TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Veículos Industriais

Ensaios: Veículos Industriais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  1.400 Palavras (6 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 6

Veículos Industriais

Empilhadeiras

Uma empilhadeira é uma máquina que é usada para levantar e mover grandes cargas. Existem inúmeras aplicações úteis para uma empilhadeira, e muitos armazéns, locais de construção, instalações de fabricação e empilhadeiras têm na mão. Há um número de diferentes tipos de empilhadeiras, destinado a atender aos limites de peso e diversas necessidades dos consumidores. Vários fabricantes dominam a indústria de empilhadeira, incluindo a Coroa e Toyota. Fornecedores de máquinas pesadas de ações geralmente uma gama de empalhadores para os consumidores que precisam tanto novos quanto usados.

Uma empilhadeira ou empilhador pode ser usada principalmente para carregar e descarregar mercadorias em prateleiras.

Existem diversos tipos e modelos. Os mais comuns, em galpões fechados e centros de distribuição são as empilhadeiras de combustão em gás liquefeito (GLP) e elétricas. Possuem capacidade de carga que vão de 1.000 kg a 16.000 kg, e de 2,00 metros até mais de 14 metros.

São disponibilizados também vários acessórios que podem aumentar a capacidade, autonomia e adequação a trabalhos específicos. Existem diversos tipos e modelos, tais como: elétricas, manuais, combustão e portuárias.

TIPOS DE EMPILHADEIRAS

Podemos separar os diversos tipos de empilhadeiras por classes.

As de classe 1, 2 e 3 são elétricas.

As da classe 4 são com motor a combustão, mas seus pneus são maciços tipo cushion.

As da classe 5 também são com motor a combustão com os pneus podem ser de qualquer tipo, ou pneumático.

Finalmente, as classe 6 compreende os rebocadores, que são largamente utilizados em aeroportos, campos de golfe e futebol, ou em lugares que exigem transporte de material e pessoas e que comportam a passagem desses veículos pequenos.

Elétricas

São equipamentos versáteis em função do seu desenho e de suas características operacionais, são próprios para serem operados em lugares fechados, tais como: depósitos, armazéns ou câmaras frigoríficas. Geralmente compactos, para que possam realizar tarefas em corredores estreitos, normalmente possuem uma torre de elevação com grande altura aumentando consideravelmente a capacidade de armazenagem e estocagem em prateleiras.

São movidas a eletricidade, sendo sua principal fonte de energia baterias tracionarias. Operam silenciosamente, fator de grande importância em qualquer ambiente produtivo diminuindo consideravelmente ruídos operacionais. Possuem alto grau de giro possibilitando manobras em seu próprio eixo.

Manuais

Existe uma variedade muito grande e diferentes tipos de empilhadeiras manuais disponíveis no mercado, atendendo a diferentes necessidades, sendo que, o grande diferencial deste equipamento é em relação ao operador que pode operá-lo em pé sobre o equipamento ou caminhando segurando o timão (porta-paletes).

Combustão

As empilhadeiras a combustão GLP e Diesel são utilizadas mais comumente em pátios, docas, portos, etc. São mais robustas e possuem capacidades que podem chegar a até 70 toneladas, e altura de elevação até 6,5 metros. Além destas características, são disponibilizados também vários acessórios que podem aumentar a capacidade, autonomia e adequação a trabalhos específicos.

Portuárias

São equipamentos de grande porte, próprias para a movimentação de contêiner, no carregamento e descarregamento de navios. Usadas principalmente em portos.

Empilhador

Empilhador é um equipamento indispensável de transportar material de grande quantidade nas operações de fabricação e armazém. É usado geralmente para empilhar, carregar, descarregar e transportar os materiais de grande quantidade, cargas e equipamentos. O nosso empilhador é adequado para o uso na escala ampla de indústrias, tais como petróleo, química, farmacêutico, têxtil, militar, pintura e carvão etc.

Características principais de empilhador:

1. Muita estabilidade, boa eficiência

2. Pouco barulho, taxa baixa de falha e sem poluição

3. Mastro móvel, raio pequeno de giro

4. Altura aumentada de elevação, ideal para empilhamento de piso alto

5. Adequado às operações de transportar o material nos corredores estreitos e espaços limitados.

Empilhadeira

Empilhadeira é um equipamento que é usado para carregar, descarregar, empilhar e transportar o cargo. Aplicam-se em portas, estações, aeroportos, oficinas, armazéns e centros de distribuição. Além disso, nossa empilhadeira pode operar elevação e transportação nas lojas, serragens e contentores.

Características principais de empilhadeira

1. Fácil de operar, simples de manter

2. Movimento liso, alto precisão, excelente eficiência e confiabilidade

3. Boa maneabilidade e tração

4. Ideal para operações de interior e de exterior

TREINAMENTO

Todo e qualquer empresa, do ponto de vista de logística tem como necessidade básica o transporte e o içamento de cargas. Para isto é preciso profissionais muito bem treinados, que conheçam as técnicas relativas a este processo e que trabalhem com o máximo de eficiência e segurança. A movimentação de máquinas e o içamento de cargas não permitem erros.

Decididamente, a eficiência e a segurança operacional só são alcançadas quando os responsáveis por este setor, dentro de uma empresa, perceber a importância de qualificar seus profissionais, adequadamente, na área de movimentação e içamento de cargas. O investimento em treinamento especializado é fator determinante para evitar prejuízos e graves acidentes

A SEGURANÇA NO USO DE VEÍCULOS INDUSTRIAIS

Presentes em boa parte dos locais de trabalho, os veículos industriais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com