TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Web Hambiente

Exames: Web Hambiente. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  3.056 Palavras (13 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 13

siiiEm 1 de outubro é comemorado o Dia do Idoso. À medida que a idade chega, é natural que o corpo passe por transformações e necessite de mais cuidados. Sendo assim, as pessoas buscam recursos cada vez mais eficazes para envelhecer com saúde e vitalidade. Nesse cenário, a prática de terapias alternativas pode ser uma boa opção para quem deseja administrar as naturais deficiências da terceira idade e encarar essa fase da vida com mais alegria.

Métodos como Shiatsu, Pilates, Reiki, Terapia Floral e Aromaterapia podem trazer mais disposição para a terceira idade, além de manter a mente e o corpo desses experientes guerreiros em equilíbrio. Especialistas acreditam que essas práticas garantem uma melhora na qualidade de vida dos idosos e representam a possibilidade de superar as dificuldades de uma forma mais natural.

AROMATERAPIA E FLORAIS

Para quem gosta de óleos essenciais, a Aromaterapia pode ser uma boa opção no combate da insônia, problemas de memória e carência afetiva. "Os sinais de cada aroma são enviados para o cérebro e exercem um efeito direto no pensamento e nas emoções", explica Solange. Vale lembrar que as essências devem ser sempre diluídas em veículos carreadores como óleo vegetal, cremes e sabonetes neutros, álcool de cereais, sais de banho, sprays, entre outros.

Confira algumas dicas:

• Alívio das dores: óleo de camomila romana, gengibre, cardamomo e cravo.

• Combate da ansiedade, insônia e depressão: lavanda, bergamota e manjerona.

• Trabalhar a memória: pau rosa é excelente para ajudar a reestabelecer as sinapses do cérebro.

• Carência afetiva: eucalipto stageriana e erva doce.

No caso dos florais, o objetivo é equilibrar as emoções. A essência "Flor de Cristo" dos Florais da Vida, por exemplo, trabalha a questão da depressão emocional e energética, tão comum na terceira idade. Já a "Erva Cidreira" pode diminuir a impaciência e o nervosismo, ajudando a relaxar. A essência "Flor de Macacarecuia" ajuda a trabalhar medos e pânico, limpando mágoas e tristezas. "Os florais são remédios da alma. Eles trazem resultados excelentes aos adeptos, e é papel do terapeuta buscar a causa do problema de cada um", ressalta Solange.

A terapeuta holística Simone Kobayashi acredita que as terapias alternativas estimulam três princípios importantes: determinação, perseverança e paciência. "Atualmente vivemos muito no aqui e agora, esquecendo que certas situações demandam tempo para acontecer. Essas ferramentas mostram que para alcançar um objetivo é necessário foco e dedicação, especialmente no caso dos idosos", compara Simone.

E essa lição pode ser aprendida por todos, através da busca pelo autoconhecimento, especialmente com os mais experientes. "Atualmente não temos tempo para escutar as pessoas mais sábias, pois nossa cultura se perdeu na pressa. É fundamental resgatar quem verdadeiramente somos, tendo humildade para saber ouvir os que possuem mais experiência do que nós", ensina a terapeuta.

Vale lembrar que nenhum tratamento convencional deve ser abandonado sem o consentimento de um médico. Ao aderir à alguma terapia alternativa, é fundamental procurar um especialista para ajudar a trabalhar as questões de cada um.

Aromaterapia para idosos

A velhice pode trazer não apenas as limitações e fraquezas físicas que acompanham a idade, como a diminuição da visão, audição e mobilidade, mas pode significar também a necessidade de enfrentar a morte de pessoas muito chegadas, a perda da independência e, por vezes, a perda da acuidade mental. A aromaterapia pode ajudar a aliviar o desconforto físico e, por meio do uso de óleos essenciais cuidadosamente selecionados, pode acabar com a depressão, ansiedade e ainda ajuda a reduzir padrões de inquietação.

Osteoartrite e artrite reumatoide

A doença degenerativa das articulações pode se manifestar de várias maneiras. A osteoartrite, forma mais comum de artrite, tem como características a perda de cartilagem e aterações no osso subcondral. Ocorre mais frequentemente em conseqüência do desgaste. A artrite reumatóide afeta mais comumente os grandes nós das mãos e também pulsos, cotovelos, joelhos e pés. Existem indícios de que, em vez de estar relacionada com a pressão física, a artrite reumatóide é uma reação autoimune. Porém, o que desencadeia essa reação permanece amplamente desconhecido.

Óleos essenciais desintoxicantes como junípero, cipreste, funcho e limão são fundamentais para ajudar o corpo a eliminar toxinas. Podem ser usados em massagem e óleos de banho. Óleos analgésicos e antinflamatórios como camomila,eucalipto, gengibre, lavanda, manjerona e alecrim podem também ser usados em banhos e massagens locais ou ainda em compressas locais.

Osteoporose

Osteoporose é o definhamento do osso. O tamanho do osso permanece o mesmo, mas a estrutura fica mais fraca e frágil porque o equilíbrio entre a decomposição do tecido velho e a produção do material de substituição é perturbado. A causa mais comum é o envelhecimento embora possa ser afetada pela alimentação pobre em cálcio, pela imobilização prolongada ou ainda por uma disfunção hormonal.

Não existe nenhum tratamento para reverter os efeitos da osteoporose, mas a utilização da aromaterapia pode ajudar a aliviar a dor. Óleos como capim-limão,citronela, cravo, eucalipto glóbulus, gengibre, hortelã-pimenta, lavanda, manjerona,tea tree, tomilho e vetiver atuam nas dores musculares e articulares e devem ser usados em banhos, massagens ou compressas quentes.

Problemas mentais

Embora seja uma época de aproveitar a serenidade e a experiência, a velhice também impõe suas formas de stress. Para muitos pode ser difícil suportar as preocupações financeiras, familiares, a perda de um ente querido e a solidão. Há ainda os idosos que moram em asilos e, muitas vezes, se sentem entediados, sofrem com a perda do espaço pessoal e até mesmo da própria identidade. A depressão e a demência costumam aparecer neste período da vida. Pode ser suave, moderada ou severa e geralmente se caracteriza por sintomas psicológicos, físicos e sociais.

Uma massagem aromaterápica breve seria o ideal para pessoas nessas condições. Difusores de ambiente também podem ajudar muito no controle da ansiedade (grapefruit ou limão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com