastecer com armamento, munições e raçoes enquanto se deslocavam da sua base para as posições avançadas. Na Grécia antiga no império romano e bizantino os seus oficiais militares com o título de logísticas eram responsáveis pelos assuntos financeiros e de distribuição de suprimentos. Como as guerras eram longas e distantes se fazia necessário grandes e constantes deslocamento de recursos. Para transportar as tropas, armamentos e carros de guerra pesados aos locais de combate eram necessários o planejamento, organização e execução de tarefas logísticas, que envolviam a definição de uma rota, nem sempre a mais curta, pois era necessário ter um a fonte de agua potável próxima, transporte, armazenagem e distribuição de equipamentos e suprimentos.
Foi Antoine Henri Jomini que pela primeira vez utilizou a palavra logística definindo, a ação que conduz a preparação e sustentação das campanhas. Em 1888, o Tenente Rogers introduziu a logística como matéria na escola de guerra naval dos Estados Unidos da América.
As teorias criadas e desenvolvidas pelo Tenente Coronel Thorpe tomaram a consciência da logística como ciência. Em 1917 foi publicado o livro ‘‘logística pura: a ciência da preparação para a guerra’’
Tendo como base nesse início do uso tímido da logística nas guerras ela teve o seu desenvolvimento com novas exigências para a atividade no mundo passam por maior controle e identificação de oportunidades de redução de custos, redução nos prazos de entrega e aumento da qualidade no cumprimento do prazo, disponibilidade constante do produto, programação de entrega, facilidade na gestão dos pedidos e flexibilização da fabricação, analises de longo prazo com incrementos em inovação tecnológica, novas metodologias de custeio, novas ferramentas para redefiniçao de processos e adequação dos negócios. Apesar dessa evolução até a década de 40 havia poucos estudos e publicações sobre o tema.
A partir dos anos 50 e 60 as empresas começaram a se preocupar com a satisfação de clientes. Foi então que surgiu o conceito de logística empresarial, motivado por novas atitudes do consumidor.
2. OQUE É LOGÍSTICA
Atualmente, a logística é conhecida como uma parte essencial nas empresas, é um departamento responsável pela gestão dos materiais, sejam eles de qualquer tipo. A logística administra recursos financeiros e materiais, planeja a produção, o armazenamento, transporte e distribuição desses materiais.
A logística está presente em diversos tipos de empresa e possui diversas funções. É uma área que tem crescido muito, uma vez que as organizações estão buscando cada vez mais pela qualidade de seus serviços e produtos, e a logística é uma parte importante para que isso ocorra.
3. VANTAGENS E DESVANTAGENS DA EXCLUSAO DE DISTRIBUIDORES REGIONAIS
Conforme o estudo dos diretores da empresa junto com especialistas em logística, a empresa tomou medidas necessárias para utilização de canais de vendas. Foi adotado que para as vendas nas regiões Sul e Sudeste, os clientes ou lojistas seriam abastecidas diretamente pela fábrica. Já nas outras regiões do país a BomFrio utilizaria o canal do distribuidor regional. A
...