Verificação Das Calçadas
Trabalho Escolar: Verificação Das Calçadas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 84766557 • 28/11/2014 • 959 Palavras (4 Páginas) • 187 Visualizações
Transporte Rodoviário
Coordenador: Edgar Ricardo Ferreira
Bolsista: Jéssica Eugênio de Paula
Juiz de Fora
Outubro de 2014
Introdução
Qualquer pessoa (inclusive deficientes com mobilidade reduzida) tem o direito, definido pelo artigo 5º da Constituição Federal, de ir e vir, com direito de chegar confortavelmente a qualquer lugar. Muitas das vezes este direito é praticado nas calçadas das cidades.
A calçada ideal é a que garante o caminhar livre, seguro e confortável para todos os pedestres. É o caminho que conduz ao lar, ao serviço, à escola, ao lazer, etc. É o lugar onde transitam os pedestres no dia-a-dia e, através dela, as pessoas chegam aos diversos pontos da cidade.
A calçada ideal deve oferecer acessibilidade, largura adequada, fluidez, segurança, espaço de socialização e um desenho adequado.
Infelizmente, nos deparamos com calçadas que não preenchem os requesitos mínimos de atendimento ao usuário. Ao sairmos de casa e andar até o ponto de ônibus estamos expostos a inúmeros riscos, pois nossas calçadas não oferecem condições de segurança, conforto e mobilidade, inibindo o meio de transporte mais praticado ao longo dos tempos: “o caminhar”.
Objetivo
O objetivo geral deste projeto é fazer a verificação das condições de mobilidade e segurança das calçadas nos arredores do Campus Juiz de Fora. Para tanto, foram utilizadas técnicas de engenharia de tráfego e engenharia de segurança.
O objetivo específico têm -se:
1) Levantar condições das calçadas;
2) Baseadas em técnicas apropriadas e consagradas na literatura promover um diagnóstico e apontar melhorias nas calçadas e
3) Promover pesquisas na área definida no projeto (calçadas nos arredores do Campus Juiz de Fora). A área de abrangência é a Rua Bernardo Mascarenhas entre a Rua Eduardo Weiss e o estabelecimento comercial Servir Refeições Coletivas.
Metodologia utilizada
Os critérios considerados na seleção dos métodos estão relacionados às restrições mais evidentes que se referem a impedimentos técnicos e econômicos relativos à realização das pesquisas. Pra tanto, as metodologias de avaliação descritas acima foram usadas neste trabalho , principalmente por serem de fácil aplicação e análise.
Dentre as metodologias analisadas, as que preencheram os critérios de avaliação foram a metodologia de SARKAR e a metodologia de DIXON, pois foram as que apresentaram melhores condições de aplicação e adaptação às cidades brasileiras, sendo posteriormente aplicados e avaliados neste trabalho.
Metodologia de Sarkar:
O método se baseia em duas avaliações distintas:
(1) macro - nível – utiliza um nível de serviço (NS) que varia de “A” até “F”, para avaliar o projeto e as condições das calçadas e interseções com base na qualidade da separação entre modos e
(2) micro - nível – utiliza um nível de qualidade do serviço (NQS) que varia de “A” até “F”, para avaliar o projeto e as condições e interseções, baseado em: (a) proteção contra conflitos e existência de obstáculos na calçada; (b) proteção contra conflitos e existência de obstruções nas interseções; (c) projeto visual e psicológico para modificação do comportamento dos motoristas; (d) eliminação das possibilidades de quedas e ferimentos dos pedestres e (e) percepção da segurança social (seguridade).
Metodologia de Dixon:
Nessa metodologia foi definida diversas medidas de desempenho para avaliar o (NS) de espaço para pedestres onde foi proposto uma escala de pontos que resultou em um Sistema de Classe de Níveis de Serviço de “A” a “F”.
As medidas de desempenho dos espaços para pedestres consideradas na metodologia de Dixon e seus critérios de avaliação são considerados a seguir:
- Infra - estrutura para pedestres;
- Amenidades ao longo da via;
- N.S para os veículos motorizados;
- Manutenção e
- Acessibilidade ao transporte coletivo.
Resultados
● Metodologia de Sarkar (Macro – nível/N.S):
NÍVEL / SENTIDO (centro-bairro)
A
B
C
D
F
CATEGORIA
C
B
C
B
C
B
C
B
C
B
Pedestres
x
X
Bikes
X
X
Transp. Coletivo
X
X
Automóveis
X
X
FIG. 1- Tabela da pesquisa realizada pela met. de Sarkar.
Totalizando:
SENTIDO/ NÍVEL Pedestres Bikes Transp. Coletivo Automóveis
Bairro D D D D
Centro D F F D
...