Voleibol
Tese: Voleibol. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: camolina • 5/5/2014 • Tese • 1.214 Palavras (5 Páginas) • 282 Visualizações
PREPARAÇÃO PARA A REALIZAÇÃO DA AULA
O professor deverá dividir cada lado da quadra de voleibol em seis quadrados. Cada um deles terá um número de um a seis. Em cada um deles haverá uma garrafa pet preenchida com areia ou água para dificultar a queda pelo vento ou leve toque. Assim , o professor explicará que haverá uma batalha naval, e que os pontos serão computados de acordo com o local onde cair a bola de voleibol lançada pelo time adversário. No entanto, para que o ponto seja validado, a garrafa pet referente ao local da queda da bola que foi sacada deverá ser derrubada.
PRIMEIRO MOMENTO – roda inicial
. Numa roda iniciar a aula perguntando se os alunos já brincaram de batalha naval. Deve-se explicar que as nações estão sempre procurando a paz, que esta brincadeira é algo do imaginário e que não reflete a realidade ou a intencionalidade bélica, que foge os preceitos da civilidade.
. Enquanto os alunos forem respondendo, o professor deverá explicar qual a relação desta brincadeira com o jogo de voleibol. Na casa será o saque por cima e por baixo, com intuito de acertar um alvo postado após a rede, que deverá ser ultrapassada pela bola.
. Importante salientar que será dada uma tarefa (ultrapassar a rede utilizando o saque), mas com um problema a ser solucionado (acertar no alvo que possui maior pontuação para que a equipe possa sagrar-se vitoriosa).
, Após as explicações, o professor deverá dividir a turma em dois grupos. Cada qual terá o tempo de quatro minuto para tentar acertar o maximo de alvos possíveis. O outro grupo estará apanhando as bolas, devolvendo-as para a equipe que está sacando, levantando as garrafas pets que foram derrubadas e auxiliando o professor na contabilidade dos pontos da equipe adversária.
SEGUNDO MOMENTO – roda final
Ao final da aula , o professor poderá discutir sobre os aspectos técnicos e táticos da utilização do saque não apenas para colocar a bola em jogo. Neste sentido, como um jogo competitivo e atraente, é preciso avaliar que o jogador no serviço de saque precisara orientar-se sobre onde colocar a bola, dificultando a recepção do adversário e possibilitando ganho do ponto para sua equipe.
AULA 4
TEMA: Ensinando fundamentos – Toque
SÉRIE: 6º AO 9º
MATERIAL UTILIZADO:
1 bola de voleibol
SEQUENCIA PEDAGOGICA
PRIMEIRO MOMENTO- roda inicial
Expor aos alunos que a aula será sobre o fundamento – TOQUE
, Apresentar o vídeo do Programa 2 e solicitar aos alunos que avaliem as informações sobre o toque e como torná-lo eficiente. No entanto perdi-lhes que não se preocupem demasiadamente com a execução. Importa que consigam explorar e vivenciar este fundamento.
. Iniciar uma discussão com perguntas operacionalizadas, tais como:
. Quais os tipos de toque que vocês conhecem?
De frente, de lado, de cosas, com caída e rolamento de costas, com caída e rolamento lateral, em suspensão, etc.
. Qual o melhor toque?
. É aquele que chega ao companheiro, pois este é o objetivo.
. Quais as maiores dificuldades para a execução de um toque eficiente.
, A inexistência de (1) flexão de braços ( para receber a bola) e (2) de extensão de braços para alcançá-la ao objetivo.
. Receber a bola sem a posição de flexão de pernas, com importância fundamental para coordenação motora necessária para movimento.
SEGUNDO MOMENTO – exercícios de toque.
AULA 5
TEMA: Criando situações dinâmicas para o jogo de voleibol
NIVEL DE ENSINO
ENSINO FUNDAMENTAL: 8º A 9º ano
MATERIAL UTILIZADO
1 bola de voleibol
SEQUENCIA PEDAGÓGICA:
PRIMEIRO MOMENTO
Começar a aula explicando sobre a importância do conhecimento dos fundamentos básicos do voleibol. Após esta explicação, organizar um jogo de voleibol de forma que todos os alunos participem. O professor deve pensar em manter os alunos em quadra o maior tempo possível. Pensar em pontos mínimos de par¬tida, ou no revezamento de times após um ponto ganho ou perdido, etc.
SEGUNDO MOMENTO
Depois da explicação oferecida sobre os fundamentos, e do jogo coletivo com a participação de todos, perguntar aos alunos se todos jogaram pelo menos um total de 10 minutos. Após as manifestações de res¬postas, o professor deve reunir o grupo numa roda para uma breve discussão com as seguintes perguntas provocativas:
• Que problemas vocês detectam no seu time que possam estar interferindo na execução dos fundamentos do voleibol, dificultando a vitória de sua equipe?
• Ou: que problemas têm impedido a participação realmente efetiva
...