Voleibol
Casos: Voleibol. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 22/3/2015 • 2.227 Palavras (9 Páginas) • 790 Visualizações
Introdução:
O vôlei, também chamado de volley ou voleibol, é um esporte de origem norte-americana do século XIX. É um esporte de popularidade significativa em grande parte do mundo, e está presente em muitos torneios e eventos esportivos de âmbito internacionais, tais como os Jogos Olímpicos e os Jogos Panamericanos. Pode ser praticado tanto em quadras abertas quanto em quadras fechadas, bem como é praticado quase que igualmente tanto por homens quanto mulheres.
Altura de rede:
A rede fica posicionada no centro da quadra, possui 1 metro de largura e de 9,5 a 10 metros de comprimento com 25 a 50 centímetros da antena até o cabo e a corda que a seguram. A borda superior da rede deve ter 7 centímetros de largura, feita de lona branca e costurada ao logo de sua extensão. A borda da parte inferior da rede tem 5 centímetros de largura. A altura da rede varia conforme a modalidade. Para jogos do masculino, ela deve ficar a 2,43 metros do chão. Para jogos do feminino, sua altura deve ser de 2,24 metros. Os postes que sustentam a rede são colocados a uma distância de 0,5 a 1 metro além das linhas laterais. Eles medem 2,55 metros de altura e devem ser de preferência ajustáveis.
Colar figura A
Composição das equipes:
A equipe é constituída de, no máximo, 12 jogadores, um técnico, um assistente técnico, um treinador e um médico.
Colar figura b
Responsáveis pelas equipes:
O capitão da equipe e o técnico são responsáveis pela conduta e disciplina dos membros de sua equipe. O Líbero não pode ser o capitão da equipe.
Para vencer o Set:
Um set, com exceção do “tie Break” é ganho pela equipe que alcançar primeiro 25 pontos, desde que tenha uma vantagem de no mínimo dois pontos sobre o adversário. No caso de haver empate em 24 a 24, vence a equipe que abrir primeiro dois pontos de vantagem.
Para vencer a partida:
No vôlei, é disputado uma melhor de 5 sets, ou seja, vence o jogo quem alcançar primeiro 3 sets.
No caso de haver empate em sets (2 a 2), a partida é decidida em um set decisivo chamado de “tie Break”. Neste set, a situação é a mesma dos outros, ou seja, pontos corridos, porém, ao invés de ir até 25 pontos, vai até 15 pontos. No caso de um empate em 14 a 14, vence a equipe que abrir dois pontos de vantagem sobre a outra.
Estrutura do jogo:
Antes de o jogo começar, o primeiro árbitro efetua o sorteio para escolher o serviço e os campos para o primeiro set. No caso de se tratar do 5º e decisivo set será efetuado um novo sorteio. A equipe que ganha o sorteio escolhe entre o direito a servir ou de receber o serviço ou a escolher o campo. A outra equipe fica com a alternativa que r
Deverá haver sempre seis jogadores por equipe em jogo, sendo que a ordem de rotação dos mesmos é determinada pela formação inicial e deve ser mantida ao longo do set. Antes de começar um set o treinador deve apresentar a formação inicial numa ficha de formação. Os jogadores que não fizerem parte da formação inicial são suplentes para esse set (exceto no caso do libero). Depois da entrega da ficha de formação ao segundo árbitro ou ao marcador, não é autorizada nenhuma alteração na formação das equipes a não ser que se proceda a uma substituição regulamentar.
Colar figura c
Formação das equipes:
Deve sempre haver seis jogadores em jogo por equipe. A formação inicial da equipe indica a ordem de rotação dos jogadores na quadra. Esta ordem deve ser mantida durante todo o set.
Antes do início de cada set, o técnico deve apresentar a formação inicial da sua equipe na folha de formação. Esta folha, devidamente preenchida e assinada, é entregue ao segundo árbitro ou ao apontador.
Os jogadores que não estão na formação inicial de um set são os reservas para aquele set (exceto o Líbero)
Após a folha de formação ter sido entregue ao segundo árbitro ou ao apontador, nenhuma mudança na formação pode ser autorizada sem uma substituição regulamentar.
Discrepâncias entre as posições na quadra e a folha de formação são resolvidas como segue:
_Quando uma discrepância é descoberta antes do começo do set a posição dos jogadores deve ser retificada para adaptar-se à folha de formação inicial - não haverá punição;
_Quando, antes do começo do set, há um jogador na quadra e não está registrado na folha de formação daquele set, este jogador deve ser trocado de acordo com a folha de formação - não haverá punição.
Posições e Troca de posições:
LEVANTADOR- É o distribuidor das jogada,ele é quem arma a sua equipe, devendo ser o célebro do time, do qual depende do sucesso ou fracasso.
JOGADORES DE PONTA- São responsáveis pelo passe do time,juntamente com o líbero.
JOGADORES DE MEIO-São de maior estratura.Sua função principal é fazer o bloqueio de meio,marcando as bola rápidas e de diagonal, e ataques de bolas rápidas.
OPOSTO- É o jogador decisivo de ataque de força, ele é quem desafoga o levantadoe, principalmente nas bolas de segurança.
LÍBERO- Impressindível em qualquer esquema,é principal jogador de passe e defesa.Normalmente entra no lugar do jogador de meio que estiver no fundo de quadra sendo responsável por pelo menos 50% do passe de sua equipe.
No voleibol, os sistemas de jogo são 6x0 (seis-zero), 5x1 (cinco-um), 4x2 simples (quatro-dois simples), 4x2 invertido (quatro-dois invertido), também chamado de 4x2 com infiltração (quatro-dois com infiltração), e 3x3 (três-três).
Rotação:
Colar a figura d
As posições dos jogadores são numerados da seguinte maneira como mostra a figura acima: os três jogadores que se encontram junto a rede, formam a linha de ataque e ocupam as posições 4, 3 e 2. os outros três jogadores ocupam as posições 5, 6 e 1.
Depois do saque, os jogadores podem se deslocar e ocupar qualquer posição na sua própria quadra e na zona livre. Uma falta de posicionamento leva à perda do ponto.
Quando a equipe ganha o direito de sacar, seus jogadores efetuam o chamado rodízio, avançando uma posição no sentido horário. O jogador na posição 2 vai para a posição 1, e será ele o sacador. O jogador da posição 1 vai para a posição 6, e assim por diante.
Falta:
Uma equipe comete falta realizando uma ação de jogo contrária às regras (ou violando estas de qualquer outra forma). Os árbitros avaliam as faltas e determinam as conseqüências de acordo com as regras:
-Se são cometidas sucessivamente, duas ou mais faltas, apenas a primeira é sancionada;
-Se jogadores adversários cometem simultaneamente duas ou mais faltas, é considerada falta dupla e a jogada é repetida.
Falta de Rotação:
Uma falta de rotação é cometida quando o serviço não é efetuado na ordem de rotação. Quando uma equipe comete uma falta de rotação é penalizada com a perda da jogada e a ordem de rotação dos jogadores é retificada.Por outro lado, o marcador determinará o momento exato em que a falta foi cometida e todos os pontos marcados a partir do erro são anulados mas os pontos marcados pela equipe adversária são mantidos.
Saque:
É a ação em que começa a partida ou reinicia o jogo a cada ponto. O jogador fica posicionado atrás da linha de fundo da quadra, em qualquer posição, e tenta enviar a bola para o campo adversário passando-a por cima da rede e entre as duas antenas. Atualmente, o saque é considerado um princípio de ataque. Cada vez mais os jogadores estão se aprimorando neste fundamento e realizando saques fortíssimos de modo a dificultar a recepção do adversário. Cada vez em que o jogador consegue um ponto direto de saque, este é chamado de “ace”.
Colar figura e
Primeiro saque do jogo:
Antes do início de cada jogo, o primeiro árbitro realiza o sorteio que decide sobre quem irá iniciar sacando e os lados da quadra. É realizado também um sorteio quando ocorre um “tie break”. O vencedor do sorteio escolhe se prefere começar a partida sacando ou optar por um dos lados da quadra. No saque, a bola deve ser golpeada com uma mão ou qualquer parte do braço após ser solta ou lançada ao ar.
O saque deve ser realizado até 8 segundos após o apito de autorização do árbitro.
Ordem de saque:
Os jogadores devem seguir a ordem de saque registrada na folha de formação.
_ Depois do primeiro saque do set, o sacador é determinado como segue:
_ Quando a equipe que sacou vence o "rally",o jogador (ou seu substituto) que sacou antes, saca novamente;
_Quando a equipe que recebeu o saque vence o "rally", ganha o direito de sacar e roda antes de sacar. O jogador que se move da linha de frente direita para a de trás direita, sacará.
Bloqueio:
É a defesa de uma cortada realizada junto à rede. Este fundamento consiste em uma combinação de dois movimentos que são o salto e a formação de uma barreira com as mãos, tentando reduzir a velocidade da bola ou impedir que ela passe para o lado da quadra de sua equipe. O bloqueio pode ser simples (um jogador), duplo (dois jogadores) ou triplo (com três jogadores).
Colar figura f
Jogador libero:
Designação do Libero: Cada equipe tem direito a designar entre uma lista de 12 jogadores, um (1) jogador especializado em defesa “Libero”. O libero deve ser inscrito no boletim de jogo antes do seu início, sendo que o seu número também deve ser registado na ficha de formação para o 1º set. O libero não pode ser nem capitão de equipe, nem capitão em jogo.
Equipamento: O Jogador libero deve usar um equipamento (ou colete no caso de libero redesignado), no mínimo contrastante em cor com o dos outros membros da equipe. O equipamento do libero pode ter um desenho diferente, mas deve ser numerado como o dos restantes membros da equipe.
Ações de jogo:O libero pode trocar com qualquer jogador da zona de defesa. Como está limitado a jogar como jogador de defesa não lhe sendo permitido completar qualquer ataque efetuado seja de onde for (campo ou zona livre) se, no momento do contato, a bola estiver completamente acima do bordo superior da rede. Este jogador não pode servir, bloquear ou tentar bloquear.
Defesa:
É o movimento executado após um ataque da equipe adversária que tenha passado pelo bloqueio. O seu principal objetivo, é claro, tentar impedir que a bola cai no solo, porém, sempre que possível deve proporcionar o contra-ataque, permitindo que a bola chegue às mãos de levantador. Este é um fundamento executado principalmente pelo líbero.
Colar figura g
Ataque:
Popularmente conhecido como cortada é o movimento cujo jogador da um salto seguido de um golpe forte e rápido, junto à rede, com o objetivo de fazer a bola ir diretamente para o chão da quadra de jogo adversária. É um fundamento que exige técnica, velocidade e principalmente força e precisão. Cada atacante deve ter um repertório grande de jogadas para poder tirar as chances do bloqueio e da defesa adversária conseguir pegar a bola. Todos os jogadores atacam, com exceção do líbero que só pode passar a bola para o outro lado da quadra de manchete ou toque.
Colar figura h
Conclusão:
Para se jogar voleibol são necessários 12 jogadores divididos igualmente em duas equipes de seis jogadores cada.
As equipes são divididas por uma rede que fica no meio da quadra.
No início de cada set, o jogador que ocupa a posição 1 realiza o saque, e, acerta a bola com a mão tencionando fazê-la atravessar o espaço aéreo delimitado pelas duas antenas e aterrissar na quadra adversária. Os oponentes devem então fazer a bola retornar tocando-a no máximo três vezes, e evitando que o mesmo jogador toque-a por duas vezes consecutivas.
O primeiro contato com a bola após o saque é denominado recepção ou passe, e seu objetivo primordial é evitar que ela atinja uma área válida do campo. Segue-se então usualmente o levantamento, que procura colocar a bola no ar de modo a permitir que um terceiro jogador realize o ataque, ou seja, acerte-a de forma a fazê-la aterrissar na quadra adversária, conquistando deste modo o ponto.
No momento em que o time adversário vai atacar, os jogadores que ocupam as posições 2, 3 e 4 podem saltar e estender os braços, numa tentativa de impedir ou dificultar a passagem da bola por sobre a rede. Este movimento é denominado bloqueio, e não é permitido para os outros três atletas que compõem o restante da equipe.
Em termos técnicos, os jogadores que ocupam as posições 1, 6 e 5 só podem acertar a bola acima da altura da rede em direção à quadra adversária se estiverem no "fundo" de sua própria quadra. Por esta razão, não só o bloqueio torna-se impossível, como restrições adicionais se aplicam ao ataque. Para atacar do fundo, o atleta deve saltar sem tocar com os pés na linha de três metros ou na área por ela delimitada; o contato posterior com a bola, contudo, pode ocorrer no espaço aéreo frontal. Após o ataque adversário, o time procura interceptar a trajetória da bola com os braços.
Bibliografia:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- LIVRO: Almanaque dos Esportes, Editora Europa, 2009.
- LIVRO: A História dos Esportes, Orlando Duarte, 4ª ed. Editora Senac, SP, 2004.
- LIVRO: O Guia dos Curiosos: esportes 3ª ed. Marcelo Duarte, Editora Panda Books.
- LIVRO: Fique por Dentro – Esportes Olímpicos, Benedito Turco. - Rio de Janeiro. Casa da Palavra: COB, 2006.
- LIVRO: O que é vôlei, Silva Silveira, Armando Freitas. – Rio de Janeiro: Casa da Palavra: COB, 2007.
- SITE: Confederação Brasileira de Vôlei - http://www.cbv.com.br/
- SITE: Federação Internacional de Vôlei - http://www.fivb.org/
...