Vastos Espaços Dos Serrados
Monografias: Vastos Espaços Dos Serrados. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fernandaramos • 21/9/2013 • 276 Palavras (2 Páginas) • 353 Visualizações
Nas áreas de cerrados (muito destruídas, atualmente, pela ação antrópica), existiam florestas baixas, de troncos finos e esguios. As principais regiões que sofreram as alterações foram: Triângulo Mineiro, Mato Grosso (sentido lesteoeste e sul-norte) e o centro de Goiás. Os cerrados, também chamados de campos cerrados, formam um conjunto semelhante aos cerradões. Os climas apresentam o mesmo regime: as temperaturas apresentam médias anuais mínimas entre 20 e 22°C e máximas entre 24 a 26°C. A umidade do ar atinge níveis muito baixos no inverno e muito elevados no verão. A aparência xeromórfica de muitas espécies do cerrado é falsa: trata-se de um pseudoxeromorfismo. A combinação de fatores físicos, ecológicos e bióticos que caracterizam o cerrado é, na aparência, homogênea, extensível a grandes espaços. É uma área formada não apenas por chapadões, mas trata-se de um domínio morfoclimático onde ocorre a maior extensividade de formas homogêneas relativas de todo o Planalto Brasileiro (Planalto Central). Durante um longo período geológico (de 12 a 18 mil anos), as principais mudanças ocorridas foram: - O conjunto de cerrados, no Planalto Central, era menor e menos contínuo. - Chapadas areníticas, de Urucaia, tiveram climas secos, cerrados degradados, estepes ou manchas de caatingas. - Catingas predominavam no norte das bordas acidentadas (região de Brasília). - No extremo sul de Mato Grosso, onde existem campos de vacaria, ocorriam subestepes e campos limpos, com climas mais frios e secos. - Onde ocorrem as Matas de Dourados, deveriam ocorrer bosques subtropicais.
- Os cerradões formam um patrimônio biológico arcaico. Quando degredados por ações antrópicas, não se refazem facilmente e não se recompõe. Os cerrados, por sua vez, foram deles originados e resistem às ações antrópicas.
...