Violência Domestica Contra A Mulher: Quebrando O Silêncio
Ensaios: Violência Domestica Contra A Mulher: Quebrando O Silêncio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 291173 • 20/3/2015 • 1.053 Palavras (5 Páginas) • 709 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
LUCIENE ALVES FELIX DA SILVA
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER: QUEBRANDO O SILÊNCIO
PAL
PALMARES
2014/2
Luciene Alves Felix da silva
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER: QUEBRANDO O SILÊNCIO
Trabalho apresentado ao Curso de Bacharelado em Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Estatísticas e Indicadores Sociais, Processo de Trabalho e SSOC e Comunicação na Prática do Assistente Social.
Prof.: Amanda Boza, Clarice Kernkamp e Rodrigo Zambon
7º Período.
Tutor: Borges
PALMARES
2014/2
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO __________________________________________________01
2- DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA ____________________________________01
3- OBJETIVOS ____________________________________________________02
3.1- Objetivo Geral _________________________________________________02
3.2- Objetivos Específicos ___________________________________________ 02
4- JUSTIFICATIVA _________________________________________________02
5- METODOLOGIA _________________________________________________03
6- REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ________________________________________03
7- CRONOGAMA DA PESQUISA______________________________________04
8- ORÇAMENTO __________________________________________________04
9- RESULTADOS ESPERADOS ______________________________________05
10- REFERÊNCIAS_________________________________________________ 05
1- INTRODUÇÃO
A violência doméstica contra a mulhernão é uma prática apenas dos dias atuais, esta perpassa a nossa história, onde a mulher foi dada a condição de ser submissa ao homem, tendo por sua vez seus direitos violados. A origem da violência contra a mulher no Brasil está relacionada à formação patriarcal que herdamos da Coroa Portuguesa.
A ideia errônea de que os homens são superiores as mulheres fazem com que muitas referidas apareçam, nossas mulheres são vítimas de seus companheiros, gerando assim a violência.
Segundo o livro Das Lutas à Lei da Secretaria da Mulher do Estado de Pernambuco, violência é todo ato de coersão, opressão, intimidação e tirania e se manifesta de várias formas, causando danos físicos- letais e não letais- morais, patrimoniais, sexuais, psicológicos e emocionais.
Devido à luta dos movimentos feministas muitas mulheres estão se emponderando sobre seus direitos e quebrando o silêncio, estas percebem que devem ser tratadas de forma igual ao homem, que tem os mesmos direitos e deveres. As marcas geradas pela violência não atinge apenas a mulher, esta se estende a toda a família que acaba se tornando vítima.
Grande avanço no enfrentamento dessa problemática foi à criação das Delegacias Especializadas para atendimento às mulheres vítimas de violência, as varas específicas, e o maior dos avanços a promulgação da Lei nº 11.340/06, a Lei Maria da Penha.
2- DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
A violência doméstica contra a mulher é uma problemática que envolve toda a sociedade e é preciso que todos se unam para erradicarmos esse ato que causa muitas feridas, as mulheres vítimas de violência precisam saber que violência não é apenas a física, que estas têm direito a acompanhamento psicológico e social, que existem órgãos importantes no enfrentamento desse problema como as Coordenadorias e Secretarias da mulher, Centro de Referência da Mulher, o CREAS, as Associações de Mulheres que fazem um trabalho importante de levar informação e apoio num momento de fragilidade e que muitas mulheres pensam em desistir da vida.
Desta forma para acabarmos com a violência contra a mulher é preciso quebrar o silêncio, fazendo com que as mesmas busquem apoio e falem sobre o que vivem e o que sentem.
3- OBJETIVOS
3.1- Objetivo Geral:
Compreender de forma ampla e abrangente a violência doméstica contra a mulher, as marcas que essa causa e a necessidade de se quebrar o silêncio.
3.2- Objetivos Específicos:
Realizar um estudo sobre a violência doméstica contra a mulher na cidade de Água Preta- PE;
Conscientizar a população sobre a violência contra a mulher;
Identificar situações de risco e vulnerabilidade;
Entender quais são os aspectos psicológicos e sociais que fazem com que a mulher permaneça com o companheiro após a violência;
4- JUSTIFICATIVA
O presente tema relata uma problemática que envolve toda a sociedade brasileira e mundial e que necessita de atitudes em caráter de urgência, pois as marcas deixadas se refletem em toda a família.
A mulher vítima da violência doméstica precisa saber de seus direitos, os tipos de violência que podem sofrer, porque muitas acreditam que existe apenas a violência física e como buscar ajuda para se livrar desse trauma que
...