Valores De Uma Empresa De Distribuição De Energia
Pesquisas Acadêmicas: Valores De Uma Empresa De Distribuição De Energia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MarcosNoel • 6/12/2013 • 4.425 Palavras (18 Páginas) • 575 Visualizações
ÍNDICE
PÁGINAS
1. A EMPRESA 02
2. O PROBLEMA 02
3. NOSSO OBJETIVO 04
4. PÚBLICO ALVO 05
5. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 05
5.1 EU E O RESULTADO 06
5.2 EU E O CLIENTE 07
5.3 EU E A MISSÃO E A VISÃO 07
5.4 EU E AS PESSOAS 07
5.5 EU E A CIDADANIA 08
6. METODOLOGIA 08
7. DESENVOLVIMENTO 11
7.1 PROCESSO DE CRIAÇÃO E REVISÃO 11
7.2 PROCESSO DE COMUNICAÇÃO (ENDOMARKETING) 12
8. RESULTADOS 14
8.1 QUANTO À PARTICIPAÇÃO 14
8.2 QUANTO À EFICÁCIA 15
8.3 DESDOBRAMENTOS 19
8.4 CRIATIVIDADE: RESULTADO EXPRESSIVO 20
9. ANEXO 25
9.1 CD IMAGENS 25
1. A EMPRESA
A Bandeirante Energia pertence ao grupo EDP – Eletricidade de Portugal SA, é uma das maiores distribuidoras de energia elétrica do Brasil e conta com 1288 colaboradores, atende a uma população de cerca de 4 milhões de habitantes, em 28 municípios localizados nas regiões do
Alto Tietê e Vale do Paraíba, numa área de 9,64 mil Km2 conforme apresentado no mapa a seguir.
A área de concessão situa-se numa região altamente desenvolvida em termos de infra-estrutura, escoamento da produção, e ambiente com alta concentração empresarial e industrial. Tal importância deste setor na região é retratada no fornecimento de energia em que quase 60% são voltados ao mercado industrial.
2. O PROBLEMA
O corpo executivo da empresa no ano de 2000, no processo de planejamento estratégico e estabelecendo bases para um plano qüinqüenal, resolve explicitar a missão, visão e valores da empresa.
Esse trabalho foi desenvolvido em constantes e sucessivos encontros gerenciais e após a definição da visão, missão e valores estes foram amplamente divulgados através dos órgãos de comunicação internos: Intranet, Revista Bandeirante (que é endereçada para casa do colaborador) e o boletim interno “Transformação”. Para uma maior fixação, ainda foram confeccionadas bandeirolas azuis, de 1m por 1,5m, que foram distribuídas por todos os locais de trabalho com os textos da:
Visão: “Ser reconhecida como a Empresa de referência do setor”,
Missão: “Fornecer energia e serviços que agreguem valor e conforto aos clientes, contribuindo para o desenvolvimento da comunidade otimizando o uso de recursos e garantindo a satisfação dos acionistas e colaboradores”
Valores:
o (1) Foco no cliente: “oferecemos soluções a clientes internos e externos, fornecendo serviços de qualidade, tratando-os como parceiros, compreendendo e antecipando, excedendo as suas expectativas de forma a garantir sua fidelidade”.
o (2) Orientação para resultados: “demonstramos o nosso compromisso com a busca efetiva de resultados, através de uma atuação racional, produtiva e da administração dos recursos da organização como se fossem próprios”.
o (3) Valorização das pessoas: “assumimos o desafio de manter e atrair talentos para integrar as nossas equipes, melhorando continuamente nosso desempenho, através de um ambiente que estimule a inovação, a motivação, a confiança e o reconhecimento pelas realizações”.
o (4) Cidadania: “temos consciência que prestamos um serviço essencial, para a comunidade e a tratamos com dedicação, respeito e competência
Porém, na pesquisa de clima organizacional realizada pela Hay do Brasil, em outubro de 2001, alguns pontos de atenção eram muito preocupantes, dentre eles:
Baixa percepção sobre a imagem que a Bandeirante Energia transmite para o público em geral;
Baixa percepção sobre esforços de melhoria da qualidade dos serviços e produtos
Baixa percepção sobre a qualidade dos serviços e produtos;
Integração com a comunidade/Preocupação com o meio ambiente;
Condições e recursos necessários para trabalhar com qualidade;
Responsabilidade.
No processo de identificar melhor o sentimento dos colaboradores e divulgar os resultados globais e por área ou grupo de áreas, em casos que não havia número suficiente de para formar uma
população mínima que preservasse o sigilo, os responsáveis internos pela pesquisa de clima organizacional visitaram os locais de trabalho da empresa, através de reuniões programadas se atingiu todos os colaboradores, em um processo devolutivo e de aprofundamento da percepção registrada,
Esse trabalho obteve grande sucesso, trazendo para o Grupo de Desenvolvimento de RH importantes subsídios para o planejamento das ações de 2002.
Dentre os problemas detectados nessa pesquisa qualitativa um dos mais importantes era que: apesar dos esforços na divulgação dos valores, missão e visão, para a grande maioria dos colaboradores o texto impresso nas as bandeirolas azuis tinham pouco ou nenhum significado prático.
O problema em questão aparecia em menor ou maior grau em todas as áreas, sendo as de contato direto e cotidianamente com o cliente, ou seja, nossa linha de frente, colaboradores que atuavam nos PACs – Posto de Atendimento ao Cliente (Atendentes) e no CMDs – Centro de Manutenção da Distribuição de Energia Elétrica (Eletricistas) eram as que demonstravam menos familiaridade com os valores da empresa.
O desafio posto, foi aceito pelo grupo de Desenvolvimento de RH para estruturar uma ação de desenvolvimento resolvesse essa questão que poderia estar a emperrar as mudanças necessárias para a modernidade da empresa, a resposta foi o Projeto Jeito de Ser Bandeirante.
3. NOSSO
...