Vocabulário Técnico
Trabalho Universitário: Vocabulário Técnico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Rachel_1994 • 15/8/2014 • 4.627 Palavras (19 Páginas) • 238 Visualizações
VOCABULÁRIO TÉCNICO
Compreende definir e completar as seguintes terminologias técnicas com: croquis, textos, imagens, fotos, descrições, locações e aplicações.
1. TELHADO
É denominado telhado, qualquer tipo de cobertura de uma edificação, que poderá ser de formas e materiais diferentes, dependendo ou não da demanda ou ocasião. As coberturas têm como função principal a proteção das edificações, contra a ação das intempéries, atendendo às funções utilitárias, estéticas e econômicas.
1.1. Fibrocimento
As telhas de fibrocimento destacam-se por serem leves, resistentes e esteticamente agradáveis. São fabricados em diversos modelos, tamanhos e espessuras. São caracterizadas principalmente por sua versatilidade, durabilidade, conforto térmico, excelente desempenho acústico e elevada resistência mecânica. O fibrocimento é um material composto por uma pasta de cimento que é reforçada por fios ou filamentos que podem ser de origem sintética ou natural.
Figura 1: Telhas de fibrocimento em seus diversos formatos
1.2. Telha cerâmica
Uma das mais antigas e ainda é muito popular. São constituídas por argilas e suas características e propriedades compreendem: boa resistência da massa seca, elevada resistência a flexão, baixa porosidade, fraca absorção de água e impermeabilidade. Os tipos mais comuns de telha cerâmica são:
• Telha romana – bem popular na arquitetura romana, brasileira e portuguesa. Apresenta baixo custo; oferece até 17 peças por metro quadrado e seu caimento varia entre 30 e 45%.
Figura 2: Telha cerâmica romana à direita e exemplo de telhado com telha romana
• Telha portuguesa - A telha portuguesa é utilizada na construção e acabamento de telhados ondulados; a montagem, simples e prática, facilitada pela hegemonia de cada peça, com encaixe perfeito e ondulação simetricamente definida.
Figura 3: telha cerâmica portuguesa e exemplo de telhado com telha portuguesa.
• Telha capa canal - também conhecida como telha colonial, a telha capa e canal é constituída de argila e tem forma côncava, são assentadas em fileiras com posição invertidas.
Figura 4: Telha cerâmica colonial ou capa canal
1.3. Chapa Galvanizada
São feitos de aço carbono e revestidos em ambas as faces com uma camada de zinco. A zincagem é um dos processos mais efetivos e econômicos empregados para proteger o aço contra a corrosão. Atua como uma proteção galvânica, isolando o aço do meio ambiente. Os acabamentos podem ser cristais normais, minimizados, liso, liga zinco-ferro, com aplicação de uma proteção superficial, como o tratamento químico e/ ou oleamento. Aplicações: Fabricação de telhas, tubos, construção civil, indústria automotiva, utilidades domésticas, silos, perfis estruturais.
Figura 5: Telha galvanizada em diferentes formatos
1.4. Chapa de alumínio
É o material mais leve, e de maior custo, fornecidas em perfil ondulados e trapezoidais, refletem 60% das irradiações solares, mantendo o conforto térmico sob a cobertura. São resistentes e duráveis; cuidado deve ser observado para não apoiar as peças diretamente sobre a estrutura de apoio em metal ferroso, as peças devem ser isoladas no contato.
Figura 6: telha de alumínio
1.5. Laje impermeabilizada
A Laje impermeabilizada é uma cobertura plana que pode ou não ser construída com beiral, platibanda entre outros elementos. A execução de uma laje impermeabilizada recebe uma camada de regularização com caimento mínimo de 1% em direção aos coletores de águas pluviais (calhas, entre outros), sendo necessário para a impermeabilização a manta asfáltica sobre primer com proteção mecânica de areia e cimento de, no mínimo 3 cm, com uma malha de tela galvanizada (tipo galinheiro) ou telas plásticas. É comum utilizar beirais e platibandas, como elementos predominantes de fachada, que ajudam a esconder o telhado.
Figura 7: Corte de representação de laje impermeabilizada à esquerda e colocação de manta asfáltica à direta
1.6. Platibanda
Trata-se de uma pequena parede, de cerca de 1 m de altura, executada com a finalidade de 'arrematar' o topo das edificações, utilizada na maioria dos casos para esconder o telhado. "Elas são executadas em alvenaria, podendo ser uma continuação da parede externa da casa. A mesma proteção da laje deve subir na platibanda, ao menos 30 cm.
Figura 8: Platibanda
1.7. Telhado com beiral
O beiral é a última fileira de telhas que forma a aba do telhado, constituindo a parte avançada deste sobre o corpo do edifício. Tem a finalidade de provocar a queda das águas pluviais (águas da chuva) de modo que estas não escorram pela fachada do edifício ou residência.
Figura 9: Beiral
1.8. Calha pluvial
Tem como principal função recolher e conduzir para um local determinado as águas provenientes da chuva que atingem a edificação, garantindo, desta forma, que não haja excessiva umidade no edifício.
Figura 10: Calha Pluvial
1.9. Água Furtada
É uma parte do telhado, constituída por uma aresta inclinada delimitada pelo encontro de duas águas que formam um ângulo reentrante, ou seja, é para onde convergem as águas que caem sobre o telhado.
Figura 11: Calha Água furtada
1.10. Espigões
Linha que divide as águas de uma cobertura. Espécie de cumeeira inclinada formada pelo encontro de duas águas ou panos do telhado. Aresta inclinada delimitada pelo encontro entre duas águas que formam um ângulo saliente, isto é, o espigão é um divisor de água.
...