Zeus é técnico Em Informática E é Colaborador Da Empresa: Proteus Informática (nome Fictício Para O Caso). Sua Jornada De Trabalho é De 44 Horas Semanais. A Empresa, Nesse Momento, Está Passando Por Dificuldades E Ofereceu A Zeus Um Acordo Que Dim
Artigo: Zeus é técnico Em Informática E é Colaborador Da Empresa: Proteus Informática (nome Fictício Para O Caso). Sua Jornada De Trabalho é De 44 Horas Semanais. A Empresa, Nesse Momento, Está Passando Por Dificuldades E Ofereceu A Zeus Um Acordo Que Dim. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sergiomen100 • 30/5/2014 • 3.627 Palavras (15 Páginas) • 961 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
ALESSANDRA LEITE - RA: 6580301330
LIBIA MARIA VIEITES DA COSTA - RA: 6944452699
SERGIO PEREIRA DE MENDONÇA RA: 7117508356
VANIA SILVA DE QUEIROZ VIEIRA- RA:8116725141
VERONICA BARBARA GONZALEZ BARBOZA- RA: 6942013609
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA
NITERÓI / RJ
2014
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
ALESSANDRA LEITE - RA: 6580301330
LIBIA MARIA VIEITES DA COSTA - RA: 6944452699
SERGIO PEREIRA DE MENDONÇA RA: 7117508356
VANIA SILVA DE QUEIROZ VIEIRA- RA:8116725141
VERONICA BARBARA GONZALEZ BARBOZA- RA: 6942013609
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA
Atividade Pratica Supervisionada na disciplina de História da Educação e da Didática do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP, apresentado como requisito à obtenção do grau de Licenciado em História da Educação e da Didática, sob a orientação da Tutora: Especialista Elizângela Siqueira e Tutora Especialista Dayane Cabral Leite.
NITERÓI / RJ
2014
Sumário
INTRODUÇÃO 4
MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL CONTEMPORÂNEO 5
A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL ATRAVÉS DE SEUS PRINCIPAIS ESTABELECIMENTOS 6
MEMÓRIA DE EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL 9
ESCOLA: COLÉGIO ESTADUAL ELISÍARIO MATTA 9
HISTÓRICO 9
FUNDAÇÃO 10
HISTÓRIA - O NOME 10
RESPONSÁVEIS PELO GRUPO: 12
INSTALAÇÕES 12
CURSOS OFERECIDOS: 13
CONCLUSÃO 14
BIBLIOGRAFIA 15
INTRODUÇÃO
Através deste trabalho mostraremos como a História da Educação e da Pedagogia brasileira, sofreu diversas rupturas ao longo do tempo, abordando cada período histórico do nosso país que contribuiu para educação atual.
Considerando que o indivíduo é resultado histórico de um intenso e eterno movimento de ações, interpretações e ressignificações, necessita-se reconstruir o passado. E isso é feito por meio de relato dos acontecimentos principais que resultaram em ações transformadoras dos indivíduos no tempo. Isso é importante para contextualizar e entender o panorama atual, enxergando-o como resultado dessas transformações.
Portanto, todo esse conhecimento se torna indispensável para o educador. Este precisa ser consciente e crítico para compreender sua atuação nos aspectos de continuidade e de ruptura em relação aos seus antecessores, a fim de agir de maneira intencional e não meramente intuitiva e ao acaso.
MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL CONTEMPORÂNEO
A história é a interpretação da ação transformadora do homem no tempo. A pedagogia é a teoria crítica da educação, isto é, da ação do homem quando transmite ou modifica a herança cultural.
O trabalho que seria a ação transformadora do homem sobre a natureza, modifica também a maneira de pensar, agir e sentir, de modo que nunca permanecemos os mesmos ao fim de uma atividade, qualquer que ela seja. É nesse sentido que dizemos que, pelo trabalho, o homem se autoproduz, ao mesmo tempo em que produz sua própria cultura.
Se o homem é o resultado por esse processo pelo qual constrói a cultura e a si próprio, é impossível pensar em uma natureza humana com características universais e eternas.
Na realidade, não há um conceito de “homem universal” que sirva de modelo para os educadores. Melhor seria referirmo-nos a uma condição humana, resultante do conjunto das relações sociais, que se transformam no decorrer do tempo. Ou seja, não compreendemos o homem fora de sua prática social, porque esta, por sua vez, se encontra mergulhada em um contexto histórico-social concreto. Portanto, vimos que através do trabalho, o homem atua sobre o mundo transformando-o. Cada geração assimila a herança cultural dos antepassados, ao mesmo tempo em que estabelece projetos de mudança. Ou seja, o homem se insere no tempo: o presente humano não se esgota na ação que realiza, mas adquire sentido pelo passado e pelo futuro.
Pensar o passado não deve ser visto como exercício de saudosismo, mera curiosidade ou erudição. O passado não está morto, porque nele se fundam as raízes do presente. É compreendendo o passado que podemos dar sentido ao presente e projetar o futuro.
A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL ATRAVÉS DE SEUS PRINCIPAIS ESTABELECIMENTOS
Resumo histórico – A Educação no Brasil
Período Colonial ou Jesuítico (1549 -1759)
1549 Companhia de Jesus. Com intuito de catequizar os índios.
Inicio do processo de criação de escolas elementares, secundárias, seminários e missões espalhados pelo Brasil.
1550 Estabeleceu-se em Salvador a primeira escola oficial, chamada de Colégio dos Meninos de Jesus, com pequenas
...