Valores, ética e moral GERAIS
Seminário: Valores, ética e moral GERAIS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Leonardo12205099 • 29/10/2013 • Seminário • 1.719 Palavras (7 Páginas) • 373 Visualizações
VALORES, MORAL E ÉTICA GERAL
(ESTUDO DIRIGIDO 1)
Caros alunos e alunas,
O conteúdo do presente estudo será objeto da primeira prova integrada, a ser aplicada no dia primeiro de outubro.
Após as leituras a seguir recomendadas, responda as questões propostas.
1) O que se em tende por valores?
Os valores são critérios segundo os quais valorizamos ou desvalorizamos as coisas; os valores são as razões que justificam ou motivam as nossas ações, tornando-as preferíveis a outras.
Os valores reportam-se, em geral, sempre a ações, justificam-nas.
Ao contrário dos fatos, os valores apenas implicam a adesão de grupos restritos. Nem todos nós possuímos os mesmos valores, nem valorizamos as coisas da mesma forma.
2) Qual a importância dos valores para nossas escolhas e nossas ações?
O ser humano age no mundo de acordo com valores, isto é, a partir daquilo que tem maior importância ou é prioridade para ele segundo certos códigos morais. Isso significa que as coisas e as ações que um indivíduo realiza podem ser hierarquizadas conforme as noções de bem e de justo compartilhadas por um grupo de pessoas em um determinado momento.
3) Como se denomina a teoria que se ocupa do estudo dos valores?
A ética, ela designa especificamente a disciplina que investiga o que é a moral, como ela se fundamenta e se aplica, ou seja, a ética estuda os diversos sistemas morais elaborados pelos seres humanos, buscando compreender a fundamentação das normas e interdições próprias a cada um e explica seus pressupostos, isto é, as concepções sobre o ser humano que os sustentam.
4) Explique a hierarquia e a polaridade como características dos valores?
Isso significa que as ações que um indivíduo realiza podem ser hierarquizadas co0nforme as noções de bem e de justo compartilhadas por um grupo de pessoas, em determinado momento. Em outras palavras, o ser humano é um ser moral, um ser capaz de avaliar conduta a partir de valores morais.
5) Os valores admitem sentido negativo? É adequado identificar a mentira como sendo um valor?
6) Que se entende por valores éticos ou morais? Exemplifique.
A vida impõe decisões às pessoas o tempo todo, e as pessoas as tomam de acordo com seus valores considerando as particularidades de cada situação. Valores são quaisquer aspectos da decisão que sejam considerados desejáveis, indesejáveis, relevantes e importantes como: ser preferido, desejável, agradável, promissor, seguro, emocionante, justo, bom, correto, fácil, incerto, etc.
Nossos sistemas de cognição moral, de valores e tomada de decisão evoluíram ao longo de milhões de anos para nos proporcionar uma maior aptidão de sobrevivência, sucesso reprodutivo e social, permitindo-nos desenvolver e aperfeiçoar critérios para avaliar opções e comportamentos próprios e alheios, considerando seu valor provável, sua aprovação e reprovação social, suas vantagens, custos e riscos potenciais.
As pessoas adquirem e mudam estes valores ao longo da vida, em parte por sua constituição biológica, em parte por experiência pessoal, em parte por educação, imitação e outras influências sociais. Valores sociais surgiram ao longo da história da sociedade e se difundiram devido a movimentos sociais, intelectuais, econômicos, políticos, religiosos, artísticos, etc. As culturas contêm assim uma grande mistura de valores de fontes diversas, que são de alguma forma, compatibilizados pelo juízo de cada um.
7) Que se entende por moral (do latim moris)?
Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano.
8) Destaque quatro características da moral e descreva cada uma dessas características.
Imperativas em que as normas morais devem ser seguidas por todos; caráter histórico, mudam de acordo com as transformações históricos- sociais; valores culturais próprios; Organizando as relações dos indivíduos na Sociedade.
9) Como se denomina a parte da Filosofia que estuda as normas morais? Que outras denominações lhes são aplicáveis?
10) Quais a duas características essenciais de uma ação ética?
O comportamento humano; e as suas relações entre si e com o mundo. Adequar a ação humana ao conceito do bem e da moral e regular o convívio em meio à sociedade.
11) Alguns filósofos não veem diferenças entre ética e moral, pois ambas se referem ao conjunto de costumes de uma determinada sociedade. Todavia, há autores que apresentam distinção entre ética e moral. Destaque, de forma objetiva, essas distinções.
A moral incorpora as regras que temos de seguir para vivermos em sociedade, regras estas determinadas pela própria sociedade. Quem segue as regras é uma pessoa moral; quem as desobedece, uma pessoa imoral.
A ética, por sua vez, é a parte da filosofia que estuda a moral, isto é, que reflete sobre as regras morais. A reflexão ética pode inclusive contestar as regras morais vigentes, entendendo-as, por exemplo, ultrapassadas.
12) Aponte 4 diferenças entre as normas morais e as normas jurídicas.
Sabemos que as normas orais e jurídicas são estabelecidas pelos membros da sociedade, e ambas destinam-se a regular as relações nesse grupo de pessoas. Mas há diferenças, pois, as normas morais são cumpridas a partir da convicção pessoal de cada indivíduo, enquanto as normas jurídicas devem ser cumpridas sob pena de punição do estado em caso de desobediência; a punição no campo do direito esta prevista na legislação, ao passo que no campo da moral, a eventual sanção pode variar bastante, pois depene fundamentalmente da consciência moral do sujweito que infringe a norma; a esfera da moral é mais ampla, atingindo diversos aspectos da vida humana, enquanto a esfera do direito restringe- se a questões da interferência de condutas sociais, a moral não se traduz em um código formal, enquanto o direito sim; o direito também mantém uma relação com o Estado,
...