Área de aplicação e utilização regulamentar do EcoRail Dϋrr
Tese: Área de aplicação e utilização regulamentar do EcoRail Dϋrr. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: valdach • 26/8/2013 • Tese • 2.624 Palavras (11 Páginas) • 407 Visualizações
Área de aplicação e utilização regulamentar do EcoRail Dϋrr.
Os Robôs Dϋrr, de aplicação de adesivo, utilizam-se de seis eixos distintos para movimentação. Os eixos são controlados pelo RPC (PLC do Robô), localizado dentro do armário de comando.
Utiliza-se, também, de um sétimo eixo, por onde sua base é deslocada conforme necessidade e programação prévias. O EcoRail é o trilho por onde este sétimo eixo se desloca transversalmente (ver fig. 21.1).
Fig 21.1: EcoRail – Trilho e corrediça- A plataforma representada em azul é onde o robô é fixado.
O trilho foi montado na horizontal. Este é composto por dois perfis de alumínio com ripas em cruz. Os dois perfis de alumínio estão aparafusados uns aos outros.
Aos perfis de alumínio foram parafusadas réguas endurecidas e polidas, bem como uma cremalheira.
Nas extremidades de cada régua existem batentes de fim de curso com calços elásticos, que servem de batentes mecânicos para o movimento da corrediça.
A extremidade de descanso da cadeia de energia foi montada na calha.
A corrediça é composta por uma placa retangular com quatro suportes de cilindros (rolos). Nesta placa foram parafusados os respectivos robôs.
Os suportes de cilindros foram parafusados nos cantos da placa (ver fig. 22.1).
Cada suporte de cilindros está equipado com rolos de suporte e de guia. Os rolos de suporte deslocam-se nas faces superiores da régua. Os rolos guia estão em contato com as réguas na lateral e por baixo.
Um dos quatro rolos de suporte e os rolos guia estão dispostos de forma excêntrica.
O EcoRail é destinado, única e exclusivamente, à utilização em instalações de aplicação automatizadas.
As instalações onde os EcoRail são operados têm que cumprir as prescrições de segurança nacionais e internacionais em vigor.
O EcoRail não pode ser utilizado em áreas potencialmente explosivas
Em áreas potencialmente explosivas, os componentes do EcoRail podem ser fontes de ignição para explosões, devido ao constante movimento e atrito das partes mecânicas (rolamentos e trilhos).
As instruções e avisos constantes nos manuais de instruções enviados pela Dϋrr, relativos à utilização correta e regulamentar, têm que ser cumpridos, correndo o risco, se o contrário, de perda de garantia, risco à segurança de pessoas e risco de danos irreparáveis aos equipamentos que o compõem ou aos equipamentos externos.
Fig. 22.1: Suporte de cilindros com rolos de suporte e guia na placa
Na placa foi parafusado, também, o dispositivo de encaixe para o motor/unidade de engrenagem (Fig. 22.2).
Fig. 22,2: Motor/unidade de engrenagem com suporte
O motor é um servomotor que está flangeado numa engrenagem cónica. A engrenagem cónica está parafusada com o suporte. O veio de transmissão secundário da engrenagem sobressai por uma abertura no suporte. O veio de transmissão secundário está equipado com um pinhão. O pinhão trabalha na cremalheira da corrediça.
Lateralmente na placa da corrediça foi também fixada a extremidade livre da cadeia de energia. A cadeia de energia carrega todos os cabos necessários para o acionamento da corrediça. Também os cabos e mangueiras necessários para o funcionamento do robô são conduzidos na cadeia de energia.
Como apoios para o trilho com corrediça (e o robô), foram utilizados suportes especiais. Os suportes são fabricados em aço. Estes são parafusados no trilho. Para os trabalhos de montagem foi possível (quando necessário), deslocar os suportes ao longo do trilho, antes de parafusá-los definitivamente ao trilho. Os suportes foram fixados no chão com os elementos de fixação ajustáveis.
Funcionamento
O trilho forma a base para o eixo de marcha. Este está fixado de forma fixa à subestrutura.
A corrediça rodopia com quatro rolos de suporte sobre duas réguas do trilho. Os rolos guias, lateralmente e por baixo das réguas, seguram a corrediça com precisão na pista.
O movimento ao longo do trilho é efetuado com o acionamento de um servomotor. O servomotor de rotação rápida está flangeado numa engrenagem cónica. A velocidade de rotação é reduzida com esta engrenagem e transmitida para um pinhão. O pinhão trabalha na cremalheira, a qual está montada numa das faces do trilho.
A informação sobre a posição da corrediça é transmitida pelo indicador de posição do servomotor para o comando do robô.
O posicionamento da corrediça no trilho é comandado pelo robô.
Manutenção
Ajuste dos rolos de suporte e os rolos guia
Para o ajuste dos rolos de suporte e dos rolos guia foram utilizadas as seguintes ferramentas:
• Chave de caixa;
• Chave de forqueta;
• Chave de sextavado interno;
• Chave dinamométrica.
A corrediça é equipada com quatro suportes de cilindros (rolos).
Fig. 24.1: Suporte de cilindros com rolos
Cada suporte de cilindros dispõe de um rolo de suporte e de dois rolos guia. Determinados rolos guia dispõem de eixos excêntricos. Através da revolução dos eixos foi possível ajustar a folga da corrediça nas barras de guiamento.
A posição dos rolos imóveis e ajustáveis pode ser verificada na figura 24.2, abaixo.
1 Rolo de suporte imóvel
2 Rolo de suporte ajustável
3 Rolo guia imóvel
4 Rolo guia ajustável
...