Vendas de utilitário que papa usou na Coreia do Sul disparam
Artigo: Vendas de utilitário que papa usou na Coreia do Sul disparam. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: fran_maidl • 17/9/2014 • Artigo • 454 Palavras (2 Páginas) • 342 Visualizações
Administrar empresas vai além da gestão interna do negócio, ou seja, é necessário estar atento ao impacto que as variáveis externas e internas exercem nas organizações. Um exemplo recente disso é o que foi publicado em matéria da revista exame: “As vendas do utilitário Kia Soul dispararam depois de ser utilizado pelo papa Francisco durante sua recente visita à Coreia do Sul (...), revelou nesta quinta-feira a marca sul-coreana”.
Vendas de utilitário que papa usou na Coreia do Sul disparam
O papa chegou a Seul dia 14, quando utilizou o carro pela primeira vez, e ficou no país até 18 de agosto, quando os pedidos do Kia Soul alcançaram pico.
Getty Images/Comitê de 2014 para a Visita Papal
a
Kia Soul: a escolha do papa surpreendeu muitos, que esperavam um carro mais luxuoso.
Seul - As vendas do utilitário Kia Soul dispararam depois de ser utilizado pelo papa Francisco durante sua recente visita à Coreia do Sul e a imagem desse a volta ao mundo, revelou nesta quinta-feira a marca sul-coreana.
O número de pedidos locais da segunda geração do utilitário subiu até uma média de 32,5 unidades diárias entre 11 e 20 de agosto, 62,5% a mais comparado com o mês anterior.
O papa chegou a Seul dia 14, quando utilizou o carro pela primeira vez, e ficou no país até 18 de agosto, quando os pedidos do Kia Soul alcançaram um pico de 52.
Os diretores da marca sul-coreana reconheceram que a vendas mensais deste modelo eram bastante "insignificantes" e que a mudança de tendência "tem muito a ver com a visita do papa", segundo comentários divulgados pela agência de notícias "Yonhap".
Agora a companhia espera que a demanda deste modelo também cresça no exterior devido ao "efeito Francisco". Foram vendidas 139.048 unidades entre janeiro e julho deste ano.
A escolha do papa de um Kia Soul de cor azul e com motor de 1,6 cc surpreendeu muito na Coreia do Sul, onde se esperava que o pontífice utilizasse um veículo de alto luxo em suas andanças pelo país.
A organização da visita papal revelou que Francisco insistiu que queria "o menor" dos carros fabricados na Coreia do Sul e rejeitou outros veículos maiores que poderiam ser mais facilmente blindados.
A imagem de Francisco cumprimentando os fieis pelo utilitário deu a volta ao mundo e a imprensa internacional destacou que a escolha modesta do pontífice contrastava com o estilo ostentoso que está se impondo ultimamente na Coreia do Sul, e ironicamente criticada no vídeoclipe "Gangnam Style" de Psy.
Disponível em: <http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/vendas-de-utilitario-que-papa-usou-na-coreia-do-sul-disparam>. Acesso em: 25/08/14.
Após a leitura da reportagem, apresente ao menos três tipos de variáveis externas que impactam diretamente nos negócios, escolha uma delas e explique como pode influenciar a atuação das organizações e as decisões gerenciais. Apresente um exemplo que justifique a sua resposta.
...