Visão geral de sistema de informação
Tese: Visão geral de sistema de informação. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: dafernandes • 8/9/2013 • Tese • 1.262 Palavras (6 Páginas) • 909 Visualizações
Visão geral de sistema de informação
Sistema de informação do inglês Information System é o termo utilizado para desenvolver um sistema automatizado que pode ser denominado como sistema de informação computadorizado, que abrange pessoas, máquinas, ou métodos organizados para coletar, processar, transmitir e disseminar dados que representam informações para a organização.
A importância ou vantagens na utilização do sistema de informação ajuda a organização, a organizar e estruturar as informações de maneira ordenada e eficiente tanto interna quanto externa.
Todo Sistema que manipulam dados e gera informação, usando ou não recursos de tecnologia da informação, pode ser genericamente considerado como um sistema de informação. Por exemplo, o sistema de informação organizacional pode ser conceituado como a organização e seus vários subsistemas internos, contemplando ainda o meio ambiente externo.
OS COMPONENTES DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO
O modelo fornece uma estrutura referencial, destacando as relações entre componentes e atividades dando ênfase a quatro conceitos principais podendo ser aplicados a todos os tipos de sistema de informação.
1- Pessoas, hardware, software, dados e redes: determinam os cinco recursos básicos do sistema de informação.
2- Recursos humanos são usuários finais e especialistas em SI: recursos de hardware consistem em máquinas e mídia - recursos de softwares são programas e
procedimentos -recursos de dados são bancos de dados e bases de conhecimento -recursos de rede correspondem às mídias e as redes de comunicações.
3- Recursos de dados: são transformados por atividades de processamento de
informação.
4- Processamento de informação: são atividades de entrada, processamento, saída armazenamento e controle.
PAPÉIS FUNDAMENTAIS DAS APLICAÇÕES DE SI NA EMPRESA
Há três papéis vitais que os sistemas de informação desempenham nas empresas:
- Suporte de seus processos e operações;
- Suporte na tomada de decisões de seus funcionários e gerentes;
- Suporte nas estratégias em busca de vantagens competitivas
CLASSIFICAÇÃO DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO PELO NÍVEL ESTRUTURAL
As empresas são compostas por diversas partes, tais como: departamentos, equipes, setores, divisões ou áreas. Cada uma dessas partes são compostas por pessoas associadas em níveis estruturais como: diretores, gerentes, analistas e técnicos. Nessa classificação, os sistemas são agrupados pela característica da informação que estes processam: estratégico, tático, operacional
o valor da informação está diretamente ligado a como ela auxilia os tomadores de decisões a atingir seus objetivos organizacionais. as tecnologias de informação,são responsáveis pela captação, armazenamento, tratamento e disseminação da informação, têm sido utilizadas intensamente em empreendimentos onde os recursos de informação e de conhecimento são de grande relevância, como no caso das organizações e suas áreas administrativas e produtivas, ou áreas dentro das organizações cujo negócio está lidado a pesquisa e desenvolvimento. Estratégia de inovação: lançar novos produtos e serviços, acrescentando novos recursos ou desenvolver novas formas de produzi-lo.
Estratégia de eficácia operacional: melhorar a maneira como os processos empresariais são executados. Estratégia de foco no cliente: concentrar-se em deixar os consumidores satisfeitos. Para cada estratégia é possível a utilização ou combinação de softwares específicos. Os sistemas de informação, se bem concebidos e bem trabalhados numa empresa podem trazer vantagens aos mais variados níveis. Por exemplo:
Reduzir custos
Aumentar a oferta
Melhorar a satisfação dos clientes
Detectar nichos de mercado
Melhorar a qualidade dos produtos e serviços
Etc.
A EVOLUÇÃO DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO
Os sistemas de informação que conhecemos hoje é fruto de anos de evolução tecnológica e procedimental. As empresas evoluíram no processo de gestão, a indústria modernizou os processos de produção e as pessoas evoluíram na maneira de relacionar, comprar, negociar e interagir com a tecnologia.
Tudo isto fez com que a evolução dos sistemas de informação ocorresse de forma acelerada para acompanhar as constantes transformações do mundo dos negócios. Entendemos que três fases importantes devem ser consideradas quando analisamos a evolução dos sistemas de informação: era DOS, era Windows e era Web.
Era DOS
DOS (Disk Operation System) era o nome do sistema operacional da Microsoft que fez muito sucesso até o início dos anos 90 e que permitiu que os PCs tornassem populares.
Principais características dos sistemas de informação nesta época
• Tela em modo texto;
• Uso do teclado;
• Os sistemas de informação eram usados para processos repetitivos;
• Os sistemas de informação eram usados em substituição da máquina de
escrever;
• Usados em grandes empresas ou segmentos específicos de mercado;
• Principais linguagens de programação: Clipper e COBOL;
• Principais bancos de dados: DBF e arquivos textos;
• Foco no operador. Havia profissionais específicos para operar os sistemas de informação.
Era Windows
O Windows veio em substituição ao DOS. Trouxe um novo conceito, o conceito de janelas, e incorporou novas formas de trabalhar no computador, como o uso do mouse, arrastar e soltar, entre outras. O Windows proporcionou
...