Visita Ao Museo
Dissertações: Visita Ao Museo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 23042000 • 7/11/2013 • 1.083 Palavras (5 Páginas) • 1.020 Visualizações
Curso de Ciências Contábeis
Docentes:
Evandro Soares de Sousa
Gilmar Santos lima
Maria de Fátima Carvalho Lima
Relatório de visita ao Museu da Moeda em Salvador
Salvador – Bahia - Brasil
05/10/2013
Curso de Ciências Contábeis
Docentes:
Evandro Soares de Sousa
Gilmar Santos lima
Maria de Fátima Carvalho Lima
Relatório de visita ao Museu da Moeda em Salvador
Trabalho apresentado ao 4º semestre doCurso de Ciências Contábeis daFaculdadeBatista Brasileira – Salvador, Bahia. Como parte dos requisitos para avaliaçãodaDisciplina Economia II.
Orientador:
Prof. Michael Jonas
Salvador – Bahia - Brasil
05 de Outubro de 2013
Relatório de visita ao Museu da Moeda em Salvador
Em nossa visita realizada em 05 de Outubro de 2013, no período da tarde, ao Museu da Moeda, situado a Rua do Açouguinho, 1, Pelourinhona Cidade de Salvador, Bahia, onde poderemos objetivar e mostrar a grande variedade e adversidades riquíssimas das nossas moedase de outras nações, que certamente, não só nos encanta como também podemos perceber que desnorteou as nossas economias internas e externas, mesmo porque a complexidade, não se dar pela simples troca de material na sua confecção, mais a própria aceitação inicial de cada papel, cada metal, cada relevância de valor agregado, em que muitas das vezes essas trocas foram feitas entres tempos muitos curtos, se trocavam essas moedas, então veremos, talvez não na sua totalidade, mesmo porque certamente passaram por esse país desde a chegada dos europeus ao Brasil até o surgimento das primeiras moedas cunhadas por aqui, e são grandes as variedades.
Docente: Michael, nosso Orientador Evandro e Maria de Fatima, catalogandoa pesquisa.
nossoOrie
Gilmar, está nos registros.
Museu Eugênio Teixeira Leal
História, Patrimônio e Educação.
Eugenio Teixeira Leal
(1889 – 1974)
Membro da diretoria do Banco durante 50 anos, pela sua dedicação e fidelidade aos interesses da organização, veio a ser considerando um patriarca e um símbolo da Empresa por todos os seus companheiros de trabalho. Em l951, por ocasião da 125º aniversário da antiga Caixa Econômica, o Dr. Eugênio Teixeira Leal, então presidente do Banco, criou o Museu de Numismática, origem do atual Museu Eugênio Teixeira Leal. Este ambiente reconstitui o gabinete de trabalho do ilustre patrono da casa.
MISSÃO
Atualmente, com a missão de contribuir para a preservação, a difusão e a apropriação do patrimônio cultural, aplicando ações museológicas e atuando como referencial para o exercício da cidadania.
VISÃO
Ter até 2013, suas ações museológicas divulgadas nacional e internacionalmente através dos diversos meios de comunicação e por meio de palestras.
VALORES
Empreendedorismos, Gestão do Conhecimento, Respeito à Diversidade, Responsabilidade Social; Resultado.
BREVE HISTÓRICO
Conhecido como ‘museu do dinheiro’, foi criado em 1959. São mais de seis mil peças, entre moedas, medalhas, condecorações, móveis, pinturas, placas, troféus e vídeos. Integram ainda a casa uma biblioteca (com obras de história social, econômica, política e cultural da Bahia) e um auditório (para eventos diversos).Peça do Mês de Janeiro: Moeda de Jano Bifronte - Museu Eugênio Teixeira Leal Jano e o mês de JaneiroJano (ou Janus) foi uma divindade romana que deu origem ao nome do mês de Janeiro. Enquanto jovem, Jano teria conduzido o seu exército da Tessália, na Grécia, até as terras onde hoje se encontra a Itália, fundando a cidade de Janícula. Seu governo foi marcado pela paz e prosperidade, havendo grande avanço científico, político e intelectual com o surgimento de leis, a invenção dos botes e navios, além de ter sido o primeiro a cunhar moedas de cobre, onde na região da Itália, Grécia e Sicília, alguns exemplares da época possuem cunhadas no seu anverso o seu rosto com as duas faces, e no reverso um navio.
Segundo a
...