Violência Escolar
Monografias: Violência Escolar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sergioaquino • 27/9/2013 • 3.361 Palavras (14 Páginas) • 504 Visualizações
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO
2- PROBLEMA LEVANTADO NO CONTEXTO DA ESCOLA
3- REFERENCIAL TEÓRICO
4- PLANO DE AÇÃO
5- CONCLUSÃO
6- REFERÊNCIAS
1-INTRODUÇÃO
O presente trabalho vem nos proporcionar importante reflexão sobre o trabalho pedagógico no âmbito escolar, nos propicia o contato com os problemas vigentes na escola e em seu espaço educativo, bem como o trabalho pedagógico, frente aos desafios da educação inclusiva e a gestão democrática, como práticas usadas no cotidiano escolar.
O questionamento escolhido para reflexão foi a violência na escola, em especial o Bullyng, que vem sendo amplamente referenciado nas discussões escolares, mas que ainda apresenta muitas facetas desconhecidas em sua essência e em seu contexto, o que muitas vezes impede a tomada de decisões e de atitudes realmente eficazes de combate a este meio ou forma de manifestação de violência.
O grupo se organizou de maneira interdisciplinar, buscando um programar e complementar o trabalho do outro dentro do contexto geral do trabalho.
Todos estivemos frente a equipe pedagógica da escola , apresentamos nossas propostas e ouvimos a equipe pedagógica e diretiva da escola, também estivemos juntos observando os alunos em seus meios comuns, como pátio na hora da entrada, na hora do recreio e na hora da saída, observamos ainda os alunos em sala de aula, na biblioteca e na sala de informática, sempre na presença de seus professores e procurando causar o menor transtorno possível a rotina estipulada pela escola e professores para estes alunos.
O tema escolhido foi sugerido pela própria equipe da escola e imediatamente abraçado por nosso grupo, com muito entusiasmo e seriedade, com comprometimento e atitude partimos para a pesquisa e ação.
A escola escolhida por nosso grupo foi a Escola Municipal de Educação Básica Waldemar Borges.
Nossa pesquisa de campo se realizou dentro de suas dependências com apoio e acolhimento de seus professores e equipe pedagógica que se identificaram com o projeto e acompanharam com entusiasmo e curiosidade seus desdobramentos e sua aplicação em nos auxiliar à todo instante é algo que merece, sem sombra de dúvidas ser mencionado.
A escola situa-se no Bairro Favilla, zona leste de nossa cidade, rua Alcides Santana Magalhães 650 a população por ela atendida é constituída principalmente por famílias de trabalhadores no comércio e zona rural de nosso munícipio, atende um público de 422 alunos, funciona com 25 professores e 12 funcionários.
A filosofia da escola é:
“Promover um espaço educativo potencialisador das inteligências e dos valores de humanismo, solidariedade e responsabilidade.”
Com base neste pressuposto nosso trabalho buscou abordagem sobre a violência na escola de maneira fundamentada teoricamente sempre buscando o elo com a prática pedagógica e o contexto dos alunos e da escola investigada, procurando delinear novas propostas de enfrentamento ao problema levantado e novas abordagens sobre o tema que melhor se adequassem a realidade por nós encontrada.
2. PROBLEMA LEVANTADO NO CONTEXTO DA ESCOLA
O problema levantado na escola foi o da violência na escola, foi observado entre os alunos uma preocupação excessiva em demarcar seus espaços e uma competitividade exacerbada pela atenção dos demais e pelo destaque através de atitudes negativas.
A pergunta que nos afligiu e a toda equipe pedagógica, foi qual a causa, aonde, quando e como intervir pedagogicamente sobre este termo, qual a intervenção correta e qual a abrangência desta?
A definição da problemática da escola foi definida por nós através da observação e da indicação dos professores e equipe pedagógica, que se mostraram afligidos pelo problema em sala de aula e no pátio da escola, nos momentos de convívio comum, aonde as crianças deveriam exercer maior troca entre eles, mas o que se notou foi um espirito de exclusão e competição muito acirrado e desestimulante.
A orientadora Marilene, psicopedagoga responsável pela orientação educacional, bem como a vice-diretora Bete responsável por auxiliar o diretor no exercício de suas funções e administração da escola e a coordenadora pedagógica Ângela, responsável pela área pedagógica da escola no período observado por nós vivenciam essa realidade todos os dias, durante a observação do recreio e nos casos que extrapolam a sala de aula e se apresentam diante delas em suas salas diariamente.
A violência escolar se apresenta de várias formas, veladas em alguns casos e escancarada em outros, ficando claro que os meios usados para reprimir tais manifestações até aqui não vem sendo eficazes.
Buscamos referencial teórico sobre o assunto e encontramos em Içami Tiba importante contribuição para nossas reflexões atrelando e construindo um elo de compreensão entre o bullyng e a violência na escola de maneira mais abrangente, passando pela análise da competitividade exagerada, percebida entre os alunos e levada a extremos quando o assunto é se destacar dos demais pelas atitudes negativas, não levando em conta o outro e muito menos o meio escolar e aquilo a que este se propõem.
Propomos junto à equipe pedagógica e professores horas de estudo sobre o tema e debate com troca de experiências entre os professores, na busca de construir um elo entre a teoria apresentada e a realidade encontrada na escola aqui descrita.
Os objetivos da pesquisa realizada vão além, buscamos propiciar momentos de reflexão sobre a relação teoria e prática realizada pelos professores, sobre a abordagem das famílias na tentativa de envolvê-las na construção de soluções para o problema e de envolver a todos ainda que de maneira coadjuvante na atuação frente à questão.
3. REFERENCIAL TEÓRICO
Bullyng é o termo do momento, amplamente divulgado em nossos meios de comunicação e largamente debatido nos
...